Como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação
Para viajar para alguns países, ter o passaporte em dia e a passagem não é o suficiente. Você sabia que, às vezes, é necessário apresentar na imigração o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)? Não vai querer perder a viagem né? Vem com a gente que te mostramos o passo a passo para solicitar o seu!
O ideal, antes de toda viagem internacional é pesquisar no site da Anvisa, as particularidades do país e conferir se você precisa, ou não, da obrigatoriedade do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP).
Caso você nunca tenha tomado a vacina contra febre amarela, está é a primeira coisa que você deve fazer! Vá à algum posto de saúde, ou hospital, para tomar esta vacina. Para isso você só precisa estar com sua carteirinha de vacinação em mãos, um documento com foto e em alguns casos o cartão do SUS. A vacina é bem rápida e indolor.
Sumário
Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação
Há alguns Postos de Saúde que, além de vacinar, já emitem o Certificado. Não foi meu caso! Deve-se fazer o seguinte:
Depois de tomar a vacina, você precisa fazer um cadastro no site Saúde do Viajante, um cadastro bem simples e rápido. Após o cadastro, deve ir a um dos postos da ANVISA com seu documento de identidade e a carteirinha de vacinação com os dados de lote da vacina tomada. A localização de todos os postos pode ser conferida aqui.
Eu fui ao posto localizado no interior do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo e meu CIVP ficou pronto na hora! Bem rápido mesmo!! (a partir de 2017 você deverá agendar pela internet a visita ao posto da ANVISA)
Emissão do CIVP Online
À partir de fevereiro de 2019 ficou possível solicitar o Certificado Internacional de Vacinação de forma online. Uma maneira mais simples que ter que agendar uma visita e se deslocar até um dos postos da Anvisa.
O passo a passo é bem simples. Basta entrar no site Brasil Cidadão e fazer um cadastro. Durante o preenchimento é necessário anexar um documento com foto e também o comprovante que tomou a vacina. Depois disso é só aguardar. O processo pode levar até 7 dias e você recebe por e-mail a resposta. Basta imprimir o comprovante depois e levar com você em todas as viagens.
Quem não pode tomar a Vacina
Mas… Em alguns casos específicos, como pessoas que estão fazendo quimioterapia, radioterapia, mulheres grávidas, bebês com menos de 6 meses e intolerantes a ovo não podem tomar a vacina. Aí vem a pergunta: “Não vou conseguir viajar para locais que exigem o Certificado?” Fique tranquilo!
Fiquei sabendo que nestes casos acima a ANVISA emite um Certificado de Isenção de Vacinação. Para isto, basta apresentar, juntamente com seu documento, um atestado médico explicando o motivo pelo qual você não pode tomar a vacina. Pronto! Você consegue o seu Certificado também.
Dicas:
Uma dica: Se programe para não perder a viagem! A vacina SEMPRE deve ser tomada, no mínimo, com 10 dias de antecedência à viagem para ter efeito. Você pode ser barrado pela imigração por não ter dado o prazo de imunização, mesmo com o Certificado em mãos. E fique tranquilo se a vacina der reação, como: dor de cabeça, febre, dor no corpo.
Se você já tirou o CIVP uma vez e não sabe onde guardou ou perdeu, basta ir a um dos postos da ANVISA e solicitar a segunda via. Lembre-se de levar os documentos.
Agora a vacina é tomada em dose única e o certificado é um documento vitalício!!! Só lembre-se de levar junto com o passaporte e viajar muitoooo!!!!
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom essas são algumas dicas de como tirar o CIVP. Já tirou o seu? Precisou usá-lo ou teve problemas? Compartilhe conosco.
Até o próximo post
Diego Arena
Muito bom o post. Bem elucidativo. Ainda não precisei tomar porque ainda não fui a lugares onde há a exigência. Mas minha filha foi para a Tailândia e tomou a vacina da febre amarela. Abraços.
Obrigado pelo comentário. =)
Nossa que legal, ela deve ter aproveitado muito! A Tailândia está nos meus planos. Quem sabe agora com o certificado em mãos eu não tiro do papel. haha
Abraço
Ótimo post. Uma informação muito útil nem sempre fácil de achar bem explicada na internet. Obrigada por compartilhar.
Obrigado pelo comentário 😀
Nossa! parabens mesmo pelo post! Várias das minhas dúvidas ficaram esclarecidas (como o que aconteceria com as pessoas que nao podem tomar a vacina). Admito que minhas vacinas não estão tão em dia como eu gostaria! hahaha
Obrigado =) . Ah.. tem que colocar a vacina em dia eim! haha
Muito bom saber disso. Não sabia de algumas dessas exigências. Mas faz todo sentido.
Agora só fazer a sua e ir viajar muito! =)
Excelente post! Essa informação é muito útil viu? Tinha várias dúvidas sobre e esse post me salvou. rs Parabéns pelo post!
Obrigado 🙂
Ah que legal. Eu não sabia desse Certificado de Isenção de Vacinação. Na verdade, nunca tinha pensado sobre essas exceções… Excelente informação.
Parabéns pelo post!
Abraços,
Carolina
Obrigado! =)
Eu também não sabia dessa Isenção, mas achei interessante quando ouvi o pessoal falar no posto da ANVISA.
Abraço
Em tempos como os atuais, esse post veio bem a calhar. Muito boa dica!
😀 😀
Eu também fiz a minha internacionalização no aeroporto, mas ela foi roubada na Ilha de Páscoa. Agora estou tentando descobrir como faço para ter novo cartão de vacinação (estava junto) para nova internacionalização. Me disseram que o ponto de partida é o posto onde tomei a vacina. Só que não lembro qual foi. 🙁
Textos como esse ajudam e muito aos outros viajantes. Facilitam tudo!
Nossa, que dor de cabeça =/. Muito boa sorte ai.
Não sei se funciona, mas a ANVISA deve ter no sistema dela o local onde você tomou a vacina, puxando pelo seu cadastro antigo. Será que assim não da para tentar resolver?
Super útil, ainda mais para quem viaja bastante ou vai para algum país que exige o certificado né? Abs
Siiim, todos tem que ter em mãos caso mude as regras do nada de algum país.
Diego, não sei se ainda està valendo, mas em 2011 busquei informações e descobri que no HC de SP, além de vacinarem gratuitamente, eles emitem o Certificado e você não precisa ir até o posto da ANVISA no GRU! 😉
Olha sò: o local se chama “Ambulatório dos Viajantes”:
http://www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2012/julho/hc-oferece-vacinacao-para-viajantes
Oi Juliana,
Acho que ainda estão fazendo sim lá. Mas me falaram que a fila era absurda, principalmente depois dessa crise que todos estavam tomando a vacina de febre amarela. Mas é uma opção também =)
Obrigado
ADORO BLOG DE VIAGEM, ADORO VIAJAR TBM , VOU ACOMPANHAR SEU BLOG AGORA, PARABÉNS PELA INICIATIVA.
PS: DIGITEI NO CAPS PQ VC MERECE
Oi se vc poder dar uma olhadinha e dar sua opinião , estarei muito agradecido… é um projeto que fiz para pessoas com depressão
https://tvweb2016.wordpress.com/2017/04/21/caminhada-de-mentiras-capitulo-1/
Obrigado !!! Fico muito feliz 😀 😀
Vou dar uma olhada no seu link 😉
Tive uns probleminhas na época que visitei o Panamá, exatamente por causa do certificado. Não consegui tirar rápido na minha cidade e imagina o enjôo que foi.
vidaemserie.com
Nossa. Deve ter sido complicado.
Agora ja esta tudo certo?
Pingback: Passo a passo de como tirar o passaporte – Uma Viagem Diferente
Pingback: Passo a passo de como tirar o passaporte - Uma Viagem Diferente
Pingback: Dia 1 Salar de Uyuni - Tour de 4 dias saindo do Atacama -
Pingback: Dia 2 Salar de Uyuni - tour de 4 dias - Uma Viagem Diferente
Pingback: Check list de viagem: arrumando a mala de mão - Uma Viagem Diferente
Pingback: Dia 3 Salar de Uyuni - tour de 4 dias - Uma Viagem Diferente
Pingback: Como remarcar passagem aérea - Uma Viagem Diferente
Pingback: Copa Airlines de Guarulhos até Los Angeles - Uma Viagem Diferente
Pingback: Voando Qatar Airways de São Paulo até Bangkok - Uma Viagem Diferente
Pingback: Voando Gol de São Paulo até Assunção - Uma Viagem Diferente
Pingback: Conexão no Panamá - O que fazer? - Uma Viagem Diferente
Pingback: Tour: 4 dias ao Salar de Uyuni saindo do Atacama - Uma Viagem Diferente
Pingback: Como é se hospedar no Hotel de Sal em Uyuni - Uma Viagem Diferente