Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche
Primeiro dia de viagem, depois de fechar os passeios a ansiedade estava ainda maior. Logo após o almoço, aconteceria o primeiro tour pelo deserto do Atacama: a famosa Laguna Cejar. A laguna está a aproximadamente 30 km da cidade de São Pedro e a 2450 metros de altitude, em relação ao nível do mar. Mas, durante o passeio não passamos apenas por esta laguna. Vem com a gente conferir as paisagens que passamos!?
Sumário
Laguna Cejar
Após aproximadamente 20 minutos de percurso, passando pelo Salar do Atacama, e quase metade deste percurso por uma estrada de terra, ou melhor, de sal, chegamos a uma pequena casa onde pagamos a entrada de onde passaríamos a próxima 1 hora.
Este é um dos passeios mais caros do Atacama (15.000 pesos chilenos a entrada – preço de Junho/2018), mas, com certeza, vale a pena. Além da paisagem da Laguna Cejar, com o Vulcão Licancabur ao fundo, este tour é famoso porque os turistas podem entrar em 2 das 3 lagoas do complexo e se refrescar.

Estava frio. Enquanto muitos turistas tomavam sol e apreciavam a paisagem à beira da Laguna Piedra (que fica ao lado da Laguna Cejar), outros, corajosos, entraram na água gelada e ficaram lá um tempo … flutuando. Isto porque a quantidade de sal na Laguna Piedra é tão grande que é impossível afundar. Dizem que a concentração de sal nestas lagunas é maior do que a encontrada no Mar Morto, será verdade?
A curiosidade de entrar na água era grande, mas estava esfriando cada vez mais, então decidi molhar apenas as mãos e deixar para entrar completamente em uma próxima visita. Uma dica: evite o contato da água com machucados, cabelo, ou deixar cair nos olhos e bocas. A água é muito salgada e pode arder muito, muito mesmo.

Ojos del Salar
Continuando o passeio, fomos até o local onde se encontram os Ojos del Salar (Olhos do Salar). São duas pequenas lagoas de água doce. O guia nos contou algumas lendas de como elas teriam se formado. Uma delas era que no local fizeram algumas perfurações para tentar achar água, e, com o tempo, o buraco abriu, se tornando o que vemos hoje. A segunda teoria seria que os buracos foram feitos por meteoros, que caíram no deserto, a centenas de anos atrás.
Quando chegamos, os Ojos estavam lotados. Era impossível até chegar perto, mas, alguns minutos depois, as pessoas foram embora e o local ficou vazio. Só nosso tour estava por ali. Com isso, foi possível tirar algumas fotos bem legais.

Laguna Tebinquiche
Mas, antes do passeio acabar, ainda havia um ultimo ponto a ser explorado, a Laguna Tebequiche.
No horizonte, o sol começava a se por atrás das montanhas. Andamos pelos caminhos demarcados, como uma trilha até bem próximo da laguna, e por lá ficamos um tempo admirando a paisagem. Lindo né?

O sol se ponto no oeste e os olhos de todos vidrados no lado oposto. É incrível como enquanto o sol vai sumindo as cores das montanhas e seus reflexos na água vão mudando e ficando cada vez mais coloridos. Nem preciso falar que tirei uma tonelada de fotos deste lugar né? Escolher uma delas para colocar aqui foi bem difícil.

Enquanto fazíamos esta caminhada, nosso guia preparou um lanche, que comemos junto com um copo de pisco. Depois de comer, tiramos mais algumas fotos e voltamos para São Pedro. O tour tinha chegado ao fim.
Dicas para o passeio até a Laguna Cejar
- Levar água: em todos os passeios no deserto do Atacama é recomendado levar pelo menos 1 litro de água;
- Passar protetor solar (em passeios onde é possível entrar nas lagoas, como é o caso deste passeio, só é permitido entrar sem protetor solar no corpo, ou com 30 min a 1 hora antes);
- Se for entrar na Laguna, levar roupa de banho
- Usar calçado confortável, com solado não escorregadio;
- Levar uma blusa para o final do dia. Quando o sol se poe a temperatura diminui consideravelmente;
- Conferir o valor da entrada de cada passeio e levar o dinheiro em pesos chilenos.
Mapa Laguna Cejar
Hotéis no Atacama – Onde se hospedar
Há diversas opções de hospedagem em São Pedro do Atacama. Para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei neste post algumas opções, desde hotéis 5 estrelas à hostels. Todas linkadas para o Booking, onde podemos ver mais informações e preços.
Hotéis 5 estrelas: Hotel Cumbres San Pedro de Atacama e o Explora Atacama.
Hotéis 1, 2 e 3 estrelas: Hotel Casa Algarrobo, Las Cornizas de Catarpe, Yakana Hotel, Hotel Tulor, Cabaña Media Luna e o Casa Macaw.
Hostels: Hostal Kirckir, Hostal Campo Base, Aji Verde Hostel San Pedro, Antaira Bed and Tours, Hostal Mamatierra e o La Casa del Pueblo Hostal.
Planejando sua Viagem ao Atacama
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Pedro de Atacama. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post: Como chegar no Atacama, e sobre o tour no Valle de la Luna. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
Pingback: Valle de la Luna e por do sol na Pedra del Coyote - Uma Viagem Diferente
Que visual mais lindo! Morro de vontade de ir para lá. Sabe qual é a melhor época do ano para visitar?
Todos falam que o Atacama é uma viagem que dá para fazer durante todo o ano. Mas se eu escolhesse novamente voltar para lá não iria no inverno pois haviam vários outros passeios fechados por conta de neve. Dei sorte!
São Pedro do Atacama é um dos destinos mais interessantes! O visual é sensacional. Estou criando um roteiro porque quero viajar em breve para lá e essas dicas vão ajudar bastante!
Fico feliz em saber que vou ajudar! Depois quero saber como foi a viagem eim! 😉
Estou cada vez mais curiosa com o Atacama, as paisagens são de tirar o fôlego e me parece que os roteiros são bem curiosos. A minha dúvida é se seria um bom passeio para se fazer com crianças. o que me diz?
Olá,
Vi várias crianças neste passeio andando pelo parque e até se aventurando e nadando na água gelada da logoa! Com certeza elas vão adorar! 😀
Que inocência a minha, pensei que, sendo um deserto, estaria sempre muito calor (excepto à noite, claro). Cada post que leio sobre o deserto do Atacama me deixa mais fascinada. Esse lugar parece chamar-me
Hahha, eu também achava isso, mas, a noite e bem cedinho faz frioooooo, não deixe de levar blusas quando for!
Ta aí um lugar que sou doida pra conhecer!! Amei as dicas, principalmente o tópico com dicas práticas do que levar e o que vestir. Obrigada!
😀 😀
Sempre fui louca para conhecer o Atacama, mas ultimamente tenho visto cada registro espetacular que tenho ficado com ainda mais vontade. Espero poder conhecer em breve e suas dicas serão muito bem utilizadas! 😉
Muito lindo esses lugares?. Sou louca pra conhecer o Atacama e quando for quero conhecer tudooo. As fotos ficaram lindas e adorei as informações.
Obrigado 😀
Pingback: Geisers del Tatio no deserto do Atacama - Uma Viagem Diferente
Pingback: Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Uma Viagem Diferente
infelizmente não pude visitar essas devido ao tempo. Visitei as lagunas escondidas (baltinache), aquelas super azuis, achei incrivel! o atacama é um lugar imperdivel
Pingback: Lagunas Escondidas no Atacama: nade no azul! - Apure Guria!
Pingback: Roteiro de 5 dias no Atacama - Uma Viagem Diferente
Pingback: Viagens pela América do Sul, nossa retrospectiva de 2018
Pingback: Valle Arco Íris no deserto do Atacama - Uma Viagem Diferente
Pingback: O Tour Astronômico no deserto do Atacama - Uma Viagem Diferente