/Parque do Ibirapuera – São Paulo

Parque do Ibirapuera – São Paulo

Ser paulistano ou vir para Sampa e não conhecer o Ibira é o mesmo que ir a Paris e não conhecer a Torre Eiffel.  O parque do Ibirapuera, considerado por muitos o pulmão da cidade, foi eleito o melhor parque do mundo pelo The Guardian em 2015.

Você consegue chegar no Ibira de carro (há estacionamento no local) ou de transporte público. Pode ir com o metro da Linha 1 Azul ou 2 Verde até a estação Ana Rosa, e descer a pé até o parque, aproximadamente 15 ou 20 min. Ou Pegar um ônibus na Estação Santa Cruz.

Um local para relaxar, descansar, encontrar os amigos, andar de bike ou patins, jogar um futebol, vôlei ou basquete nas quadras do parque. Brincar de Slack line, malhar, namorar e conhecer vários pontos importantes do parque, passando tranquilamente um dia todo lá.

Na ligação entre o MAM (Museu de Arte Moderna), o prédio da Fundação Bienal e Oca fica o Jardim das Esculturas, com uma exposição permanente de esculturas que pertencem à coleção do MAM e Prefeitura de São Paulo, além do projeto paisagístico de Burle Marx .

Oca Ibirapuera
Uma das diversas esculturas da Praça da Escultura e OCA ao fundo

A Praça da Paz é um espaço aberto no meio do parque, criado para homenagear a paz Mundial. Próximo ao portão 7 há a Praça Burle Marx, onde fica o Bosque da Leitura e a antiga Serraria, local de encontro para praticas de alongamento, exercícios e meditação. Este mesmo portão da acesso ao Viveiro Manequinho Lopes. Outro ponto onde o pessoal se reúne para praticar atividade física é na Praça do Porquinho, com este nome por conta de uma escultura.

Um dos locais que mais gosto é o Lago do Ibirapuera, o por do sol visto da passarela sobre o lago é sempre sensacional e você fica um tempão admirando as cores , a harmonia da natureza com o skyline de Sampa ao fundo. Uma curiosidade é que o lago fica sobre o Túnel Airton Senna, uma importante via da cidade. Já imaginou uma goteira ali? #Medooo hahah

Por do sol no Parque do Ibirapuera
Por do sol no Parque do Ibirapuera

Uma grande área cultural com diversos edifícios importantes para a cidade de São Paulo projetados por Oscar Niemeyer é ligada pela Marquise do Parque, onde aos domingos acontece uma feira de artesanatos. A marquise também é ponto de encontro de skatistas e rollers. É uma verdadeira aventura andar a pé por ali num sábado ou domingo à tarde.

Sketch Auditório e OCA
Sketch Auditório e OCA

Dentre os edifícios culturais estão a OCA, a Fundação Bienal ( sede da Bienal de Artes de São Paulo, SP Fashion Week etc), MAM (Museu de Arte Moderna), MAB (Museu Afro Brasil), Pavilhão das Culturas Brasileiras, Pavilhão JaponêsPlanetário, Auditório do Ibirapuera (onde as vezes acontecem show de graça na área externa, como da cantora francesa Zaz, no começo de 2015, e recentemente Pitty, Elza Soares, Racionais etc). Do outro lado da avenida o MAC (Museu de Arte Contemporânea) que é um dos locais que mais gosto na cidade de São Paulo.

Além de um acervo completo e receber grandes exposições, como a Transarquitetônica, o que recomendo é subir ate a cobertura do edifício, antigo Detran. A vista de toda a região é incrível !!

MAC
Vista – Museu de Arte Contemporânea USP

Na frente do portão 3 fica o Obelisco, um monumento funerário, projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, erguido em homenagem aos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932. Com 72m de altura é o maior monumento de Sampa.

O Monumento as Bandeiras, mais conhecido como Empurra-empurra ou Deixa-Que-Eu-Empurro, feita por Victor Brecheret está na Praça Armando Salles de Oliveira, em frente ao lago e próximo ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembléia Legislativa.

Outro ponto importante é o Ginásio Geraldo José de Almeida,  onde ocorre importantes jogos de vôlei e shows.

E aproveitando o clima de final de ano. Você pode visitar a Árvore de Natal do Ibirapuera, menor do que outros anos mas com seu charme, atraindo milhares de pessoas para a região.

Árvore Ibira
Árvore Ibira

Essas são algumas dicas do Parque. E você já foi para o parque ? Curtiu ? Compartilhe sua experiência conosco !

Até mais.

Diego Arena