/Valle de la Luna e por do sol na Pedra del Coyote
Valle de La Luna

Valle de la Luna e por do sol na Pedra del Coyote

Eram 15 horas e a Calle Caracoles, a principal rua de São Pedro do Atacama, estava ficando cheia. Em frente às agencias, haviam vans que levariam os turistas a um dos passeios mais famosos do deserto: o Valle de La Luna, que está a aproximadamente 2250 metros de altitude em relação ao nível do mar. O Valle de La Luna, ou Vale da Lua, é geralmente é um dos primeiros passeios que fazemos na cidade. Vem com a gente conferir esse passeio!?

20 minutos após termos saído da agência, chegamos na entrada do Valle de La Luna, onde tivemos que descer da van e pagar a taxa que dá direito a entrar no parque e fazer o passeio (2.500 pesos para estudante e 3.000 a inteira – Preço de Junho/2018). Todos os passeios que são a tarde, geralmente partem da agência que você contratou, e os que do período da manhã, saem do seu hostel/ hotel.

O Valle de La Luna

Após pagar a taxa, seguimos até a primeira parada do passeio: uma pequena trilha pela Cuevas de Sal, ou Caverna de Sal. O passeio é bem interessante e me lembrou muito o cenário do filme 127 horas. Logo no começo da trilha, nível fácil, passamos por uma área que devemos andar praticamente agachados, e por uma parte em que a escuridão é total. Mas, fique tranquilo, este trecho é curto e logo o aperto acaba e a luz do sol estão de volta. Já no sol novamente, começamos a subir a Cordilheira de Sal, de onde temos uma prévia da paisagem que veríamos logo menos.

Valle de La Luna
Cuevas de Sal

Voltamos para o carro e após alguns minutos chegamos ao Anfiteatro e a Duna Grande, onde saímos e continuamos o passeio a pé. Boatos dizem que foi lá que a NASA fez algumas fotos e testes em suas máquinas. Será verdade? Acho que nunca vamos saber.

Foi nesta área que o nome do lugar fez sentido para mim. Parecia que realmente estava na Lua e, por alguns minutos, admirando a paisagem, esperei com que a gravidade fosse diminuindo e o momento em que começaria a flutuar, como os astronautas no espaço. Uma pena que este momento não chegou, pois seria algo incrível…

Valle de La Luna
Valle de La Luna
Valle de La Luna
Valle de La Luna

Depois passamos pela Pedra do Camelo e pela Pedra das Três Marias, uma formação rochosa que dizem ser três mulheres ajoelhadas rezando. Mas, graças a um turista que resolveu escalar, sem autorização, e acabou quebrando uma delas, agora só tem duas … 

Valle de La Luna
Tres Marias

Por do sol na Pedra del Coyote

Depois das Três Marias e com o horário do por do sol já se aproximando, era hora de ir ao Mirador de Kari, também conhecido como Pedra del Coyote, com esse apelido pela paisagem ser bem parecida ao do desenho Coyote e Papaléguas

A Pedra do Coiote está fechada por conta de uma rachadura, mas há muitos outros pontos bem legais para tirar fotos do por do sol, e como em vários lugares do Atacama, o por do sol é observado nas montanhas, que vão mudando de cor conforme as luzes do sol. Fica Lindo.

Dicas importantes:

  • Levar água: em todos os passeios no deserto do Atacama é recomendado levar pelo menos 1 litro de água;
  • Passar protetor solar (em passeios onde é possível entrar nas lagoas, só é permitido entrar sem protetor solar no corpo, ou com 30 min a 1 hora antes);
  • Usar calçado confortável, com solado não escorregadio;
  • Levar uma blusa para o final do dia. Quando o sol se poe a temperatura diminui consideravelmente;
  • Lanterna para a Caverna de Sal (a lanterna do celular é suficiente);
  • Conferir o valor da entrada de cada passeio e levar o dinheiro em pesos chilenos.

Mapa Valle de La Luna:

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Pedro de Atacama. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nossos posts: Como chegar no Atacama, e Laguna Cejar. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena