Já era noite e o frio só aumentando. Depois de um dia cheio de passeios, segui até o final da Rua Caracoles, de onde às 21 horas sairia o ônibus que nos levaria a mais um passeio pelo deserto: o Tour Astronômico. No horário marcado, o ônibus chegou, entramos e seguimos até o campo de observação. O percurso não é longe, aproximadamente 15 minutos, o suficiente para ficar longe das luzes da cidade. A ideia de fazer o tour veio quando decidi ir ao Atacama e pesquisei quais passeios poderia fazer. O Tour Astronômico não podia faltar. Vem com a gente conferir?!

Tour Astronômico

O tour é dividido em três partes e começa com uma introdução sobre a história da astronomia, um pouco sobre as principais constelações e quais planetas e estrelas conseguiríamos ver. Assim, depois disso, o guia tirou um laser de cor verde do bolso e começou a desenhar no céu, como se estivesse fazendo um mapa. É incrível como o laser apontava certinho a estrela ou ponto desejado! 

“O que estamos vendo?”, pergunta o guia. “Um planeta? Uma estrela?” Foi possível ver a Lua, Marte, a Constelação de Escorpião, o Cruzeiro do Sul, Vênus e milhares de estrelas. Milhares. 

Após quase uma hora observando o céu a olho nu, chegou a hora mais esperada do passeio: os telescópios. Mas antes, o guia passou nos contando sobre cada um dos modelos que haviam no campo de observação e para onde cada um estava apontando. Assim, depois disso tivemos um tempo para andar e olhar todos eles: Marte, Vênus, as Luas de Saturno, uma nebulosa, um agrupamento de estrelas e… a lua. E através de um dos telescópios podemos fotografa-la. Demais né?

Lua

Chegamos então à terceira e última parte do tour. Entramos em uma casinha, ao lado do campo de observações, onde nos serviram um copo de chocolate quente para nos esquentar do frio. O chocolate estava uma delícia, enquanto isso o guia começou a responder as diversas perguntas e dúvidas dos turistas e contou mais e mais histórias. Alguns minutos depois o ônibus voltou para nos levar novamente ao centro de São Pedro. O tour tinha acabado. 

ps: O tour não acontece nos dias de lua cheia, pois a claridade da lua atrapalha a observação do céu.

Dicas importantes para o Tour Astronômico:

  • Levar água: em todos os passeios no deserto do Atacama é recomendado levar pelo menos 1 litro de água;
  • Usar calçado confortável, com solado não escorregadio;
  • Levar uma blusa, ou duas, touca e luvas. Como grande parte do tour é ao ar livre, as temperaturas são bem baixas.
  • Dependendo de qual agência você quiser contratar, como a Space, é necessário fazer a reserva do passeio com antecedência.

Hotéis no Atacama – Onde se hospedar

Há diversas opções de hospedagem em São Pedro do Atacama. Para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei neste post algumas opções, desde hotéis 5 estrelas à hostels. Todas linkadas para o Booking, onde podemos ver mais informações e preços.

Hotéis 5 estrelas: Hotel Cumbres San Pedro de Atacama e o Explora Atacama.

Hotéis 1, 2 e 3 estrelas: Hotel Casa Algarrobo, Las Cornizas de Catarpe, Yakana Hotel, Hotel Tulor, Cabaña Media Luna e o Casa Macaw.

Hostels: Hostal Kirckir, Hostal Campo Base, Aji Verde Hostel San Pedro, Antaira Bed and Tours, Hostal Mamatierra e o La Casa del Pueblo Hostal.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Pedro do Atacama. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nossos posts: Valle de La Luna, Laguna Cejar e Como chegar em São Pedro do Atacama. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Meu Deus,.....deve ser uma experiência única esse tour...O Atacama já me encanta muito e agora mais essa dica....socorro, preciso correr pra lá....

  • Um dos passeios mais especiais dessa viagem!! Que lugar incrível!! Estou louca para voltar

  • Muito legal este passeio! Ver as estrelas e planetas deve ser incrível, se a olho nu podemos enxergar um céu lindo, imagina com os telescópios, deve ter sido maravilhoso. Muito legal.

    • Com os telescópios fica mais incrível ainda! Vale a pena esse passeio! ;)

  • Não conhecia esse roteiro e já quero fazer, nunca vivenciamos algo do tipo e imagino que as crianças ficariam encantadas. E num lugar como o Atacama deve ser inesquecível. Obrigada por compartilhar.

  • Nós fizemos esse passeio em nossa viagem para o Atacama, realmente é uma experiência linda. Adoramos.

  • Realmente, esse tour é maravilhoso, mas o frio também é muito forte, né? Lugar abençoado esse Atacama

    • É bem friooooo, mas é algo suportável. O legal é que eles emprestam uma manta enquanto ficamos no lado externo e o chocolate quente depois esquenta tudo haha. Vale a pena!

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023