Turquia

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que possui diversos pratos com uma mistura de sabores, aromas e sensações. Listei nesse post 10 dicas entre pratos, bebidas, restaurantes e sobremesas mais famosas do país. Vem com a gente conferir o que comer em Istambul?!

O que comer em Istambul

Baklava

Não poderia começar esse post com outra comida. O Baklava é uma sobremesa preparada com massa filo, muito mais fina que a nossa massa folhada, recheada com nozes moídas e especiarias, com mel por cima. Algumas também tem pistache no recheio, o que as deixam ainda mais saborosas.

Kebab

Existem vários tipos de kebab, que é uma espetada de pedaços de carne, por vezes entremeados com vegetais, assados ou grelhados no forno, ou na brasa. 

Eu experimentei duas vezes o de frango (chicken kebab), que vieram acompanhados de pão árabe, arroz e legumes e, uma vez o Adana Kebab, que era de kafta.

Chicken Kebab
Adana Kebab
Chicken kebab

Börek

O Börek é um pastel de massa filo que pode ser vendido sem recheio ou, recheado com queijo, espinafre, batatas ou carne. Esse é um dos pratos mais típicos de Istambul e da Turquia, encontrado em diversos restaurantes. Este da foto eu provei no Aeroporto de Istambul, acompanhado de um suco de laranja, enquanto esperava meu voo de volta para o Brasil.

Borek de queijo

Captain Candy Shop

Essa é uma dica de loja de doces que fica localizada bem próximo a Galata Tower. A Captain Candy Shop é demais! Me senti da mesma maneira que entrei pela primeira vez em uma loja da M&M’s e acabei trazendo pra casa quase 1kg de doce kkkkk. Mas, dessa vez me controlei e peguei apenas alguns para provar.

Os doces vendidos nessa loja variam desde chocolates, balas de goma, “brigadeiros” e trufas.

Milho e Castanhas

Quando eu estava pesquisando sobre comidas de Istambul eu não vi em nenhum lugar falando sobre milho, mas eu vi MUITAS barraquinhas, por toda a cidade vendendo. O milho é cozido e depois colocado na brasa para dar essa queimadinha. Além disso é super barato e custava apenas 20 liras (preço de Agosto/2023 – menos de 1 dólar).

E, além do milho, haviam castanhas assadas, que também são uma delicia e deixam um cheiro incrível na barraquinha e na rua.

Comida de rua em Istambul

Pide

O Pide é como se fosse uma esfirra aberta, porém com um formato bem característico, vendido em praticamente todos os lugares de Istambul. Comi duas vezes, uma com recheio de carne moída e outra com frango, queijo e legumes. Ambos uma delicia.

Pide

Ayran

Uma das bebidas mais populares, além do chá e café, é o Ayran, uma bebida feita de iogurte, porém, ao contrário do que nós estamos acostumados, a bebida, que geralmente acompanha as refeições é salgada. Sim, salgada. Tem coragem? haha. Em alguns restaurantes a bebida é feita de forma artesanal, já em outros, é vendida em caixinhas ou latas.

Hafiz Mustafa 1864

Essa não é bem uma dica do que comer, mas onde, a Hafiz Mustafa 1864 é uma loja bem tradicional, que possui algumas unidades em Istambul e até uma em Dubai, no Dubai Mall. Os doces e sobremesas nesta loja são incríveis e valem muito a pena.

Quando entrei na loja fiquei com muita dúvida do que pedir. Falei com um dos atendentes que eu gostaria de provar algo típico, e ele me mostrou o Firin Sutlaç, que nada mais é que um pudim de arroz cozido, bem parecido com o nosso arroz doce. Gostei bastante.

Firin Sutlaç – Haffiz Mustafa

Simit

Essa é mais um tipo de comida de rua bastante popular em Istambul. Encontrei o Simit, que nada mais é que um pão em formato de rosquinha com um furo no meio coberto com sementes de gergelim, em vários carrinhos próximos a ponto turísticos, como a Mesquita Azul e a Ayasofya.

Café e chá Turco

E, para finalizar a nossa lista, nada como um chá após um banquete não é mesmo?!

Chá Turco

Planejando sua Viagem para Istambul

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, com o tema Top 10, com alguns blogs amigos. Vem com a gente ver sobre o que eles escreveram?!

Hasta luego e até o próximo post,
Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Uau, quantas opções coloridas para comer em Istambul. Adorei. Quero experimentar o Kebab, tomar o chá turco e ir à loja Hafiz Mustafa 1864 pra comer os doces.

  • Eu adoro experimentar as comidas dos lugares que visito, principalmemte quando são bem diferentes, pra não dizer exóticas! Esses pratos em Istambul me pareceram bem convidativos, e as bebidas também! Adorei!

  • Adoro dicas de gastronomia, amei a sua seleção de 10 pratos para se comer em Istambul. Ainda não fui mas é um destino que quero conhecer.

  • Adorei essas 10 dicas de pratos para comer em Istambul. Fiquei com água na boca! Não vejo a hora de conhecer a Turquia!

  • Nossa deu água na boca essa dicas de culinária em Istambul, com certeza vou experimentar algumas dessas na minha próxima viagem no mês que vem! Obrigada por dividir seu conhecimento

  • Confesso que sou um pouco esquisita com comida mas fiquei com imensa vontade de provar algumas dessas iguarias. Nomeadamente, o Pide. O único que conheço e que gosto é o Kebab

Compartilhe
Publicado por
Diego

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023

O que fazer em San Andres, Colômbia

San Andres entrou na minha lista de lugares para visitar no momento que decidi ir…

28/07/2023