O que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo

Há muitos lugares interessantes para conhecer na Avenida Paulista. Uma simples caminhada do começo ao final da avenida, que possui aproximadamente 3 quilômetros de extensão pode durar o dia todo se você for parando e conhecendo todos os lugares e atrativos que há por ali. Listei neste post 15 lugares para conhecer, começando antes do metro Brigadeiro, lá na Casa das Rosas, até a Consolação. Vem com a gente conferir o que fazer na Avenida Paulista?!

O que fazer na Avenida Paulista

Casa das Rosas

A Casa das Rosas, projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, foi construída em 1935 para se tornar a casa da família, onde viveram até os anos 1980. Em 1991, a casa foi restaurada e transformada em um Espaço Cultural.

Hoje, a Casa também é conhecida como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, onde acontecem diversas exposições, mostras, cursos, oficinas de criação e crítica literária, palestras, saraus, pequenas peças de teatro etc.

Mas, para quem não quer participar dos cursos e oficinas, vale a pena visitar a Casa das Rosas para conhecer sua arquitetura e seus jardins, onde podemos tirar fotos bem bonitas.

Casa das Rosas, o que fazer na paulista
Casa das Rosas

Japan House

A Japan House, projetada pelo arquiteto Kengo Kuma, foi inaugurada em 2017 e está localizada em frente a Casa das Rosas.

O local foi projetado para difundir a cultura japonesa e atuar na expansão das atividades de intercambio nas áreas de negócios, educação, cultura etc. Por lá sempre acontecem diversas exposições bem interessantes.

Japan House
Japan House

Grafite Oscar Niemeyer

É praticamente sobre a Japan House que está o famoso grafite pintado pelo Kobra, retratando o arquiteto Oscar Niemeyer. É possível ver tanto da rua quanto do topo do SESC Avenida Paulista, de onde tirei esta foto.

grafite oscar niemeyer na avenida paulista
Grafite

SESC Avenida Paulista

O SESC Avenida Paulista, foi reinaugurado em 2018 após 8 anos de obras e teve seu projeto de retrofit assinado pelo escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados.

Por lá há espaços multiusos, um espaço exclusivo para atividades artísticas e laboratórios de audiovisual, uma galeria de arte, 3 andares para atividades de práticas esportivas, uma biblioteca, restaurante e o mirante.

O Mirante, localizado no 17° andar do edifício vem se tornando um dos pontos preferidos dos visitantes da Avenida Paulista. Lá de cima temos uma vista incrível da região, e o melhor, com entrada gratuita.

SESC Avenida Paulista
Mirante SESC Avenida Paulista

Itaú Cultural

O Itaú Cultural está localizado ao lado do SESC. Por lá acontecem diversas exposições temporárias que complementam os diversos andares que possuem um acervo com obras de arte permanentes. Já percorri diversas vezes todos os andares com exposições, mas, o meu preferido nunca muda. Vou mostrar uma foto dele:

o que fazer na avenida paulista, diego cabraitz arena
Eu no Itaú Cultural

Shopping Cidade São Paulo

O Shopping Cidade São Paulo é o mais novo shopping da Avenida Paulista, localizado bem perto do MASP (Museu de Arte de São Paulo, do prédio da FIESP e em frente ao metro Trianon- MASP. O shopping, inaugurado em abril de 2015, ocupa os primeiros 4 andares de um dos maiores edifícios da avenida, onde funcionam diversos escritórios, salas comerciais e de serviços.

o que fazer na avenida paulista com chuva
Shopping Cidade São Paulo

Centro Cultural FIESP

O Centro Cultural FIESP, está localizado no térreo e subsolo do prédio da FIESP, sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Por lá sempre há exposições temporárias, além de shows e peças de teatro. Aos domingos, com a Avenida Paulista aberta, sempre há eventos e shows ao ar livre, de graça.

Fiesp Avenida Paulista, ponto turistico na avenida paulista
FIESP

Prédio da Gazeta e a Reserva Cultural

As escadarias do prédio da Gazeta são um marco na Avenida e se tornou um ponto de encontro e de descanso para quem está andando pela região.

É neste prédio que está a Reserva Cultural, um cinema que possui filmes exclusivos e diferenciados em cartaz, principalmente de um teor artístico.

Parque do Trianon

O Parque do Trianon, também conhecido como Parque Tenente Siqueira Campos, foi inaugurado em 1892, é um refugio de silêncio e tranquilidade no meio do agito e correria da Avenida Paulista. O verde das grandes árvores remanescentes da Mata Atlântica contrastam com os vidros e concreto dos grandes prédios comerciais da região e com o vermelho do MASP, o Museu de Arte de São Paulo, que está localizado em frente ao parque.

Geralmente

Além das árvores centenárias, no interior do parque, é possível observar diversas esculturas, como a: “Fauno”, de Brecheret e a “Aretusa”, de Francisco Leopoldo Silva.

escultura o fauno no parque do trianon em sao paulo
Escultura “O Fauno” no Parque do Trianon.

MASP

O MASP – Museu de Arte de São Paulo, inaugurado em 1968, foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, e desde sua construção se tornou um marco por ser um projeto inovador para a época, todo feito em concreto e vidro e com seu vão livre de 70 metros.

Este é um dos museus mais importantes da América Latina, com um acervo com obras de: Van Gogh, Botticelli, Degas, Monet, Manet , Cézanne, Goya, Renoir, Rembrandt, Ticiano, Candido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret e etc. Além de sempre receber exposições temporárias bem interessantes.

O vão livre é sempre utilizado como área de convivência, feiras, eventos e manifestações.

feirinha no masp aos domingos
Feirinha de Antiguidades

MC 1000

A milésima loja do Mc Donald’s no Brasil está localizada na Avenida Paulista, e recebeu o nome de MC 1000.

A loja foi instalada em um dos prédios mais antigos e conservados da Avenida Paulista, e possui vários diferenciais, como um balanço na área externa, esculturas de batatas e hambúrgueres na área interna para tirar fotos e alguns lanches exclusivos, se tornando um novo point de encontro da galera.

diego cabraitz arena, mc 1000
Eu no MC1000

Parque Prefeito Mario Covas

Este é um parque que passa despercebido por muitos que andam na Avenida Paulista. O Parque Prefeito Mario Covas está localizado na esquina da Paulista com a Alameda Ministro Rocha de Azevedo e a apenas um quarteirão do Parque do Trianon.

Antigamente este parque era o jardim da residência Vila Fortunato, de propriedade da família Thiollier, que foi demolida em 1972. Em 1991, o Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) iniciou processo de tombamento do imóvel e estabeleceu diretrizes para ocupação do mesmo, assim, em 2010 foi aberto ao público como um pequeno parque, com 5 mil metros quadrados, onde hoje que funciona o CIT Paulista, um centro de informações turísticas.

Conjunto Nacional e a Livraria Cultura

O Conjunto Nacional é um dos maiores cartões postais da Avenida Paulista. Este edifício de uso misto, ou seja, comercial e residencial, que ocupa todo um quarteirão, delimitado pela Avenida Paulista, Rua Augusta, Alameda Santos e Rua Padre João Manuel, foi projetado pelo arquiteto David Libeskind e foi inaugurado em 1956.

Além disso, o edifício é considerado um dos primeiros edifícios modernos multifuncionais construídos em São Paulo. Por lá encontramos diversas lojas, cafeterias, um cinema, academia, um mini mercado e claro, a Livraria Cultura, a loja mais procurada e que fica lotada durante todo o dia todo.

Shopping na Avenida Paulista, Conjunto Nacional
Conjunto Nacional

Shopping Center 3

O Shopping Center 3 é um dos mais antigos da região, inaugurado em 1967 e projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake.

Este shopping tem em seu grande foco a alimentação, são praticamente 3 andares inteiros com lojas de fast-food e restaurantes. Mas, além delas, há também um cinema e aos finais de semana acontecem feirinhas no interior do shopping. Bem interessante.

Shopping Center 3
Shopping Center 3

IMS – Instituto Moreira Sales

O IMS – Instituto Moreira Sales, é um centro cultural localizado na Consolação, que teve seu projeto resultado de um concurso de arquitetura que teve como ganhador o projeto do escritório Andrade Morettin.

Por lá funcionam um café/ restaurante, além de áreas destinadas para exposições, um cinema e auditório e uma biblioteca totalmente destinada à questões de fotografia.

De um dos andares intermediários temos uma vista bem legal da Avenida Paulista. Não é tão alta como o do SESC, mas podemos vê-la de outro ângulo.

Instituto Moreira Salles
Instituto Moreira Salles

O que fazer na Avenida Paulista aos Domingos

A Avenida Paulista aos domingos não podia ficar de fora desta lista.

Aos domingos a avenida fica fechada para os automóveis e a multidão toma conta da rua. Há diversos artistas cantando, fazendo malabares, dançando, acontecem alguns shows em frente ao prédio da FIESP, a galera senta na rua em grupos para conversar e até fazer piquenique, ou seja, diversão para toda a família.

Onde se Hospedar na Avenida Paulista

Na Avenida Paulista há 2 hotéis, mas na região há muitas opções de hospedagem para todos os tipos de pessoas, gostos e bolsos. Fiz um post mostrando várias opções: Hotéis na Avenida Paulista e região.

Planejando sua Viagem à São Paulo

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer na Avenida Paulista. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

4 comentários em “O que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo

  • 07/10/2020 em 14:17
    Permalink

    Há muito tempo não visito São Paulo! Já caminhei pela avenida Paulista, mas confesso que não tanto com olhos de turista! Quando eu voltar, farei isso com muita atenção e seguirei as suas dicas!

    Resposta
    • 12/10/2020 em 21:46
      Permalink

      A Paulista tem MUITA coisa para fazer, da pra passar um dia todo só conhecendo todos os pontos, museus e shoppings, mas vale super a pena! Lugar indispensável em um roteiro em São Paulo.

      Resposta
  • 07/10/2020 em 14:38
    Permalink

    A Paulista é uma Delicia! Já trabalhei uns meses no Conjunto Nacional na Avenida Paulista e 13 anos em Pinheiros um bairro bem próximo. Meu marido trabalhava do lado do Conjunto Nacional, então já fui muito pra paulista.
    Eu aqui em casa faz muito tempo que não vou lá. Deu saudades..

    Resposta
    • 12/10/2020 em 21:44
      Permalink

      Nossa que legal! Eu nunca trabalhei de fato na Paulista, mas sempre nas paralelas e sempre que posso dou uma subida até lá. Incrível como ela ta sempre em mudança e sempre descobrimos algo novo nela ne?

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.