/Av. Paulista – São Paulo

Av. Paulista – São Paulo

Da agitação à calmaria… a Av. Paulista, que é uma ou A MAIS importante avenida da cidade de São Paulo com quase 3km de extensão e parada obrigatória para todos os moradores e turistas. Nela vemos diversos edifícios de serviços, bancos, áreas culturais, residenciais, shoppings, diversas manifestações, festas e muita miçanga#humanasfeeling.  

O que fazer na Av. Paulista

Há três estações de metrô na Paulista: BrigadeiroTrianon e Consolação. Sempre que vou andar por ali, desço na Consolação, a parte mais movimentada e agitada. Mas por aqui começarei o “tour” a partir da Brigadeiro kkk.

Ali perto do metrô Brigadeiro, fica o Shopping Pátio Paulista e a Casa das Rosas, projetada por Ramos de Azevedo, um centro cultural bem interessante voltado à poesia e literatura. Nos fundos dessa casa há um café/restaurante, um ótimo lugar para tomar algo, bater papo, ler um livro e desenhar.

Do jardim da Casa das Rosas você pode ver um grafite bem colorido homenageando o Oscar Niemeyer, feito pelo Kobra, artista com diversas obras espalhadas pela cidade. Bem embaixo do Mural, está o Japan House, um centro cultural destinado para exposições e mostras da cultura japonesa.

Niemeyer
Grafite Oscar Niemeyer

Também na Brigadeiro está o SESC Avenida Paulista, a vista da cobertura do edifício é incrível. É possível ver toda a avenida e todos os seus pontos turísticos.

SESC Avenida Paulista
Mirante

Andando sentido Consolação você passa pelo Itaú Cultural, onde sempre há uma exposição legal. E quase em frente fica o Top Center, um ótimo lugar para fazer gordices #fome.

E mais pra frente o Centro Cultural da FIESP, onde também fica o Teatro Cultural do SESI, com várias peças gratuitas. Seguindo, você passa pelo Shopping Cidade São Paulo, de onde você pode ver a Escultura de Tomie Ohtake, inaugurada em Janeiro de 2016.

Escultura de Tomie Ohtake, 2015
Escultura de Tomie Ohtake, 2015.

E diante da agitação e correria que é a Paulista, aparece o Parque do Trianon (Parque Tenente Siqueira Campos), uma área onde é possível até ouvir o barulho de pássaros e esquecer um pouco do caos que está a sua volta. Aos domingos e feriados funciona uma feirinha de artesanato na frente do seu portão principal.

Em frente ao Trianon está o MASP, Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, um dos museus mais importantes da cidade. Com um acervo bem interessante, além de receber exposições temporárias. Aos domingos, em seu vão livre, acontece a Feira de Antiguidades. E atrás do museu fica o Mirante 9 de Julho, restaurado e aberto ao público recentemente.

Mas se engana quem pensa que só há um parque na Paulista, além do Trianon há o Parque Mario Covas, onde está localizado um Centro de Informação Turística da cidade de Sampa.

Outro edifício bem importante na Paulista é o Conjunto Nacional, projetado pelo arquiteto David Libeskind. Um edifício misto, onde fica a Livraria Cultura, considerada a maior livraria do país, é dividida em três unidades no próprio Conjunto Nacional. Do outro lado da rua mais um Shopping, o Center3, projetado por Ruy Ohtake, onde além das lojas, aos finais de semanas funciona mais uma feirinha. Sim… Feirinhas não faltam na Paulista.

Conjunto Nacional
Conjunto Nacional

Esta é a parte da Paulista mais agitada, por conta de ser bem próxima à Rua Augusta, com seus diversos barzinhos e baladas, sempre cheia a qualquer hora do dia e principalmente a noite. Conseguiria escrever muito sobre esta famosa rua… quem sabe um futuro post? kk.

Perto da Rua Augusta está o IMS, Instituto Moreira Sales. Um local que vale a pena a visita.

Na Paulista também acontece diversos eventos que trazem muitas pessoas para a região, como a Parada Gay, Corrida de São Silvestre, festa do Réveillon.

Paulista Aberta

Desde 2015, todos os domingos, a Avenida fica aberta ao público, sem a passagem de automóveis (das 7hs às 18hs). Com isso você pode aproveitar de diversas maneiras: praticando esportes, como bike, patins, skate e corrida (a ciclovia da Paulista funciona todos os dias). Você pode dançar, cantar, fazer pique nique, até brincar com bambolês e fazer bolhas de sabão. A Paulista é nossa!

E para finalizar mais um Sketch da Av. Paulista .

Avenida Paulista
Sketch Avenida Paulista

Onde se Hospedar na Avenida Paulista

Na Avenida Paulista há 2 hotéis, mas na região as opções são muitas. Fiz um post mostrando várias opções: Hotéis na Avenida Paulista e região.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

E você ja andou pela Av. Paulista? O que mais gosta de fazer por lá? Compartilhe sua experiência conosco.

Até mais,

Diego Arena