/Tudo sobre a ID Jovem

Tudo sobre a ID Jovem

Ahh viajar é maravilhoso ? O único problema é que nem sempre o orçamento e o desejo de viajar caminham juntos. E quantas vezes já adiamos uma experiência de conhecer um novo lugar ou visitar alguém querido em outro estado?!

Pois é! Mas nem só de desejos contidos sobrevive um jovem viajante né?..haha

A boa noticia é que para quem tem entre 15 e 29 anos, agora dá para economizar com os custos de passagem em viagens interestaduais, por transporte terrestre ou marítimo para qualquer estado do Brasil. Isso mesmo. Se você se enquadra nesta faixa etária e pode comprovar renda de até 2 salários mínimos, tem direito à gratuidade.

Funciona assim: Por se tratar de um programa do Governo Federal, você primeiramente precisa estar cadastrado no CAD (Cadastro Único). Esse é o cadastro que dá direito à vários programas sociais.

Para ter acesso ao beneficio é bem simples. Baixe o aplicativo, chamado ID Jovem (disponível para Android ou IOS), caso você não tenha acesso a nenhum smartphone, também pode acessar pelo computador, através do link: https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem. Depois é só preencher seus dados conforme solicitado: Número do NIS (Caso você não saiba o seu número de NIS, pode consultar através do link https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/validar), nome completo, data de nascimento e nome da mãe).

id jovem.png
ID Jovem

Assim que inseridos, estando corretos os dados, você será direcionado a uma tela onde serão exibidas as suas informações de acesso, juntamente com um QR Code e uma breve descrição sobre os benefícios concedidos através da ID Jovem.

Caso haja alguma inconsistência de dados ou seu cadastro não seja localizado, fique tranquilo, você só precisará procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade e solicitar a inclusão dos seus dados no CAD. Feito isso é só preencher novamente as informações no aplicativo ou no site e gerar sua ID Jovem.

Pronto. Escolha o destino e aproveite! Além do transporte gratuito você também tem direito a 50% de desconto em qualquer evento cultural em território nacional: cinema, teatros, shows…

Vale lembrar que alguns pontos importantes devem ser seguidos:

  • Imprima o Cartão da ID jovem. Nele contém o QR Code que será utilizado para validar a retirada das passagens ou a meia entrada em eventos.
  • Depois da escolha do destino, você precisa retirar sua passagem no guichê da empresa de ônibus que fará seu trajeto. É importantíssimo saber que as passagens DEVEM ser solicitadas e retiradas no mínimo três horas antes da viagem.
  • O benefício só se aplica a viagens em ônibus convencionais. Assentos como leito, semi-leito ou outras variações estão descobertas pelo beneficio. É sempre bom dar uma olhadinha antes no site da viação escolhida, e consultar a disponibilidade de viagens convencionais dentro dos horários e datas que você pretende viajar. Organize-se, afinal, toda viagem pede planejamento.
  • Fique atento, toda viação é obrigada a reservar dois assentos para atender a demanda de viajantes através da ID Jovem. Na ausência de lugares no ônibus escolhido, deve-se conceder no mínimo 50% de desconto na compra de assentos regulares.

Bom galera, é isso. Então, vai viajar pelo Brasil?! Aproveite. É um direito seu!

Para maiores informações visite a pagina ID Jovem no Facebook. Tem bastante informações e você também pode tirar dúvidas.

E você? Vai viajar ou já viajou através do programa social?

Compartilhe sua experiência com a gente e ajude a espalhar essa notícia. Poste no insta aquela foto linda do seu destino e use a hashtag #umaviagemdiferente #idjovem #viagembr e marque nosso perfil @umaviagemdiferente.  Porque viajar é tudo de bom!

Até o próximo post,

Daniele Souza