/Valle Nevado no verão – Chile

Valle Nevado no verão – Chile

Um dos passeios mais tradicionais em Santiago é ir até o Valle Nevado. Onde você pode ver as montanhas cheias de neve, esquiar e ver uma imensidão branca. Mas … e se você for pro Chile no verão? Será que vale a pena ir até la e ver o Valle (des)nevado? Sim !!! Muito.

Fechamos o tour com uma empresa chamada Loa Tour Turismo, que fica dentro do Mercado Central, próximo à entrada dos restaurantes (negocie o valor do passeio).

A van nos pegou no Hostel na manhã seguinte bem cedo e partimos (só brasileiros no passeio), são aproximadamente 60km do centro e uma viagem de quase 1h30min.  Antes de começar a subida, o motorista que era bem atencioso e foi contando histórias o caminho todo, passou em uma loja onde no inverno alugam roupas e equipamentos de esqui, e no verão vendia bolachas e salgadinhos, pois no Valle, por ser baixa temporada só estaria funcionando um café, que é bem carinho.

E começamos a subir a montanha.

A estrada é conhecida por suas curvas, são nada mais nada menos que 60 até o Valle Nevado. Ah… 60 curvas de aproximadamente 180º haha. Até Farellones são 40.  A paisagem é incrível e você fica imaginando como são aquelas montanhas no inverno,todas brancas e cheias de neve.

No caminho ao Valle Nevado

Depois das 60 curvas chegamos no estacionamento e ao sair da van …. Friooooo, 4 graus em pleno verão (leve blusas). E veio a pergunta … Será que não veriamos neve? Estávamos enganados. Como no dia anterior choveu e estava frio, havia um pouco de neve e gelo. Outra dica é levar protetor solar, pois mesmo a 4 graus saímos queimados rs.

Cão na ”neve”

Os hotéis e apartamentos só funcionam durante a alta temporada (inverno), nos demais meses do ano permanecem fechados. Só ficando aberto um café, que atende os turistas o ano todo.

Os monitores que cuida do Valle disseram que poderíamos andar pelas montanhas e pelos caminhos onde no inverno funcionam as pistas de esqui. Claro que começamos a subir. Uma subida onde cada vez você quer ir mais alto para ver as montanhas de outros ângulos. Top demais. E como estava frio seria uma boa maneira de aquecer e fazer exercícios #fitness.

valle nevado
Começo da subida, vista dos hotéis e apartamentos
Começando a subida
Local treinamento de esqui

E continuamos a subida. Mas claro, com muitas paradas para observar as incríveis paisagens formadas pelas Cordilheiras.

valle nevado
Valle Nevado
Vista da montanha
Vista da montanha

E no topo desta montanha, depois de muita caminhada. Valle Nevado a 3.000 m de altitude.

Panorâmica

Depois de passar 3 horas nas montanhas do Valle Nevado, pegamos a van novamente e seguimos para Farellones, outra estação de esqui, porem com um nível de dificuldade menor que o Valle, geralmente para iniciantes. Farellones fica 20 curvas abaixo do Valle e ficamos lá uma meia hora, somente para conhecer.

farellones
Vista Farellones
Farellones
Descansando e observando

E voltamos para Santiago, encantados pelas paisagens que tinhamos visto e loucos para retornar em algum inverno e conhecer todo o complexo do Valle Nevado … Nevado! haha

Bom , essas são algumas dicas.

E você já esteve no Valle Nevado ? Curtiu ? Compartilhe sua experiência conosco.Hasta luego.

Diego Arena