Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas – Atacama

Um dos passeios mais famosos e que não pode ficar de fora de nenhum roteiro, em uma viagem ao Deserto do Atacama, é visitar Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas. Vem com a gente conferir?!

Eram 5 horas da manhã quando a van chegou no hostel para mais um passeio. Este era o tour mais esperado da viagem e com o maior tempo de duração. Saímos bem cedinho e voltamos ao final da tarde, passando por lugares incríveis.
Antigamente este passeio era feito de forma separada para aproveitar melhor Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas. Devido a alguns acontecimentos em Piedras Rojas, que contarei mais abaixo, este passeio acontece de forma única agora.

Laguna Chaxa

A primeira parada do passeio foi na Reserva Nacional Los Flamencos, onde tomamos café da manhã, com vista para a Laguna Chaxa. Para entrar na reserva é necessário pagar uma taxa de 2.500 pesos chilenos (preço de Junho/2018).

Após o café, nosso guia nos explicou um pouco mais sobre o Salar do Atacama e sobre as espécies de animais e flamingos que existem na região. Também comentou sobre os morros e vulcões que podiam ser avistados dali.

Depois da explicação, tivemos aproximadamente 40 minutos para andar pela trilha da reserva. Fazia frio. O sol estava apenas começando a esquentar a região. A trilha, com 400 metros de extensão, começa em uma área que só podemos ver sal. Sal por toda a parte. Pelo caminho, paramos em algumas áreas de observação, onde há várias placas contando sobre a região e indicando o nome dos vulcões a nossa frente.

Caminho até a Laguna Chaxa
Placas na área de observação

Depois de um tempo, e já no final da trilha, chegamos ao ponto esperado: a Laguna Chaxa, de uma cor linda que contrastava com o salar e…. cheiaaaaaa de flamingos. Mas, eles estavam bem longe e foi impossível tirar uma foto boa deles. Por ali ficamos um tempo, antes de voltar para a van e seguir ao próximo destino.

Laguna Chaxa

Laguna Tuyajto

Partimos da Laguna Chaxa. Um pouco antes de chegar em Piedras Rojas, nos deparamos com a Laguna Tuyajto. Ficamos um tempo no mirante, avistando ao longe a paisagem, pois os acessos a esta lagoa estavam fechados pela quantidade de neve, depois seguimos viagem.

Laguna Tuyajto

O Mirante de Piedras Rojas

A próxima parada era a mais esperada do tour: Piedras Rojas. Mas, antes de comentar do que vi neste lugar é bom falar que o acesso ao local está fechado, e só é possível chegar até o Mirante de Piedras Rojas.

Piedras Rojas está fechada, por tempo indeterminado, e talvez não volte a abrir nunca mais, graças a um brasileiro que resolveu praticar kitesurf nas lagoas, para um programa de TV do Canal Off. Desde então, a comunidade indígena local fechou todos os acessos possíveis liberando somente, após alguns meses do ocorrido, a visita ao mirante.

Vista do Mirante de Piedras Rojas
Caminho até Piedras Rojas

O vento no mirante estava bem forte, o que fazia com que a sensação de frio aumentasse consideravelmente. De lá, podemos ver a lagoa de águas termais, conhecida como Águas Calientes, e as montanhas, todas com coloração avermelhada, o que deu o nome ao lugar, devido a quantidade de óxido de ferro nas rochas.

Mirante de Piedras Rojas

As Lagunas Altiplânicas

São conhecidas como Lagunas Altiplânicas o complexo formado por duas lagoas: Miscanti e Miñiques. Paramos o carro na entrada da Reserva, pagamos a entrada, 5.000 pesos chilenos (preço de Junho/2018) e começamos a caminhada em direção as lagoas.

Havia nevado alguns dias antes e o contraste da vegetação com a neve e o céu deixava a paisagem até chegar na Laguna Miscanti incrível. Fomos nos aproximando e aos poucos, a água da lagoa começou a tomar conta da paisagem. Que lugar lindo!

Paisagem no acesso às Lagunas Altiplânicas
Laguna Miscanti

Observando a paisagem e a Laguna Miscanti até esquecemos da vizinha Miñiques. Quando tentamos ir até lá… surpresa… os acessos estavam interditados, por segurança, devido a grande quantidade de neve. Fica para a próxima.

Laguna Miscanti

Vilarejo de Socaire

Depois de tantas lagoas e paisagens incríveis, a fome já estava grande, então, paramos em uma cidadezinha chamada Socaire, onde almoçamos em um restaurante à beira da estrada. Acho que todos os tours param por ali. Estava bem cheio. Comemos uma sopa de entrada, e arroz com um frango peruano de prato principal. Estava bom. Após o almoço e antes de voltar para São Pedro andamos um pouco até a Igreja da cidade, que fica em frente a um dos antigos locais de plantação dos incas. Bem interessante.

Plantação de Socaire
Igreja de Socaire

O Trópico de Capricórnio

Na volta para São Pedro, depois de conhecer Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, paramos no meio da estrada, no local onde está a placa indicativa do Trópico de Capricórnio. Ficamos um tempinho por ali, tirando algumas fotos junto à placa e no meio da estrada, que possui as faixas pintadas em amarelo por se tratar de uma estrada intercontinental ligando o Chile à Argentina.

Placa Tropico de Capricórnio
Estrada

Toconao

Pensamos que após a placa do Trópico de Capricórnio o tour tinha acabado, mas não… Fizemos uma última parada, em uma cidadezinha chamada Toconao. A cidade é tão pequena que em meia hora conhecemos todos os pontos principais: a praça central com a igreja, e as ruazinhas no entorno da praça, com construções em adobe, onde funcionam lojas de souvenires e alimentação.

Igreja de Toconao
Janela de uma construção
Praça Central de Toconao

Mapa do Passeio:

Dicas importantes:

  • Levar água: em todos os passeios no deserto do Atacama é recomendado levar pelo menos 1 litro de água;
  • Passar protetor solar
  • Usar calçado confortável, com solado não escorregadio;
  • Levar blusa, touca e luvas. No inicio do dia e quando o sol se poe a temperatura diminui consideravelmente;
  • Conferir o valor da entrada de cada passeio e levar o dinheiro em pesos chilenos.

Hotéis no Atacama – Onde se hospedar

Há diversas opções de hospedagem em São Pedro do Atacama. Para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei neste post algumas opções, desde hotéis 5 estrelas à hostels. Todas linkadas para o Booking, onde podemos ver mais informações e preços.

Hotéis 5 estrelas: Hotel Cumbres San Pedro de Atacama e o Explora Atacama.

Hotéis 1, 2 e 3 estrelas: Hotel Casa Algarrobo, Las Cornizas de Catarpe, Yakana Hotel, Hotel Tulor, Cabaña Media Luna e o Casa Macaw.

Hostels: Hostal Kirckir, Hostal Campo Base, Aji Verde Hostel San Pedro, Antaira Bed and Tours, Hostal Mamatierra e o La Casa del Pueblo Hostal.

Planejando sua Viagem para Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Pedro do Atacama. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nossos posts: Valle de la Luna, Laguna Cejar, Tour Astronômico, Geisers del Tatio. E você já conheceu ou quer conhecer Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Cada vez que leio uma matéria nova sobre o Atacama me animo de planejar uma viagem para lá... mas o frio me desanima tantoo!!! Tem algum período que vc recomenda para sofrer menos com o frio?

  • O deserto de Atacama proporciona paisagens tão interessantes e diferentes. Algumas nem parecem deste mundo. Quero muito conhecer

  • As paisagens parecem pinturas, mas fiquei triste ao saber que um brasileiro estragou tudo. Pena que por causa de uma pessoa sem noção, todo mundo se prejudique. Enfim, fica a lição para que os turistas saibam se comportar e respeitar os lugares que visita. Obrigada por compartilhar.

  • Quando eu estive no Atacama infelizmente Piedras Rojas não estava aberto ainda... preciso voltar pra conhecer. Mas as Lagunas Altiplanicas são realmente incríveis! Um dos cenários mais lindos que já vi até hoje!!

  • que demais essa paisagem com neve! quando fui não tinha naaada e tava com previsão de chuva, mas infelizmente não choveu. também não pude ver piedras rojas pois nosso carro quebrou, deu maior role, ficamos no deserto ate vir alguem nos resgatar ahahha

Posts recentes

10 Cidades para Conhecer no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul possui dezenas de cidades bem interessantes para se…

17/10/2020

15 Cidades para Conhecer em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina possui dezenas de cidades bem interessantes para se conhecer. São…

12/10/2020

O Que Fazer em Balneário Camboriú

[Um Viajante Diferente] Localizada em Santa Catarina, a cidade de Balneário Camboriú conta com pouco…

07/10/2020

O que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo

Há muitos lugares interessantes para conhecer na Avenida Paulista. Uma simples caminhada do começo ao…

02/10/2020

Os Principais Templos em Bangkok

Há centenas de templos espalhados por Bangkok. Andando pela cidade vemos vários em uma mesma…

25/09/2020

Hotéis na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro

Escolher um hotel no Rio de Janeiro não é uma tarefa nada fácil. Neste post…

14/09/2020