/São Paulo, Sampa.

São Paulo, Sampa.

Há muitos amigos e conhecidos que moram em Santo André, São Bernardo que falam: ”Nossa… como você vai para São Paulo! Não conheço praticamente nada de lá! Tem mesmo lugares interessantes para se conhecer?”. SIM! Muito!

São Paulo está entre as cidades brasileiras que mais recebem turistas no Brasil. Segundo a SPTurismo a cidade de São Paulo recebe em media 11 milhões de turistas por ano, entre os quais vêm principalmente à negócios (57,3%), eventos (18,7%), lazer (9,9%) e estudos (5,9%).

A grande maioria dos hotéis e hostels da cidade estão na região da Avenida Paulista e na Vila Madalena. Você pode encontrar um legal pelo site da Hostelworld, ou Booking.

Tudo começa pela Avenida Paulista, a mais famosa e importante da cidade, com seus edifícios de bancos e serviços, como o FIESP, emissoras de TV e rádio, como a Gazeta, faculdades, como a Fundação Cásper Libero, Anhembi Morumbi etc, museus e locais de exposições e cultura, como o MASP, Itaú Cultural, Casa das Rosas, o futuro SESC (em construção), e parques, como o Trianon e o Prefeito Mario Covas, shoppings centers, como o Shopping Center 3, Conjunto Nacional, Top Center e o recém inaugurado Shopping Cidade São Paulo.

Além de ser palco de diversas atrações como o Réveillon de São Paulo, com shows e queima de fogos. Palco da Parada Gay, passeatas e manifestações, corridas como a São Silvestre etc.

Sketch Avenida Paulista.

Se você gosta de Arte e Museus, há muitos para conhecer, começando pelo complexo que há no Parque do Ibirapuera com o Museu de Arte Moderna (MAM), a OCA, onde há exposições temporárias, o prédio da Bienal, que é sede da Bienal de Arte de São Paulo, SP Fashion Week entre outros eventos, Museu de Arte Contemporânea (MAC), no prédio do antigo Detran.

Museu de Imagem e Som (MIS), ao lado do Museu Brasileiro de Esculturas (MUBE), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Instituto Tomie Otake, Pinacoteca, Museu do Ipiranga (atualmente em restauração) entre muitos outros.

Mas os que mais gosto e recomendo a visita são o MAC, a vista da cobertura deste edifício é top, com toda a vista da região do Ibirapuera. Incrível!. Também o MASP, projetado por Lina Bobardi, Museu da Língua Portuguesa, na estação da Luz do metro e o Museu da Imigração.

31 Bienal de Artes de São Paulo – Prédio da Bienal.

Andar pelo triângulo histórico, compreendido entre a Catedral da Sé, Largo São Francisco e Largo São Bento, é um passeio bem interessante para conhecer a história da cidade. Há diversos edifícios importantes como o Edifício Martinelli, onde é possível subir e ter uma ótima vista da cidade, o edifício Banespa, diversas galerias, como a Galeria do Rock, Praça das Artes, Viaduto do Chá, o antigo Mappin, Teatro Municipal, a prefeitura de São Paulo etc.

O Mercadão (Mercado Municipal de São Paulo), onde você encontra o famoso sanduíche de mortadela do Hocca Bar. Ao lado da Rua 25 de Março, cheia o ano todo, com suas lojas e e galerias. Todos estes locais é possível visitar em um dia. A dica é só ficar atento aos seus pertences.

Na República, também há edifícios importantes para se conhecer, como o Edifício Itália, com seu restaurante em seu terraço, e o edifício Copan. Na praça da Republica há feira de artesanatos e arte aos domingos. Outro bairro importante é o da Liberdade, bairro chines, há feiras de comidas e artesanatos nos finais de semana e também é onde ocorre a celebração do Ano Novo Chines.

Edifício do Banespa no Centro e Martinelli a direita. Vista da Praça das Artes.

São Paulo também tem diversas áreas verdes para dar uma descansada e relaxada, além do Parque do Ibirapuera, o mais famoso, e eleito o melhor parque do mundo pelo The Guardian, Na frente do Ibira fica o Obelisco, um monumento em homenagem aos heróis da revolução de 1932. Também pode visitar o Parque Villa Lobos, Parque do Trianon, em frente ao MASP, o Jardim Botânico de São Paulo ao lado do Zoológico e Zoo Safari. E se gosta de admirar o por do sol deve ia a Praça Por do Sol, na Vila Madalena.

Estufas - Jardim Botânico.
Estufas – Jardim Botânico.
Por do Sol no Parque do Ibirapuera.

Com relação à gastronomia a diversos lugares para se conhecer. O que esta bem na moda são as diversas Feirinhas Gastronômicas, com seus food trucks, espalhados pela cidade. As maiores e mais famosas são a do Butanta Food Park e a da Praça Benedito Calixto, onde você encontra de tudo hambúrgueres, bolos, sorvetes, paeja, hot dog francês, doces etc.

Se preferir barzinhos com um ambiente mais jovem e descontraído deve ir à Vila Madalena à noite e escolher entre as centenas de barzinhos que estão espalhados por la. Os mais famosos ficam na Rua Aspicuelta, e também o Beco do Batman, uma rua famosa por seus grafites e arte.

Na Rua Augusta e regiões também há diversos barzinhos, em um estilo mais underground e baladeiro. Mas se preferir sofisticação deve ir nos restaurantes espalhados pelos Jardins ou ao Eataly, um mercado gourmet com alguns restaurantes, inaugurado a pouco no Itaim Bibi.

Eataly
Eataly

Muitos vem à Sampa fazer compras no Brás, Bom Retiro, 25 de Março. Porém se você prefere shoppings opções não vão faltar, desde os localizados em estações de metro, mais simples, até os mais chiques, como o Shopping Cidade Jardim e o JK Iguatemi.

Para os viciados em futebol, a dica é visitar o Estádio do Pacaembu, onde está o Museu do Futebol (nunca fui), ao Estádio do Morumbi, (São Paulo F.C.),  Palestra Itália (Palmeiras), na Barra Funda, e o Itaquerão (Corinthians), onde ocorreram as partidas da copa do mundo de 2014, em Itaquera. Quem sabe você não assiste um clássico como São Paulo X Corinthians. rs

Há ”dois” aeroportos na cidade, um mais central, o Aeroporto de Congonhas  (CNG) e um pouco mais afastado, na cidade de Guarulhos, o Aeroporto Internacional de São Paulo Gov. André Franco Montoro (GRU). Você também pode chegar em São Paulo pelos terminais de ônibus da Barra Funda ou o Terminal do Tiête, que recebe ônibus internacionais vindo dos países do Mercosul, que tem como viagem mais longa São Paulo-Lima.

Já em São Paulo, vai ver que é bem fácil se locomover de Metro ( ainda ineficiente), porem que abrange grande parte da cidade. Além de trem, ônibus, ciclovias etc.

Metro São Paulo. Foto retirada de:
Metro São Paulo. Foto retirada de:<http://www.mobilize.org.br>

Bom. Aqui são algumas das milhares de coisas que há para fazer em Sampa. E ai, partiu ?!

Até mais

Diego Arena