/Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche
laguna cejar

Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche

Primeiro dia de viagem, depois de fechar os passeios a ansiedade estava ainda maior. Logo após o almoço, aconteceria o primeiro tour pelo deserto do Atacama: a famosa Laguna Cejar. A laguna está a aproximadamente 30 km da cidade de São Pedro e a 2450 metros de altitude, em relação ao nível do mar. Mas, durante o passeio não passamos apenas por esta laguna. Vem com a gente conferir as paisagens que passamos!?

Laguna Cejar

Após aproximadamente 20 minutos de percurso, passando pelo Salar do Atacama, e quase metade deste percurso por uma estrada de terra, ou melhor, de sal, chegamos a uma pequena casa onde pagamos a entrada de onde passaríamos a próxima 1 hora. 

Este é um dos passeios mais caros do Atacama (15.000 pesos chilenos a entrada – preço de Junho/2018), mas, com certeza, vale a pena. Além da paisagem da Laguna Cejar, com o Vulcão Licancabur ao fundo, este tour é famoso porque os turistas podem entrar em 2 das 3 lagoas do complexo e se refrescar. 

laguna cejar
Laguna Piedra com o Vulcão Licancabur ao fundo

Estava frio. Enquanto muitos turistas tomavam sol e apreciavam a paisagem à beira da Laguna Piedra (que fica ao lado da Laguna Cejar), outros, corajosos, entraram na água gelada e ficaram lá um tempo … flutuando. Isto porque a quantidade de sal na Laguna Piedra é tão grande que é impossível afundar. Dizem que a concentração de sal nestas lagunas é maior do que a encontrada no Mar Morto, será verdade?

laguna cejar

A curiosidade de entrar na água era grande, mas estava esfriando cada vez mais, então decidi molhar apenas as mãos e deixar para entrar completamente em uma próxima visita. Uma dica: evite o contato da água com machucados, cabelo, ou deixar cair nos olhos e bocas. A água é muito salgada e pode arder muito, muito mesmo. 

laguna cejar
Reflexos

Ojos del Salar

Continuando o passeio, fomos até o local onde se encontram os Ojos del Salar (Olhos do Salar). São duas pequenas lagoas de água doce. O guia nos contou algumas lendas de como elas teriam se formado. Uma delas era que no local fizeram algumas perfurações para tentar achar água, e, com o tempo, o buraco abriu, se tornando o que vemos hoje. A segunda teoria seria que os buracos foram feitos por meteoros, que caíram no deserto, a centenas de anos atrás. 

Quando chegamos, os Ojos estavam lotados. Era impossível até chegar perto, mas, alguns minutos depois, as pessoas foram embora e o local ficou vazio. Só nosso tour estava por ali. Com isso, foi possível tirar algumas fotos bem legais.

Ojos del Salar
Ojos del Salar

Laguna Tebinquiche

Mas, antes do passeio acabar, ainda havia um ultimo ponto a ser explorado, a Laguna Tebequiche.

No horizonte, o sol começava a se por atrás das montanhas. Andamos pelos caminhos demarcados, como uma trilha até bem próximo da laguna, e por lá ficamos um tempo admirando a paisagem. Lindo né? 

laguna tebinquiche
Laguna Tebinquiche

O sol se ponto no oeste e os olhos de todos vidrados no lado oposto. É incrível como enquanto o sol vai sumindo as cores das montanhas e seus reflexos na água vão mudando e ficando cada vez mais coloridos. Nem preciso falar que tirei uma tonelada de fotos deste lugar ? Escolher uma delas para colocar aqui foi bem difícil.

laguna tebinquiche
Laguna Tebinquiche

Enquanto fazíamos esta caminhada, nosso guia preparou um lanche, que comemos junto com um copo de pisco. Depois de comer, tiramos mais algumas fotos e voltamos para São Pedro. O tour tinha chegado ao fim.  

Dicas

  • Levar água: em todos os passeios no deserto do Atacama é recomendado levar pelo menos 1 litro de água;
  • Passar protetor solar (em passeios onde é possível entrar nas lagoas, como é o caso deste passeio, só é permitido entrar sem protetor solar no corpo, ou com 30 min a 1 hora antes);
  • Se for entrar na Laguna, levar roupa de banho
  • Usar calçado confortável, com solado não escorregadio;
  • Levar uma blusa para o final do dia. Quando o sol se poe a temperatura diminui consideravelmente;
  • Conferir o valor da entrada de cada passeio e levar o dinheiro em pesos chilenos.

Mapa

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Pedro de Atacama. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post: Como chegar no Atacama, e sobre o tour no Valle de la Luna. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena