Visita a Arena da Baixada em Curitiba
Durante o 2º ERRBV, que aconteceu na cidade de Curitiba, visitamos o Estádio Joaquim Américo Guimarães, mais conhecido como a Arena da Baixada, ou, o Caldeirão do Atlético Paranaense. Vem com a gente conferir como foi a visita?!
Sumário
A Arena da Baixada
Teto reclinável, captação de água de chuva para regar a grama, captação de energia solar, áreas de todo o estádio com sensores de presença para evitar o uso abusivo de energia, catracas com biometria e uma base da polícia no interior da Arena. Tudo isso, e mais um pouco fazem com que a Arena da Baixada seja considerado como o estádio mais moderno da América Latina.
A Visita
A visita começou em um dos acessos da Arena da Baixada, onde vimos um painel que contava sobre quais jogos da Copa do Mundo de 2014 aconteceram por ali. Foram eles: Irã 0x0 Nigéria; Honduras 1×2 Equador; Austrália 0x3 Espanha e Argélia 1×1 Rússia. Também vimos duas maquetes, uma do antigo estádio e o da nova arena. Bem interessante.
Setor Vip e Camarotes
Depois seguimos até o topo das arquibancadas, onde vimos o setor VIP, a área reservada à convidados e familiares dos jogadores e os camarotes. Já se imaginou vendo um jogo em um setor particular, com comidas e bebidas livres? Segundo o nosso guia do tour, o preço do camarote para 12 pessoas é em torno de 7.500 reais (novembro/2018).
Arquibancadas
Das arquibancadas podemos ver os detalhes da construção do estádio, a grande treliça que suporta o teto, e a cobertura, que pesam cerca de 300 toneladas. Este é um grande diferencial da Arena da Baixada, em comparação aos outros estádios. O teto é retrátil, o que permite com que em dias de muito calor o teto fique aberto e em dias de frio e chuva, todos assistam aos jogos/ shows sem se molhar. Outra curiosidade é que o tempo de abertura/fechamento do teto é de 26 minutos.
Área de Transmissão, Sala de Imprensa e Vestiários
Depois da arquibancadas passamos pela área de transmissão, onde ficam os repórteres e jornalistas, e em seguida fomos até a Sala Coletiva de Imprensa. Local onde o técnico da suas entrevistas.
Um dos principais pontos do tour na Arena é o vestiário. Gigante. Área de recuperação, com banheiras com gelo e de água quente, área de chuveiros, armários e uma área para aquecimento e conversas com o técnico e equipe.
O Campo
E por fim, saímos do vestiário em direção ao campo. Deste local pudemos ter uma noção do que os jogadores sentem ao serem vistos por milhares de pessoas. Aliás, na Arena da Baixada, a capacidade é de aproximadamente 42 mil torcedores.
O campo mede 105×68 metros, e só para ter uma ideia de tamanho, o telão que fica em cima do gol tem 77m², maior que muitos apartamentos.
E foi ali que nosso tour pelo estádio mais moderno da América Latina terminou. Ahhh… também há uma loja para quem quiser comprar algum item do Atlético Paranaense.
A Visita
Horário: De terça à domingo, às 09h30, 10h30, 11h30, 14h, 15h e 16h.
Entrada: R$20 (inteira), R$10 (meia e socio torcedor, mediante a comprovação).
Endereço: Rua Buenos Aires 1260
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Curitiba. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post: Jardim Botânico, 1 dia em Curitiba. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Até o próximo post.
Diego Arena
Os novos estádios de futebol por todo o Mundo são cada vez mais uma atração turística…
Fala Diego!
Como não fomos na Arena da Baixada no Encontro RBBV, já me sinto na obrigação de voltar em Curitiba para conhecer este estádio super tecnológico. (quem sabe quando eu voltar, assisto até um jogo lá do camarote #sqn kkk)
Abraços
Este é o estádio mais moderno da América Latina e também o estádio mais querido que existe no mundo, pelo menos pra mim, que sou torcedor fanático do Atlético! Muito legal esta visita ao estádio! Programa imperdível em Curitiba! Abraços!
Já assisti jogos pela televisão, mas nunca tinha reparado nos detalhes do estadio. Gostei desse formato quadradão dele.
bahhh vcs se divertiram um monte depois né hauahe com ctz teve perna de pau no grupo mas o q vale é rir! muito legal para quem curte futebol!
Pingback: Trem Curitiba Morretes e o que fazer na cidade - Uma Viagem Diferente
Um passeio muito bacana para quem gosta de futebol. Me senti lá com você lendo o seu post 🙂
Estive em Curitiba, mas nem sabia dessa opção de passeio. Achei bem legal a Arena da Baixada.