/Trem Curitiba Morretes e o que fazer na cidade
Trem de Morretes até Curitiba

Trem Curitiba Morretes e o que fazer na cidade

Um dos passeios mais famosos de trem do Brasil acontece entre as cidades de Curitiba e Morretes. Vem com a gente conferir esse bate e volta e como foi o passeio de trem Curitiba Morretes?!

Ida à Morretes

Existem duas formas de se chegar em Morretes, uma delas é indo de trem, outra, de carro ou ônibus, descendo a Estrada da Graciosa.

Nosso passeio começou bem cedo. Fomos até a estação da Serra Verde, em Curitiba, onde pegamos uma van com destino à Morretes. A estrada da Graciosa é linda, cheia de curvas e belas paisagens. Pelo caminho passamos por alguns mirantes, e em alguns deles há pequenas lojinhas que vendem milho verde e as famosas balas de banana da região. Não paramos pois a neblina estava bem forte.

Estrada até Morretes
Estrada até Morretes

Parque Higeospar

Logo na entrada da cidade de Morretes, ainda na Estrada da Graciosa, fica o Parque Higeospar, a mais nova atração da cidade, aberta no final de 2018.

O Parque nada mais é que uma grande maquete, com algumas partes automatizadas, que conta a história do estado paranaense e seus principais pontos turísticos. Podemos ver o trem de carga, a usina de Itaipú e as Cataratas do Iguaçu.

hisgeopar
Hisgeopar

O que fazer em Morretes

Morretes é uma cidade histórica, fundada no século XVIII. Embora pequena, tem seu charme e não precisamos de um roteiro especifico para conhecê-la.

A melhor maneira de conhecê-la é andando por suas ruas. Passamos por casas antigas bem coloridas, onde funcionam restaurantes, lojas de souvenires, de artesanatos e espaços culturais. No final da rua principal fica a igreja Nossa Senhora do Porto, de 1769.

Aos finais de semana funciona uma feirinha, às margens do Rio Nhundiaquara, bem próximo à ponte metálica que liga os dois lados da cidade.

A dica é comprar na feirinha as famosas balas de banana. São uma delícia. Humm…. E já que o assunto agora é comida, não podemos deixar de provar o famoso barreado, o prato mais típico da cidade.

O que fazer em Morretes
Ponte em Morretes

Onde comer e o que é o famoso Barreado

Chegamos em Morretes quase 12horas. Todos com fome. Fomos direto ao restaurante Madalozo, comer o prato mais típico da cidade: o Barreado. 

O Barreado nada mais é que uma carne cozida em uma panela de barro por mais de 10 horas. Na hora em que vamos comer, a carne é colocada em um prato onde é acrescentado farinha de mandioca. Em seguida, devemos mexer até formar uma pasta. O prato também acompanha peixe, camarão, arroz, batatas fritas e banana à milanesa. É bem gostoso!

Trem de Morretes à Curitiba

O passeio de trem de Curitiba à Morretes, ou no sentido contrário durante o por do sol, é considerado um dos passeios de trem mais bonitos do Brasil.

A ferrovia que liga Curitiba à Paranaguá foi inaugurada em 1885.

Com duração de aproximadamente 4 horas, o trem passa por paisagens lindas pela Serra do Mar. Fizemos o passeio com a Serra Verde Express, que possuí diversas categorias de vagões e pacotes.

Trem de Morretes até Curitiba
Trem

Algumas das paisagens que vemos pelo caminho:

E para finalizar o passeio de um dia inteiro entre Curitiba e Morretes, nos deparamos com esse por do sol incrível.

Por do Sol em Morretes
Por do Sol

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Morretes. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post: Arena da Baixada, ERBBV 2018, Jardim Botânico de Curitiba. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Até o próximo post.

Diego Arena