/Santo André, São Paulo

Santo André, São Paulo

8 de Abril, aniversário de Santo André, a cidade onde nasci e vivo até hoje. Hoje acordei pensando: “Como nunca escrevi nada sobre ela?“. Então, para comemorar os seus 463 anos, lá vai um post de aniversário!

Santo André, município da Grande São Paulo e Região do Grande ABC, e por muitos é considerada uma cidade do interior (só porque puxamos um pouco a letra R? porrrta haha). Se você vier para Santo André de trem, pode descer em uma das estações: Utinga, Prefeito Saladino, ou Prefeito Celso Daniel- Santo André, a mais próxima do centro da cidade. Mas o que tem para fazer por aqui?

Bem no centro está o Centro Cívico da cidade, que compreende a Prefeitura, o Fórum, a Câmara Municipal, o Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal Nair Lacerda, e o Parque IV Centenário, ambos os edifícios projetados por Rino Levi e paisagismo de Burle Marx. Recentemente o Paço Municipal ganhou uma escultura chamada de Monumento ao Trabalhador feita pela Tomie Ohtake, que fica praticamente em frente ao Correio Central.

Ali perto está a Rua Oliveira Lima, um shopping a céu aberto que teve sua revitalização projetada por Decio Tozzi. Além do Calçadão, há na cidade 3 shoppings centers, o Shopping ABC, o Grand Plaza e o Atrium Shopping.

Para quem gosta de área verde, os principais locais da cidade são: o Parque Prefeito Celso Daniel (antigo Duque de Caxias), o Parque Antônio Fláquer,conhecido como Ipiranguinha, onde acontece uma feira de artesanato aos domingos. O Parque Central de Santo André onde ocorrem alguns shows e festivais de food trucks, e um pouco mais afastado do centro o Parque do Pedroso.

parque pref - foto douglas_martins
Parque Prefeito Celso Daniel

Em Santo André também há uma área cultural como: o Parque Sabina e seu pinguinário e Planetário, o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (só entrei nele uma vez para ver uma Exposição do Giovani Caramello), a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, além do SESC Santo André, projeto de Vasco de Mello (meu antigo professor da facul), onde acontece diversos Shows, exposições e cursos.

O setor de esportes de Santo André está concentrado no Complexo Esportivo Pedro Dell`Antônia, que será utilizado como local de treinamento pré jogo de Basquetebol, Voleibol, Tênis de Mesa, Natação e Polo Aquático para atletas das Olimpíadas do Rio 2016. Do outro lado, o Estádio Municipal Bruno José Daniel.

Em Santo André também está uma das principais faculdades do Brasil, a UFABC (Universidade Federal do ABC), com diversos cursos na área de exatas e engenharias.

ufabc - foto flpe.gomes.jpg
UFABC- foto por @flpe.gomes

Desde 2014, aos domingos e feriados está funcionando a ciclovia de lazer que vai desde a Perimetral até o Parque Celso Daniel.

Colorindo o Cinza por Eduardo da Costa
Colorindo o Cinza  (Perimetral) – foto por @_duffe

E quem disse que em Santo André não há agitação está enganado. Uma das principais ruas da cidade, a Rua das Figueiras, é point da noite andreense com seus diversos barzinhos e restaurantes para todos os tipos de bolsos e públicos. Ah…tem até baladinha (mas nunca fui haha). Além da Figueiras, outro ponto com vários barzinhos fica na Av. Lino Jardim / Praça Presidente Kennedy. Um dos pontos que mais gosto para um café e fazer um pouco de gordices, é o Prazeres da Gula localizado na Vila Assunção.

Também faz parte de Santo André a Vila de Paranapiacaba. Onde você pode visitar o Parque das Nascentes do Paranapiacaba, a antiga Estação Ferroviária além de poder fazer várias trilhas e descobrir algumas cachoeiras pelo caminho.

Bom essas são algumas coisas para se fazer em Santo André. O que mais gosta de fazer por aqui e acha imperdível ? Compartilhe suas histórias conosco.

Até o próximo post.

Diego Arena