Laguna Colorada Bolívia
Eram 7 horas da manhã quando a van passou no hostel, em São Pedro do Atacama, para me pegar e iniciar o tour de 4 dias com destino ao Salar de Uyuni, na Bolívia. Vem com a gente conferir este passeio e como foi o dia 1 Salar de Uyuni?!
Antes de contar sobre o tour, uma curiosidade: Para fazer o passeio você pode contratar o pacote em uma das diversas agências espalhadas pela Calle Caracoles, no centro da cidade, mas… não será esta a empresa que fará o tour completo, isto porque na Bolívia há uma lei que diz que apenas empresas bolivianas e/com guias bolivianos podem trabalhar com turismo. A empresa com a qual você fechar o passeio ficará responsável por te levar até a Aduana Boliviana. Fique de olho e pergunte qual a empresa parceira da que você esta contratando.
Um tempo depois de sair do hostel paramos na estrada e tomamos café da manhã. Tínhamos que aguardar a polícia rodoviária liberar a pista que dá acesso à fronteira de Hito Cajón (segundo nosso guia, a estrada fica fechada durante a noite para evitar acidentes).
Às 9 horas da manhã a pista foi liberada e seguimos para a Aduana Chilena, onde passamos pela imigração e demos saída do país. A segurança é bem rígida, só liberam a entrada de uma van por vez e fazem uma revista rigorosa nas malas. Após o carimbo no passaporte, seguimos para a Aduana Boliviana.
Quando saímos da van (chilena), já na Bolívia … muito frio e neve em todos os lados. A imigração foi bem rápida, não pediram nenhum documento extra não ser o passaporte (para algumas pessoas estavam pedindo o Certificado Internacional de Vacinação). Passaporte carimbado, fomos até a van (chilena) pegar as malas e galões de água e entramos no carro boliviano em que faríamos o tour.
Agora sim, o passeio começaria e as grandes paisagens estavam por vir, mas antes, mais uma parada. Desta vez, na entrada da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, onde pagamos uma taxa de 150 bolivianos para poder entrar no parque. (Deixe o comprovante de pagamento em lugar de fácil acesso, pois no percurso ele pode ser solicitado).
Bem próximo da entrada da reserva, passamos pela Laguna Blanca, um lugar lindo, com a água com tonalidade de um azul um pouco esverdeado bem clarinho, grande parte da lagoa estava congelada e era até possível caminhar por cima dela. Ficamos por ali 15 minutos.
Seguimos em direção à Laguna Verde. Estava ainda mais frio que na lagoa anterior e ficamos menos tempo caminhando admirando a paisagem. Esta lagoa fica às margens de um vulcão e nosso guia disse que no verão a água deixa a paisagem toda espelhada. Ficamos imaginando o cenário.
A próxima parada foi na lagoa conhecida como Águas Termales. Um dos lugares mais preparados para turistas durante todo o passeio, e um dos poucos com banheiro. Há a possibilidade de pagar 6 pesos bolivianos (preço de Junho de 2018) e se banhar na piscina com vista para a lagoa, que tem uma água bem quentinha. Ninguém que estava na minha turma na van quis se aventurar a tirar todas as blusas, calças e luvas para se banhar, pois além do frio o vento estava bem forte. Quem sabe numa próxima vez né?
Almoçamos por alí e depois seguimos até os Geiseres Sol de Mañana. Os geisers estão à 4.990m de altitude e diferente dos Geisers del Tatio, no Atacama, no da Bolívia podemos ver as fumaças durante o dia todo. O céu estava bem azul, praticamente sem nuvens e a temperatura por volta dos 10 graus negativos. Estava muito, MUITO frio mesmo, e o cheiro bem forte de enxofre.
Continuamos de carro, passando pelo Deserto Salvador Dali, com paisagens incríveis e uma bem diferente da outra. Em uma parte do percurso a estrada estava cheia de neve e o motorista teve que ir devagar, para não atolar.
Por volta da 15 horas chegamos ao último ponto que visitaríamos no dia, a Laguna Colorada. Sério, uma das paisagens mais lindas que já vi na vida. A lagoa, com água salgada, está localizada à 4 mil metros de altitude. Ficamos por ali quase 1 hora e fizemos uma trilha até o mirante. O contraste entre a cor da água, a vegetação, a neve em alguns pontos e o céu deixam o lugar com uma característica única.
Ahhh… durante a trilha até o mirante passamos por uma casinha. Quem moraria ali com uma vista dessa? Fiquei um tempão me imaginando acordando e abrindo a janela e dando de cara com esta lagoa. Se não fosse o frio intenso, seria ótimo.
Depois da Laguna Colorada seguimos para o hotel, no vilarejo de Villa Mar. Tomamos um chá para esquentar. Logo depois jantamos: um prato de sopa e um de macarrão e carne. O banho no hotel custa 10 pesos bolivianos (preço de Junho de 2018). Neste dia fomos dormir às 20h30min, pois no dia seguinte acordaríamos bem cedo.
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM para dia 1 Salar de Uyuni → Garanta o melhor preço com o Booking.com
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com PassagensPromo
Esse é o primeiro post do Tour de 3 dias ao Salar de Uyuni. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nossos posts: Salar de Uyuni dia 02 e Salar de Uyuni dia 03 e 04. E você já conheceu ou quer conhecer o Salar de Uyuni? Curtiu o Dia 1 Salar de Uyuni? Compartilhe sua experiencia conosco. Quer mais dicas?
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
A Ilha de San Andres, possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de…
As férias iriam começar. O destino da vez era a Colômbia, mas, para chegar em…
Sempre que viajo gosto de experimentar os pratos locais e típicos do país. Confesso que…
O The Town, vai acontecer nos dia 2, 3, 7, 9 e 10 de Setembro…
O Tomorrowland Brasil acontecerá entre os dias 12, 13 e 14 de outubro de 2023,…
“Conhecimento é poder”, assim escreveu Thomas Hobbes, clássico teórico inglês. Esse ditado é antigo, porém,…
Veja os comentários
Viagem dos meus sonhos!! Gostei muito das suas dicas, já anotei para quando for a minha vez.
Que saudadeeee do Salar! Um dos lugares mais lindos que já conheci. Adorei o post detalhado. E as fotos ficaram demais!
O Salar de Uyuni é um dos lugares que mais quero conhecer. Esse post foi muito esclarecedor :) Adorei as Águas Termales! Será que existe um período mais propício para dar um mergulho?
Paisagens incríveis e ótimas dicas! Adorei essa viagem quando fiz, mas é preciso planejar bastante! Abraços
O Salar de Uyuni não é uma viagem para pqualquer pessoa, né? Lindo demais, mas tem um pouquinho de perrengue, não?