Eram 4 da manhã quando o despertador tocou. Era hora de levantar e me arrumar para mais um tour no deserto do Atacama. Desta vez conheceria os famosos Geisers del Tatio. Vem com a gente conferir?!
O passeio para os Geisers del Tatio é o que acontece mais cedo dentre todos os passeios no Atacama, isto porque todos falam que ao nascer do sol é quando o lugar fica mais lindo e temos chances de ver as fumaças bem altas.
A van saiu do hostel às 4h30 e um pouco antes das 7hs chegamos na entrada do Parque, que fica a 4.300 metros de altitude. Paramos para pagar a entrada 10.000 pesos chilenos (preço de Junho de 2018) e…
Sumário
Quando saímos da van…. frio…. muito frio. Muito mesmo! Eu estava com uma camiseta, 3 blusas, 2 calças térmicas e um jeans, além de touca, luvas e um cachecol e ainda assim, sentia frio. Só me perguntava: “Quantos graus será que está neste lugar?”. Só depois, nosso guia falou a temperatura. Estava -17°C, com sensação térmica de -22°C. Isso mesmo, menos 22 graus. “Não queria assustar vocês, por isso não falei antes”, disse o guia quando perguntamos por que não nos contou antes sobre a temperatura.
Mas, mesmo com muito frio, começamos a andar por entre os caminhos demarcados com pedras, que chegam bem próximos aos diversos Geisers. O céu azul, praticamente sem nuvens e a bela paisagem a nossa frente, quase que nos faziam esquecer do frio que estava por ali. Um cenário realmente incrível.
As vezes, a fumaça que vinha da água fervendo tomava conta da área e não era possível ver nada. Em outros momentos não havia nenhuma fumaça e ficávamos esperando pela próxima “explosão”.
A paisagem é realmente uma das mais interessantes do Atacama. Depois de um tempo caminhando, chegamos em um ponto onde é possível se banhar em águas calientes, a Piscina Termal dos Geisers del Tatio. Se eu fui? Não mesmo! Imagina o tempo necessário para tirar tantas roupas haha. Entrar na água quente deve ser uma delícia, mas, sair de lá depois, no vento gelado…(bater de dentes) nem pensar. Quem sabe em uma próxima visita. Só os corajosos entraram!
Ficamos mais um tempo por ali admirando a paisagem e tirando várias fotos. Depois, tomamos café da manhã e partimos para o próximo ponto do passeio. O frio ia diminuindo!
A próxima parada do passeio foi o Vado Putana, uma área que servia de moradia para antigos mineradores. O rio, de mesmo nome do Vale, estava completamente congelado devido ao frio, o que deixava a paisagem bem interessante. Por ali pudemos ver algumas lhamas passeando calmamente e vários pássaros sobre o rio.
Segundo nosso guia, o lugar tem esse nome, graças a uma moça chamada Ana, que trabalhava como cozinheira para os mineradores e após o horário de trabalho tinha um “segundo emprego”. Assim, o local de moradia ficou conhecido como o Vale da Puta Ana, e após sua morte teve seu nome oficializado para Vado Putana.
Já voltando para São Pedro e após conhecer o Vado Putana, paramos no Vilarejo de Machuca. O Vilarejo é bem pequeno, com construções em adobe, localizado entre as montanhas da região e com cerca de apenas 15 habitantes.
O local é famoso por vender espetinhos de lhama. Teria coragem de comer? Falam que é bom! Eu não comi. Preferi experimentar o segundo prato famoso do vilarejo: empanada de queijo de cabra (gostoso, mas de longe meu sabor preferido de empanada).
A principal construção é uma igreja, chamada de Igreja de Machuca. Para chegar até ela, temos que subir uma escadaria de aproximadamente 50 degraus, o que não é muito, mas devido à altitude, levamos mais tempo que o que pensamos para subi-los. A igreja só abre aos domingos. Então, só pudemos ver os detalhes de sua construção de longe.
Ficamos ali uns 20 minutos, tempo suficiente para conhecer tudo. Seguimos para São Pedro de Atacama, pois, à tarde outro tour nos esperava.
Há diversas opções de hospedagem em São Pedro do Atacama. Para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei neste post algumas opções, desde hotéis 5 estrelas à hostels. Todas linkadas para o Booking, onde podemos ver mais informações e preços.
Hotéis 5 estrelas: Hotel Cumbres San Pedro de Atacama e o Explora Atacama.
Hotéis 1, 2 e 3 estrelas: Hotel Casa Algarrobo, Las Cornizas de Catarpe, Yakana Hotel, Hotel Tulor, Cabaña Media Luna e o Casa Macaw.
Hostels: Hostal Kirckir, Hostal Campo Base, Aji Verde Hostel San Pedro, Antaira Bed and Tours, Hostal Mamatierra e o La Casa del Pueblo Hostal.
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Pedro do Atacama. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nossos posts: Valle de la Luna, Laguna Cejar, Tour Astronômico. E você já conheceu ou quer conhecer os Geisers del Tatio? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
As regiões do litoral paulista podem surpreender bastante, por isso dar uma chance a elas…
Preparamos para você uma lista com os melhores chalés com hidro na cidade de Santo…
Hospedar-se no Chalé DAMASCO em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência verdadeiramente mágica que…
Hospedar-se no Chalé CACAU em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência incrível que vai…
O Chalé Castanha, localizado na encantadora cidade de Santo Antônio do Pinhal, é indiscutivelmente o…
[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…
Veja os comentários
O passeio no Geisers del Tatio é um dos que eu mais quero fazer quando for no Atacama! É algo bem diferente do que a gente tem aqui no Brasil. Altas fotos, adorei!
Caramba, menos 17 graus. Eu também não despiria a roupa, de jeito nenhum. A que temperatura estava a água termal? Um passeio realmente diferente e uma paisagem deslumbrante
A temperatura da água estava por volta dos 25 graus, bem quentinha, em comparação a de fora haha.
Olha, a primeira coisa que dá vontade é se jogar naquela água quente... mas qdo a gente lê -17 graus, a vontade passe na hora!
Adorei as fotos! Sempre que leio sobre esse passeio todos falam sobre o frio de rachar rsrs Também não teria coragem de comer o espetinho de lhama. Mas a empanada com certeza! Adoro! Lindo post!
Como isso tudo é lindo...estou planejando ir para lá e seus posts estão bem bacanas...já sei aonde pegar dicas. Parabéns!
Ai, eu ia ter um medo do bagulho todo explodir comigo ali...