/SESC 24 de Maio
SESC 24 de Maio

SESC 24 de Maio

O SESC 24 de Maio, inaugurado em Agosto de 2017, é o mais novo SESC da cidade de São Paulo. Projetado pelo Arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o edifício está localizado em uma área privilegiada. Vamos conhecer?

Localizado bem no centro da cidade de São Paulo, quase em frente à Galeria do Rock e perto de diversos pontos turísticos importantes da cidade como: a Praça da República, o Teatro Municipal, o Edifício Itália e o cruzamento mais famoso de São Paulo, a Av. Ipiranga com a São João.

O SESC 24 de Maio:

O SESC 24 de Maio está funcionando no mesmo prédio da antiga loja de departamentos Mesbla, que foi toda reformada para abrigar o programa de necessidades do SESC. As obras começaram em 2009 e foram concluídas 8 anos depois, em 2017.

Todos os andares são bem abertos e convidam as pessoas à explora-los. Ao todo são 13 pavimentos, incluindo o subsolo, onde encontramos uma cafeteria, uma lojinha e o teatro. Ao descer as escadas para o subsolo, você se depara com uma escultura de metal em formato de bola. Imagina o peso disso?

No térreo, há uma central de atendimento, a recepção e onde ficam os elevadores e a rampa que dá acesso aos pavimentos superiores e foi projetada para incentivar e estimular a livre circulação dos usuários.

SESC 24 de Maio
Térreo SESC

Nos pavimentos acima estão as salas para brincar, as salas de ginástica, a biblioteca, o restaurante, uma área para exposições, uma área para realização de oficinas, salas para atendimento odontológico e áreas esportivas e de jogos. Uma das partes mais interessantes fica no 10º andar, onde há uma parede de escalada incrível, com vários níveis de dificuldade. Tomara que seja algo permanente.

Pelo elevador você só chega até o 11º andar, chamado de Jardim da Piscina. Esse andar é todo aberto com um lindo espelho d’água em toda a sua volta, criado para que em dias de calor, as pessoas utilizem esse espaço para molhar os pés, andar e até brincar com as crianças. 

SESC 24 de Maio
Vista

É na cobertura do SESC que está o grande diferencial do prédio: uma piscina de 600m² com capacidade de até 400 pessoas e uma vista incrível do centro da cidade. Fui conhecer o prédio em um dia de calor e a piscina estava LO-TA-DAAAAA. 

SESC 24 de Maio
Piscina na Cobertura
Curiosidades:

Os pilares do antigo prédio da Mesbla foram mantidos na cor branca para contrastar com os pilares do projeto novo, que estão em concreto.

Todo o mobiliário, cadeiras e mesas, também são projetos do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

 

Exposição “São Paulo não é uma cidade”:

Para a inauguração do SESC foi montada a Exposição “São Paulo não é uma cidade”, mostrando uma possibilidade de leitura do centro da cidade, a partir de conceitos de história, arquitetura, industria, pessoas, lugares etc. Bem interessante e vale a pena ser visto!

Horário de Funcionamento e localização:

Para chegar é bem simples, basta descer na estação República do Metrô e andar uns 2 quarteirões. Transporte público é a melhor opção. O SESC não possui estacionamento. Funciona de terça a sábado das 9 às 21h e aos domingos e feriados até as 18h.

Bom, essa é mais uma dica de passeio pela cidade de São Paulo.  E você já esteve por lá? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Até o próximo post.
Diego Arena