O passeio ao Valle Arco Íris foi o último passeio que fiz no Atacama antes de prosseguir viagem até o Salar de Uyuni. Vem com a gente conferir?!

Este não é um passeio muito procurado. Geralmente, as pessoas que o fazem são as que já fizeram vários outros e ainda tem tempo, ou, tiveram um passeio cancelado, o que foi meu caso. Meu último dia no Atacama estava reservado para conhecer o Salar de Tara, mas este, foi fechado devido ao mal tempo nos últimos dias. 

Yerbas Buenas

Saí do hostel as 8 horas e antes das 9 horas da manhã já havia chegado na primeira parada do passeio: Yerbas Buenas. O local é especial por conter diversos petróglifos e figuras em baixo relevo nas pedras, todos feitos há centenas de anos atras. Uma lhama com duas cabeças, que simboliza a fertilidade, uma raposa, desenho de humanos e até um macaco estavam representados nas pedras.

O mais interessante, segundo o nosso guia, é a presença do macaco, já que no deserto não há esse tipo de animal. Segundo os estudos, isto pode ser graças as viagens que os incas faziam, enquanto expandiam seu território.

Um Macaco
Lhama de duas cabeças
Raposa em Yerbas Buenas

Outros pontos visitados em Yerbas Buenas são: La Cueva, um local que foi utilizado como refugio das caravanas com desenhos gravados datados de aproximadamente 1.400 aC; e El Muro, um mural com expressões artísticas de diversas épocas, como incas e atacamenhos. 

La Cueva

Valle Arco Íris

Depois de Yerbas Buenas seguimos até o Valle Arco Íris. Paramos em um local que lembra muito o filme 127 horas e as paisagens dos cânions americanos. Passamos por lugares bem estreitos, onde paramos para tirar várias fotos.

Cânions
Cânions

Ficamos aproximadamente 1 hora caminhando por uma trilha que passava por paisagens bem bonitas. Algumas pessoas comentaram que o local lembra muito as fotos de Marte que encontramos na internet. Pedras e rochas com várias tonalidades: brancas, avermelhadas, esverdeadas, um pouco alaranjadas, marrons e até transparentes. As cores mudam de acordo com a concentração de cada minério.

Trilha pelo Valle do Arco Íris

Mais algumas fotos do passeio:

Valle do Arco Íris
Valle do Arco Íris
Valle do Arco Íris

Este passeio dura somente o período da manhã e um pouco antes do almoço já estávamos no centro da cidade de São Pedro.

Mapa do Valle Arco Íris:

Dicas importantes:

  • Levar água: em todos os passeios no deserto do Atacama é recomendado levar pelo menos 1 litro de água;
  • Passar protetor solar (em passeios onde é possível entrar nas lagoas, só é permitido entrar sem protetor solar no corpo, ou com 30 min a 1 hora antes);
  • Usar calçado confortável, com solado não escorregadio;
  • Levar uma blusa;
  • Conferir o valor da entrada de cada passeio e levar o dinheiro em pesos chilenos.

Hotéis no Atacama – Onde se hospedar

Há diversas opções de hospedagem em São Pedro do Atacama. Para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei neste post algumas opções, desde hotéis 5 estrelas à hostels. Todas linkadas para o Booking, onde podemos ver mais informações e preços.

Hotéis 5 estrelas: Hotel Cumbres San Pedro de Atacama e o Explora Atacama.

Hotéis 1, 2 e 3 estrelas: Hotel Casa Algarrobo, Las Cornizas de Catarpe, Yakana Hotel, Hotel Tulor, Cabaña Media Luna e o Casa Macaw.

Hostels: Hostal Kirckir, Hostal Campo Base, Aji Verde Hostel San Pedro, Antaira Bed and Tours, Hostal Mamatierra e o La Casa del Pueblo Hostal.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Pedro do Atacama. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nossos posts: Valle de la Luna, Laguna Cejar, Tour Astronômico, Geisers del Tatio. E você já conheceu ou quer conhecer o Valle Arco Íris? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Muito boas dicas. Estou doida pra ir pro Atacama é esse será um passeio que farei com certeza

  • Uau, que lugar lindo! Amo essa semana paisagens desérticas. Adorei a dica desse passeio mais diferentão A minha vontade de ir pro Atacama aumenta exponencialemnte a cada dia ahahah

  • Ler seu arquivo só me deu mais vontade de conhecer esse lugar... Atacama está na minha lista faz tempo... uma hora vai.

  • Uau, que fotos lindas! Morro de vontade de conhecer o Atacama! Parabéns pelo post!

  • O Atacama é impressionante, suas paisagens são bem únicas. Esse aspecto lunar é bem interessante. Estou ansiosa para fazer uma viagem para lá e com certeza suas dicas vão ser mt importantes na hora de montar o roteiro :)

  • Estive no Deserto do Atacama em Agosto passado mas não conheci o Valle Arco Íris. Na verdade, são tantas opções de passeios que temos que acabar priorizando os que achamos mais interessantes. Adoraria ter conhecido Yerbas Buenas e os canions do Valle. Lendo seu post, acho que teria gostado mais desse passeio do que o Vale de la Luna, que não me agradou muito. Seu post me deu mais vontade de retornar ao Atacama.

    • Porque não curtiu o Valle de La Luna? Há muitos passeios né? Eu mesmo não fiz vários, por conta do mal tempo. O Atacama está na minha lista de lugares para voltar, para fazer os outros passeios. :)

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023