Exposição: “O Borbulhar de Universos”, no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, em São Paulo.
Que tal uma exposição onde não passamos vontade de tocar nas obras, onde podemos fazer parte delas e interagir? Esta é a exposição “O Borbulhar de Universos”, do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), que está rolando no prédio da FIESP, em São Paulo.
Uma exposição que há 18 anos nos proporciona experiências, misturando arte e tecnologia.
Sumário
Exposição Borbulhar de Universos
O tema deste ano é “O Borbulhar de Universos”, que nos conta um pouco sobre como as informações nos são passadas, verdadeiras ou não, por meio das redes sociais. Informações estas que são acessíveis a todos e ninguém escapa. Nenhuma disciplina fica dentro dos limites e tudo continua expandindo. O universo se tornou pequeno e o universo de informações está infinito. Estamos em uma era de universos borbulhantes.
Logo que entramos na exposição vemos a obra “Black Hole Horizon”, do artista alemão Thom Kubli. Nesta obra bolhas de sabão são criadas à partir do som de cornetas, onde cada timbre e som geram diferentes tipos de bolhas. Está é uma das poucas obras que não é interativa, mas confesso que a vontade de ultrapassar os limites da obra e estourar todas as bolhas que vão surgindo é grande, haha.
Les disciplines du retangle
A obra “Les disciplines du rectangle” (As disciplinas do retângulo), dos artistas franceses do One Life Remains: André Berlemont, Kevin Lesur, Brice Roy & Franck Weber, é uma instalação interativa. Você deve ficar em frente a um dos três totens compostos por uma TV e uma webcam. Quando você fica em frente ao toten seu corpo é detectado e um retângulo é desenhado em volta dele. E o objetivo da obra é bem simples… tentar ficar dentro quadrado, que se move, sem tocar suas bordas. (Lembra da música? Ado a Ado, cada um no seu quadrado, kkkk).
The Physical Mind
A obra que mais chama atenção e a curiosidade dos visitantes é a “The Physical Mind”, do artista holandês Teun Vonk. A obra proporciona aos participantes sensações que mudam do desconforto para o relaxamento aplicando uma pressão física ao seu corpo. É muito legal! Vale a pena pegar a fila, mas para participar dela é necessário ter no mínimo 50 kg. Caso este não for seu caso não conseguirá participar :(.
Os outros ambientes tem inúmeras obras, como: “KAGE-table“, onde sombras computadorizadas são projetadas em uma mesa. “I know myself“, da artista austríaca Martina Menegon, onde a aproximação e movimentação do visitante faz com que a projeção do corpo da artista tente sair do ambiente virtual. “Perfect View” (Vista Perfeita), uma escultura interativa, onde o espectador deve caminhar em torno de um vaso, e somente conseguirá ver o seu lado mais belo. Esta obra personifica o desejo humano de sempre mostrar o seu melhor lado para os outros.
The Breathing Cloud
Outra obra bem interessante é a “The Breathing Cloud”, da artista holandesa Dorette Sturm, que reproduz o movimento da respiração. A estrutura flutuante, que representa uma nuvem, fica expandindo e retraindo. Bem legal né?
Ahh, e não se esqueça de visitar o subsolo do Centro Cultural da FIESP, pois ali estão outras obras interativas. Além disso, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) há uma obra que faz parte da exposição, o FILE SOLO. Estou doido para ir lá, deve ser demais!
Onde e Quando
E ai, vamos interagir com a arte? Já foi e curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.
Período da exposição: 18 de Julho a 03 de Setembro de 2017
Horário : de Segunda à Segunda das 10:00 às 20:00 hs
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Jardins – São Paulo , em frente ao metro Trianon -MASP
Mais informações: http://file.org.br/
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Até o próximo post.
Diego Arena e Ellen Arena
Que exposição sensacional. Adoro obras interativas. Aquela só pra quem tem mais de 50 kg deve deixar as crianças frustradas… Ótimas dicas
Sim, as crianças ficam bem tristes =/. Eles não deixam ir por questões de segurança, por que como você é prensado por dois balões de ar, se não tiver o peso minimo você pode escorregar e cair..
Fico feliz que tenha gostado =)
Que bacana! O bom de São Paulo é essa grande variedade e quantidade de eventos diferentes.
O File pra mim é um evento imperdível, todo ano bato cartão por lá e sempre me surpreendo (claro que esse ano não foi diferente!)
Super interessante! Adoro exposições de arte interativas, a gente se sente parte da obra, né? boa dica! me deu saudade da época em que trabalhava com arte e cultura em são paulo…
Isso é uma espécie de parque de diversões artístico, que maravilha. Ser entalado entre dois balões deve ser uma experiência… diferente? interessante? Óptima reflexão sobre o universo digital que nos influencia, nos engole… e excelente dica de programa.
Essa exposição deve ser uma verdadeira diversão! Um aguçamento de sensações e sentidos. Ah! São Paulo, onde muito acontece!!!
Que divertido isso =D Deve ser d+ eu também adoro exposições que podemos interagir, mas com certeza eu também iria querer sair estourando as bolhas de sabão =D
Acho demais exposições que você pode interagir, torna muito mais interessante! Excelente dica, vou passar pra minha irmã que mora láa!
Super interessante a sua experiência, parece ser uma exposição super interessante. Obrigada das dicas do post.
Não sou muito fã desse tipo de arte, mas parece muito interessante a exposição. Boa dica e ótimo post.
Eu adoro essas exposições interativas, dá pra matar aquela vontade de meter a mão em tudo!