Roteiro de 5 dias no Atacama
Montar um roteiro no Atacama, com a grande quantidade de passeios que podemos fazer é uma missão um tanto difícil. Após pesquisar bastante escolhi 6 passeios passando por várias lagoas e paisagens incríveis. Vem com a gente conferir nosso roteiro de 5 dias no deserto do Atacama?!
Sumário
5 dias no Deserto do Atacama
Dia 01 – Deslocamento até São Pedro de Atacama
O primeiro dia de viagem foi praticamente todo de deslocamento. Cheguei na cidade de São Pedro do Atacama aproximadamente 17 horas. Deixei as coisas no hostel e fui dar uma volta pela cidade para reconhecimento. É na Calle Caracoles, a principal rua da cidade, que ficam a grande maioria das agências que vendem os passeios. Já comecei ali mesmo a pesquisar os preços, que variam muito de uma para a outra. Após a escolha da agência e fechar os passeios, aproveitei para trocar dinheiro e fui jantar. No dia seguinte já começariam os passeios :D.
Dia 02 – São Pedro e Laguna Cejar
O primeiro tour da viagem aconteceu somente na parte da tarde. Aproveitei a parte da manhã para conhecer a cidade: a Calle Caracoles, a Igreja São Pedro do Atacama, a Praça Central, o Museu do Meteorito (as visitas ao Museu acontecem todos os dias e são guiadas, para saber mais sobre o museu recomendo o post do Vamos por Aí) e a Feirinha de Artesanato local (este é o lugar ideal para comprar souvenires e também uma touca e luvas para se proteger do frio).

Após o almoço, fui à agência. É de lá que sairia a van para o primeiro passeio pelo deserto do Atacama. O tour do dia era para a Laguna Cejar, um lugar lindo, onde é possível entrar em uma das lagoas e nadar. A concentração de sal nesta lagoa é tão grande que é impossível afundar. Bem interessante. Durante o passeio também passamos pelos Ojos del Salar e terminamos o passeio, tomando um pisco sour e admirando o por do sol na Laguna Tebinquiche.

Dia 03 – Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas e Tour Astronômico
Este era o dia mais aguardado da viagem. Desde que comecei a pesquisar quais tours queria fazer no deserto do Atacama, Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, estavam sempre na lista como indispensáveis e imperdíveis.
Este passeio acontece durante o dia todo, passando por lugares incríveis. Laguna Chaxa, Laguna Tuyajto, o Mirante de Piedras Rojas, as Lagunas Altiplânicas: Miscanti e Miñiques, o Vilarejo de Socaire, a placa do Trópico de Capricórnio e o Vilarejo de Toconao.
Caso não saibam, é bom ressaltar que Piedras Rojas está fechada, por tempo indeterminado, e talvez não volte a abrir nunca mais, graças a um brasileiro que resolveu praticar kitesurf nas lagoas, para um programa de TV do Canal Off. A comunidade indígena local fechou todos os acessos possíveis liberando somente, após alguns meses do ocorrido, a visita ao mirante.
Este tour dura o dia todo, saindo 5 horas da manhã e voltando por volta das 16 horas. Já em São Pedro aproveitei o final da tarde para descansar um pouco porque havia marcado para as 22 horas o Tour Astronômico (que foi agendado com bastante antecedência).
Fazia muito frio. O passeio astronômico é dividido em três partes. A 1ª parte é destinada à observação de estrelas, planetas, luas e constelações à olho nu. A 2ª parte é destinada à observação dos astros pelos diversos telescópios espalhados pelo local. A 3ª e última parte é numa parte coberta, onde o guia tira todas as nossas dúvidas e conversamos mais um pouco tomando um chocolate bem quente. Uma verdadeira aula.

Dia 04 – Geisers del Tátio e Valle de La Luna
Depois de voltar bem tarde no dia anterior, o 4º dia no Atacama começou bem cedo. Às 4 horas da manhã a van nos pegou no hostel para o passeio mais frio da viagem. Chegamos nos Geisers del Tátio e quando saímos da van… muito frio… muito mesmo. Estava -17ºC com sensação de -22ºC. Mas a baixa temperatura não nos impediu de passear por entre o caminho demarcado no parque e conferir o quão incrível o lugar fica tomado por fumaças, e às vezes sem nenhuma.
Para os corajosos, há no campo, uma lagoa com água termal para se banhar. Teria coragem de tirar todas as blusas e se banhar na água quentinha e sair no frio depois? Eu não tive!
Neste passeio também conhecemos o Vado Putana, um vale onde antigamente funcionavam os dormitórios de uma antiga mineradora, e o Vilarejo de Machuca, um lugar famoso por vender espetinho de carne de lhama. Eu não tive coragem de experimentar haha.

À tarde, fomos à um dos passeios mais tradicionais do deserto: o Valle de La Luna. Geralmente este é o primeiro tour que fazemos quando chegamos ao Atacama, mas como eu fechei um pacote, tive que seguir a disponibilidade da agência.
O Valle é lindo. Enquanto você caminha da até para se sentir como se estivesse na Lua, mesmo observando ela no céu. Neste passeio, passamos pelo Anfiteatro, o monumento das Três Marias e a Caverna. Após isso, seguimos até o Valle del Coyote, um dos lugares mais disputados do deserto para conferir o por do sol.

Dia 05 – Valle Arco-Íris
Meu último dia no deserto estava reservado para conhecer o Salar de Tara, mas devido ao mal tempo dos últimos dias, os acessos ao Salar foram fechados e todos os tours cancelados. Com isso, para não ficar o último dia sem fazer nenhum tour, decidi conhecer o Valle Arco-Íris.
No passeio ao Valle do Arco-Íris, passamos antes por um lugar chamado Yerbas Buenas, onde pudemos ver diversos petróglifos nas pedras, além de desenhos em baixo relevo, todos datados de centenas e milhares de anos atrás. Após, seguimos até o Valle, onde fizemos uma trilha, de aproximadamente uma hora, conferindo a tonalidade das montanhas e pedras, que mudam de acordo com a concentração de minérios.
Voltei para São Pedro e só me restava arrumar as malas e descansar. No dia seguinte fui para o tour de 4 dias (ida e volta) até o Salar de Uyuni, na Bolívia. Contei nestes posts como foi o passeio: Dia 01, dia 02 e dias 03 e 04. Recomendo também o post do Viajando na Janela, contando tudo o que você precisa saber antes de fazer a travessia.
Dicas para os passeios
- Levar água: em todos os passeios no deserto do Atacama é recomendado levar pelo menos 1 litro de água;
- Passar protetor solar (em passeios onde é possível entrar nas lagoas, como a Laguna Cejar, só é permitido entrar sem protetor solar no corpo, ou com 30 min a 1 hora antes);
- Em passeios que é possível entrar nas lagoas levar roupa de banho;
- Usar calçado confortável, com solado não escorregadio, em todos os passeios. Não é recomendável fazer de chinelos ou sandálias;
- Levar sempre blusa. Ao nascer do sol e quando o sol se poe a temperatura diminui consideravelmente;
- Conferir o valor da entrada de cada passeio e levar o dinheiro em pesos chilenos.
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas de Roteiro de 5 dias no Atacama. Vai para lá e quer mais dicas? Não deixem de conferir nossos posts sobre o deserto. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
Esse roteiro é ótimo para quem só pode viajar no feriado. Curtinho e preciso! Bom saber que dá para aproveitar mais do Atacama em pouco tempo! Ótimas dicas!
O Atacama foi uma das viagens mais incríveis que já fiz! Adorei o seu roteiro, muito pontual! 🙂
Obrigado! 😀 Demais aquele lugar né?
Cada vez que leio sobre o Atacama, minha curiosidade aumenta ainda mais. Deve ser um roteiro bem diferente de fazer. A minha dúvida é se seria um passeio viável com crianças e se seria atraente para elas, o que acha?
Sempre é bom relembrar viagens que marcam a gente e o Atacama é um desses lugares. Quando fui em 2009 não havia alguns passeios que hoje realizam e fico acompanhando para incluir na próxima vez que visitar, que possivelmente sera em 2019. Parabéns pelas lindas fotos e as dicas de lá.
O deserto do Atacama é tudo de bom né? Nós também fomos e amamos! Seu roteiro ficou show, bem parecido com o que fizemos. Ótimas dicas
Para os que foram, quanto gastaram em alimentação neste período?
Olá
Em 5 dias eu gastei aproximadamente 250 reais em alimentação. Os preços são mais ou menos iguais em todos os restaurantes, um almoço com entrada, prato principal e sobremesa custa o equivalente a uns 40 reais. Se for só o prato uns 30,00. Depende do que quiser comer 😉
Muito lindo esse lugar! Tem vàrios fatores que me fazem adiar uma viagem pro Atacama e um deles é justamente escolher o que ver! Vc escolheu 5 dias, mas achou que foram suficientes?
Olá
Então, em 5 dias deu para aproveitar muito, mas, ainda quero fazer dois passeios que não consegui fazer, o Salar de Tara e as lagunas escondidas. Acho que 5 ou 6 dias é sim um bom numero de dias. =)
Que lugar fantástico! Tenho loucura para ir, mas até hoje ainda não deu. Também sou doida para fazer o tour astronômico, deve ser sensacional! Ai que post lindo e que fotos maravilhosas. Aguçou ainda mais o meu desejo. Agora, que vergonha essa do brasileiro fazer kite na lagoa, hein? Minha nossa, sem palavras…
Um sonho !!!Quero muito visitar, fiquei deliciado com as fotos!!Parabens
Muito obrigado 😀
Atacama tem tanta opção, né? E eu amo Piedras Rojas, uma pena que só tá dando pra ir até o mirante 🙁
Pingback: Dia 1 Salar de Uyuni - Tour de 4 dias saindo do Atacama -
Pingback: 1 dia em Santiago do Chile - Uma Viagem Diferente
Pingback: Tour: 4 dias ao Salar de Uyuni saindo do Atacama - Uma Viagem Diferente
Pingback: Embalse el Yeso no inverno - Neve no Chile - Uma Viagem Diferente
Pingback: Como é se hospedar no Hotel de Sal em Uyuni - Uma Viagem Diferente