/Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas – Atacama
Piedras Rojas

Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas – Atacama

Um dos passeios mais famosos e que não pode ficar de fora de nenhum roteiro, em uma viagem ao Deserto do Atacama, é visitar Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas. Vem com a gente conferir?!

Eram 5 horas da manhã quando a van chegou no hostel para mais um passeio. Este era o tour mais esperado da viagem e com o maior tempo de duração. Saímos bem cedinho e voltamos ao final da tarde, passando por lugares incríveis.
Antigamente este passeio era feito de forma separada para aproveitar melhor Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas. Devido a alguns acontecimentos em Piedras Rojas, que contarei mais abaixo, este passeio acontece de forma única agora.

Laguna Chaxa

A primeira parada do passeio foi na Reserva Nacional Los Flamencos, onde tomamos café da manhã, com vista para a Laguna Chaxa. Para entrar na reserva é necessário pagar uma taxa de 2.500 pesos chilenos (preço de Junho/2018).

Após o café, nosso guia nos explicou um pouco mais sobre o Salar do Atacama e sobre as espécies de animais e flamingos que existem na região. Também comentou sobre os morros e vulcões que podiam ser avistados dali.

Depois da explicação, tivemos aproximadamente 40 minutos para andar pela trilha da reserva. Fazia frio. O sol estava apenas começando a esquentar a região. A trilha, com 400 metros de extensão, começa em uma área que só podemos ver sal. Sal por toda a parte. Pelo caminho, paramos em algumas áreas de observação, onde há várias placas contando sobre a região e indicando o nome dos vulcões a nossa frente.

Depois de um tempo, e já no final da trilha, chegamos ao ponto esperado: a Laguna Chaxa, de uma cor linda que contrastava com o salar e…. cheiaaaaaa de flamingos. Mas, eles estavam bem longe e foi impossível tirar uma foto boa deles. Por ali ficamos um tempo, antes de voltar para a van e seguir ao próximo destino.

Laguna Chaxa
Laguna Chaxa

Laguna Tuyajto

Partimos da Laguna Chaxa. Um pouco antes de chegar em Piedras Rojas, nos deparamos com a Laguna Tuyajto. Ficamos um tempo no mirante, avistando ao longe a paisagem, pois os acessos a esta lagoa estavam fechados pela quantidade de neve, depois seguimos viagem.

Laguna Tuyalto
Laguna Tuyajto

O Mirante de Piedras Rojas

A próxima parada era a mais esperada do tour: Piedras Rojas. Mas, antes de comentar do que vi neste lugar é bom falar que o acesso ao local está fechado, e só é possível chegar até o Mirante de Piedras Rojas

Piedras Rojas está fechada, por tempo indeterminado, e talvez não volte a abrir nunca mais, graças a um brasileiro que resolveu praticar kitesurf nas lagoas, para um programa de TV do Canal Off. Desde então, a comunidade indígena local fechou todos os acessos possíveis liberando somente, após alguns meses do ocorrido, a visita ao mirante. 

O vento no mirante estava bem forte, o que fazia com que a sensação de frio aumentasse consideravelmente. De lá, podemos ver a lagoa de águas termais, conhecida como Águas Calientes, e as montanhas, todas com coloração avermelhada, o que deu o nome ao lugar, devido a quantidade de óxido de ferro nas rochas.

Mirante de Piedras Rojas
Mirante de Piedras Rojas

As Lagunas Altiplânicas

São conhecidas como Lagunas Altiplânicas o complexo formado por duas lagoas: Miscanti e Miñiques. Paramos o carro na entrada da Reserva, pagamos a entrada, 5.000 pesos chilenos (preço de Junho/2018) e começamos a caminhada em direção as lagoas.

Havia nevado alguns dias antes e o contraste da vegetação com a neve e o céu deixava a paisagem até chegar na Laguna Miscanti incrível. Fomos nos aproximando e aos poucos, a água da lagoa começou a tomar conta da paisagem. Que lugar lindo! 

Observando a paisagem e a Laguna Miscanti até esquecemos da vizinha Miñiques. Quando tentamos ir até lá… surpresa… os acessos estavam interditados, por segurança, devido a grande quantidade de neve. Fica para a próxima.

Laguna Miscanti
Laguna Miscanti

Vilarejo de Socaire

Depois de tantas lagoas e paisagens incríveis, a fome já estava grande, então, paramos em uma cidadezinha chamada Socaire, onde almoçamos em um restaurante à beira da estrada. Acho que todos os tours param por ali. Estava bem cheio. Comemos uma sopa de entrada, e arroz com um frango peruano de prato principal. Estava bom. Após o almoço e antes de voltar para São Pedro andamos um pouco até a Igreja da cidade, que fica em frente a um dos antigos locais de plantação dos incas. Bem interessante.

O Trópico de Capricórnio

Na volta para São Pedro, depois de conhecer Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, paramos no meio da estrada, no local onde está a placa indicativa do Trópico de Capricórnio. Ficamos um tempinho por ali, tirando algumas fotos junto à placa e no meio da estrada, que possui as faixas pintadas em amarelo por se tratar de uma estrada intercontinental ligando o Chile à Argentina.

Toconao

Pensamos que após a placa do Trópico de Capricórnio o tour tinha acabado, mas não… Fizemos uma última parada, em uma cidadezinha chamada Toconao. A cidade é tão pequena que em meia hora conhecemos todos os pontos principais: a praça central com a igreja, e as ruazinhas no entorno da praça, com construções em adobe, onde funcionam lojas de souvenires e alimentação.

Mapa do Passeio:

Dicas importantes:

  • Levar água: em todos os passeios no deserto do Atacama é recomendado levar pelo menos 1 litro de água;
  • Passar protetor solar 
  • Usar calçado confortável, com solado não escorregadio;
  • Levar blusa, touca e luvas. No inicio do dia e quando o sol se poe a temperatura diminui consideravelmente;
  • Conferir o valor da entrada de cada passeio e levar o dinheiro em pesos chilenos.

Planejando sua Viagem para Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Pedro do Atacama. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nossos posts: Valle de la Luna, Laguna Cejar, Tour Astronômico, Geisers del Tatio. E você já conheceu ou quer conhecer Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena