/O Tour Astronômico no deserto do Atacama
Tour Astronômico

O Tour Astronômico no deserto do Atacama

Já era noite e o frio só aumentando. Depois de um dia cheio de passeios, segui até o final da Rua Caracoles, de onde às 21 horas sairia o ônibus que nos levaria a mais um passeio pelo deserto: o Tour Astronômico. No horário marcado, o ônibus chegou, entramos e seguimos até o campo de observação. O percurso não é longe, aproximadamente 15 minutos, o suficiente para ficar longe das luzes da cidade. A ideia de fazer o tour veio quando decidi ir ao Atacama e pesquisei quais passeios poderia fazer. O Tour Astronômico não podia faltar. Vem com a gente conferir?!

Tour Astronômico

O tour é dividido em três partes e começa com uma introdução sobre a história da astronomia, um pouco sobre as principais constelações e quais planetas e estrelas conseguiríamos ver. Assim, depois disso, o guia tirou um laser de cor verde do bolso e começou a desenhar no céu, como se estivesse fazendo um mapa. É incrível como o laser apontava certinho a estrela ou ponto desejado! 

“O que estamos vendo?”, pergunta o guia. “Um planeta? Uma estrela?” Foi possível ver a Lua, Marte, a Constelação de Escorpião, o Cruzeiro do Sul, Vênus e milhares de estrelas. Milhares. 

Após quase uma hora observando o céu a olho nu, chegou a hora mais esperada do passeio: os telescópios. Mas antes, o guia passou nos contando sobre cada um dos modelos que haviam no campo de observação e para onde cada um estava apontando. Assim, depois disso tivemos um tempo para andar e olhar todos eles: Marte, Vênus, as Luas de Saturno, uma nebulosa, um agrupamento de estrelas e… a lua. E através de um dos telescópios podemos fotografa-la. Demais né?

Tour Astronômico
Lua

Chegamos então à terceira e última parte do tour. Entramos em uma casinha, ao lado do campo de observações, onde nos serviram um copo de chocolate quente para nos esquentar do frio. O chocolate estava uma delícia, enquanto isso o guia começou a responder as diversas perguntas e dúvidas dos turistas e contou mais e mais histórias. Alguns minutos depois o ônibus voltou para nos levar novamente ao centro de São Pedro. O tour tinha acabado. 

ps: O tour não acontece nos dias de lua cheia, pois a claridade da lua atrapalha a observação do céu.

Dicas importantes:

  • Levar água: em todos os passeios no deserto do Atacama é recomendado levar pelo menos 1 litro de água;
  • Usar calçado confortável, com solado não escorregadio;
  • Levar uma blusa, ou duas, touca e luvas. Como grande parte do tour é ao ar livre, as temperaturas são bem baixas.
  • Dependendo de qual agência você quiser contratar, como a Space, é necessário fazer a reserva do passeio com antecedência. 

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Pedro do Atacama. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nossos posts: Valle de La Luna, Laguna Cejar e Como chegar em São Pedro do Atacama. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena