Lagunas Altiplânicas
Montar um roteiro no Atacama, com a grande quantidade de passeios que podemos fazer é uma missão um tanto difícil. Após pesquisar bastante escolhi 6 passeios passando por várias lagoas e paisagens incríveis. Vem com a gente conferir nosso roteiro de 5 dias no deserto do Atacama?!
Sumário
O primeiro dia de viagem foi praticamente todo de deslocamento. Cheguei na cidade de São Pedro do Atacama aproximadamente 17 horas. Deixei as coisas no hostel e fui dar uma volta pela cidade para reconhecimento. É na Calle Caracoles, a principal rua da cidade, que ficam a grande maioria das agências que vendem os passeios. Já comecei ali mesmo a pesquisar os preços, que variam muito de uma para a outra. Após a escolha da agência e fechar os passeios, aproveitei para trocar dinheiro e fui jantar. No dia seguinte já começariam os passeios :D.
O primeiro tour da viagem aconteceu somente na parte da tarde. Aproveitei a parte da manhã para conhecer a cidade: a Calle Caracoles, a Igreja São Pedro do Atacama, a Praça Central, o Museu do Meteorito (as visitas ao Museu acontecem todos os dias e são guiadas, para saber mais sobre o museu recomendo o post do Vamos por Aí) e a Feirinha de Artesanato local (este é o lugar ideal para comprar souvenires e também uma touca e luvas para se proteger do frio).
Após o almoço, fui à agência. É de lá que sairia a van para o primeiro passeio pelo deserto do Atacama. O tour do dia era para a Laguna Cejar, um lugar lindo, onde é possível entrar em uma das lagoas e nadar. A concentração de sal nesta lagoa é tão grande que é impossível afundar. Bem interessante. Durante o passeio também passamos pelos Ojos del Salar e terminamos o passeio, tomando um pisco sour e admirando o por do sol na Laguna Tebinquiche.
Este era o dia mais aguardado da viagem. Desde que comecei a pesquisar quais tours queria fazer no deserto do Atacama, Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, estavam sempre na lista como indispensáveis e imperdíveis.
Este passeio acontece durante o dia todo, passando por lugares incríveis. Laguna Chaxa, Laguna Tuyajto, o Mirante de Piedras Rojas, as Lagunas Altiplânicas: Miscanti e Miñiques, o Vilarejo de Socaire, a placa do Trópico de Capricórnio e o Vilarejo de Toconao.
Caso não saibam, é bom ressaltar que Piedras Rojas está fechada, por tempo indeterminado, e talvez não volte a abrir nunca mais, graças a um brasileiro que resolveu praticar kitesurf nas lagoas, para um programa de TV do Canal Off. A comunidade indígena local fechou todos os acessos possíveis liberando somente, após alguns meses do ocorrido, a visita ao mirante.
Este tour dura o dia todo, saindo 5 horas da manhã e voltando por volta das 16 horas. Já em São Pedro aproveitei o final da tarde para descansar um pouco porque havia marcado para as 22 horas o Tour Astronômico (que foi agendado com bastante antecedência).
Fazia muito frio. O passeio astronômico é dividido em três partes. A 1ª parte é destinada à observação de estrelas, planetas, luas e constelações à olho nu. A 2ª parte é destinada à observação dos astros pelos diversos telescópios espalhados pelo local. A 3ª e última parte é numa parte coberta, onde o guia tira todas as nossas dúvidas e conversamos mais um pouco tomando um chocolate bem quente. Uma verdadeira aula.
Depois de voltar bem tarde no dia anterior, o 4º dia no Atacama começou bem cedo. Às 4 horas da manhã a van nos pegou no hostel para o passeio mais frio da viagem. Chegamos nos Geisers del Tátio e quando saímos da van… muito frio… muito mesmo. Estava -17ºC com sensação de -22ºC. Mas a baixa temperatura não nos impediu de passear por entre o caminho demarcado no parque e conferir o quão incrível o lugar fica tomado por fumaças, e às vezes sem nenhuma.
Para os corajosos, há no campo, uma lagoa com água termal para se banhar. Teria coragem de tirar todas as blusas e se banhar na água quentinha e sair no frio depois? Eu não tive!
Neste passeio também conhecemos o Vado Putana, um vale onde antigamente funcionavam os dormitórios de uma antiga mineradora, e o Vilarejo de Machuca, um lugar famoso por vender espetinho de carne de lhama. Eu não tive coragem de experimentar haha.
À tarde, fomos à um dos passeios mais tradicionais do deserto: o Valle de La Luna. Geralmente este é o primeiro tour que fazemos quando chegamos ao Atacama, mas como eu fechei um pacote, tive que seguir a disponibilidade da agência.
O Valle é lindo. Enquanto você caminha da até para se sentir como se estivesse na Lua, mesmo observando ela no céu. Neste passeio, passamos pelo Anfiteatro, o monumento das Três Marias e a Caverna. Após isso, seguimos até o Valle del Coyote, um dos lugares mais disputados do deserto para conferir o por do sol.
Meu último dia no deserto estava reservado para conhecer o Salar de Tara, mas devido ao mal tempo dos últimos dias, os acessos ao Salar foram fechados e todos os tours cancelados. Com isso, para não ficar o último dia sem fazer nenhum tour, decidi conhecer o Valle Arco-Íris.
No passeio ao Valle do Arco-Íris, passamos antes por um lugar chamado Yerbas Buenas, onde pudemos ver diversos petróglifos nas pedras, além de desenhos em baixo relevo, todos datados de centenas e milhares de anos atrás. Após, seguimos até o Valle, onde fizemos uma trilha, de aproximadamente uma hora, conferindo a tonalidade das montanhas e pedras, que mudam de acordo com a concentração de minérios.
Voltei para São Pedro e só me restava arrumar as malas e descansar. No dia seguinte fui para o tour de 4 dias (ida e volta) até o Salar de Uyuni, na Bolívia. Contei nestes posts como foi o passeio: Dia 01, dia 02 e dias 03 e 04. Recomendo também o post do Viajando na Janela, contando tudo o que você precisa saber antes de fazer a travessia.
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas de Roteiro de 5 dias no Atacama. Vai para lá e quer mais dicas? Não deixem de conferir nossos posts sobre o deserto. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…
Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…
As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…
San Andres entrou na minha lista de lugares para visitar no momento que decidi ir…
Nessas ultimas férias, comprei um voo de São Paulo até a cidade de Nova York,…
A Ilha de San Andres, possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de…
Veja os comentários
Esse roteiro é ótimo para quem só pode viajar no feriado. Curtinho e preciso! Bom saber que dá para aproveitar mais do Atacama em pouco tempo! Ótimas dicas!
O Atacama foi uma das viagens mais incríveis que já fiz! Adorei o seu roteiro, muito pontual! :)
Obrigado! :D Demais aquele lugar né?
Cada vez que leio sobre o Atacama, minha curiosidade aumenta ainda mais. Deve ser um roteiro bem diferente de fazer. A minha dúvida é se seria um passeio viável com crianças e se seria atraente para elas, o que acha?
Sempre é bom relembrar viagens que marcam a gente e o Atacama é um desses lugares. Quando fui em 2009 não havia alguns passeios que hoje realizam e fico acompanhando para incluir na próxima vez que visitar, que possivelmente sera em 2019. Parabéns pelas lindas fotos e as dicas de lá.
O deserto do Atacama é tudo de bom né? Nós também fomos e amamos! Seu roteiro ficou show, bem parecido com o que fizemos. Ótimas dicas
Para os que foram, quanto gastaram em alimentação neste período?
Olá
Em 5 dias eu gastei aproximadamente 250 reais em alimentação. Os preços são mais ou menos iguais em todos os restaurantes, um almoço com entrada, prato principal e sobremesa custa o equivalente a uns 40 reais. Se for só o prato uns 30,00. Depende do que quiser comer ;)
Muito lindo esse lugar! Tem vàrios fatores que me fazem adiar uma viagem pro Atacama e um deles é justamente escolher o que ver! Vc escolheu 5 dias, mas achou que foram suficientes?
Olá
Então, em 5 dias deu para aproveitar muito, mas, ainda quero fazer dois passeios que não consegui fazer, o Salar de Tara e as lagunas escondidas. Acho que 5 ou 6 dias é sim um bom numero de dias. =)
Que lugar fantástico! Tenho loucura para ir, mas até hoje ainda não deu. Também sou doida para fazer o tour astronômico, deve ser sensacional! Ai que post lindo e que fotos maravilhosas. Aguçou ainda mais o meu desejo. Agora, que vergonha essa do brasileiro fazer kite na lagoa, hein? Minha nossa, sem palavras...
Um sonho !!!Quero muito visitar, fiquei deliciado com as fotos!!Parabens
Muito obrigado :D
Atacama tem tanta opção, né? E eu amo Piedras Rojas, uma pena que só tá dando pra ir até o mirante :(