/Um passeio pelo Jardim Botânico de Curitiba, no Paraná
Jardim Botânico de Curitiba

Um passeio pelo Jardim Botânico de Curitiba, no Paraná

Um dos passeios imperdíveis em uma viagem à Curitiba é visitar um dos principais cartões postais da cidade: o Jardim Botânico de Curitiba.

O Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico de Curitiba, ou Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, com esse nome para homenagear a pioneira do urbanismo de Curitiba, foi inaugurado em 1991 e desde então atrai milhares de pessoas para conhecer sua famosa estufa. Porém, uma visita ao jardim pode render várias outras experiencias, como conhecer o Jardim Frances, o Jardim das Sensações e o Museu Botânico de Curitiba. 

Jardim Botânico de Curitiba
Escultura Amor Materno

Antes de chegar na estufa todos os visitantes passam pelo Jardim Francês. Com suas flores coloridas bem características, que vão desde a entrada do jardim até a Estufa. Nele podemos ver a escultura Amor Materno, de 1907, feita pelo escultor João Zaco Paraná, que é “uma homenagem da comunidade polonesa a todas as mães paranaenses que, geradoras da vida, dão alma à Curitiba Tricentenária“.

Jardim Botânico de Curitiba
Vista para a Estufa

Após passar pelo Jardim chegamos à Estufa. Construída inteiramente em ferro e vidro. Sua arquitetura, inspirada em um palácio de cristal inglês, é vista de longe e chama a atenção dos visitantes. A estufa é climatizada e no seu interior há várias espécies da Mata Atlântica, além de uma pequena cascata. Bem bonita.

Jardim das Sensações

Só conheci este espaço na minha segunda visita ao Jardim Botânico, o Jardim das Sensações fica em uma parte um pouco escondida. Este jardim tem uma temática diferente e bem interessante. Em um percurso de 200 metros você deve interagir com as plantas e flores, passando a mão para sentir suas texturas seus aromas. O interessante e indicado é andar vendado. Não vale arrancar as flores para senti-las eim haha.

Museu Botânico Municipal

Para chegar ao Museu Botânico de Curitiba, que foi inaugurado em 1992, você caminha por uma ponte de madeira sobre o lago. Um local que também rende ótimas fotos. No museu acontecem  programas de educação ambiental, além de exposições e uma biblioteca com mais de 400 mil amostras de plantas. Quando passei por lá estava fechado. Quem sabe em uma próxima né?

Como chegar e Horário de Funcionamento

O Jardim Botânico de Curitiba está localizado na Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°. Funciona diariamente das 06h00 às 20h00 durante o horário de verão e das 06h00 às 19h30 durante o horário de inverno.

Bom, essa é mais uma dica de passeio por Curitiba.  E você já esteve por lá? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Até o próximo post.
Diego Arena