/Visita à Casa de Vidro em São Paulo
Casa de Vidro Lina Bo Bardi

Visita à Casa de Vidro em São Paulo

A Casa de Vidro, projetada por Lina Bo Bardi é uma das construções mais importantes da vida da arquiteta e da história da cidade de São Paulo. Vem com a gente conferir como foi fazer um tour e conhecer a casa?!

Casa de Vidro Lina Bo Bardi

A Casa de Vidro foi o primeiro projeto construído da arquiteta Lina Bo Bardi. Para quem não a conhece, foi ela que projetou o MASP – Museu de Arte de São Paulo, localizado na Avenida Paulista e também o SESC Pompéia, dois cartões postais da cidade. 

Residencia por mais de 40 anos do casal Bardi. A Casa de Vidro está foi construída, em 1950, em uma antiga fazenda de chá, em um terreno de 7.000m², no bairro do Morumbi. E ficou conhecida com este nome por conta de sua fachada, toda em vidro, parecer flutuar sobre os pilares e as árvores do jardim. 

Casa de Vidro Lina Bo Bardi
Casa de Vidro Lina Bo Bardi

Hoje, no local, funciona o Instituto Bardi, que tem como objetivo promover a arquitetura, design e arte popular.

A visita

Começamos o visita pelos jardins e acesso, onde nos é explicado todos os detalhes do projeto e como foi construída a casa. 

Os jardins, que hoje se parecem mais como uma grande floresta, com árvores de todos os tipos e tamanhos ocupam uma área de 7.000m² e foi inteiramente projetado pela arquiteta. É bem interessante ver a casa “conversando” com a vegetação.

Casa de Vidro Lina Bo Bardi
Detalhes

Pelo jardim podemos ver várias árvores frutíferas, como este pé de jaca, além de uma horta. 

Casa Lina Bo Bardi
Jaca

Depois de conhecer toda a área externa, era hora de conhecer a parte interna da casa (neste espaço não é permitido fotografar). Passamos pela garagem, sala de estar, sala de jantar, biblioteca, cozinha, sanitários, quarto de hospedes e o quarto do casal. 

Interior

É muito interessante ver como a arquiteta se preocupava com os espaços, principalmente os espaços sociais, como a sala de estar e jantar. Era ali que aconteciam diversas reuniões e encontros de artistas, arquitetos e pessoas influentes da época. Grande parte dos móveis são originais, e praticamente todos foram desenhados por Lina.

Além deste caráter social, a casa foi projetada para ser o mais autossuficiente possível. Devido as enormes janelas de vidro, não era necessário gastar com energia elétrica até o sol se por. As árvores também foram estrategicamente posicionados para fazer sombra e deixar a casa mais “fresca”. Lixos eram separados, e todos os restos de alimentos da cozinha iam direto, por uma tubulação, para uma área para ser transformado em adubo para o jardim. Demais!

Ficamos conhecendo a casa por aproximadamente 30 minutos e depois descemos novamente para o jardim. A visita tinha terminado. Mas, não podia deixar de tirar uma foto nessa casa, que foi um marco na arquitetura e na vida de Lina, abrindo portas para outros projetos que até hoje são marcos da cidade de São Paulo. 

visitando a casa da Lina Bo Bardi
Eu na Casa de Vidro Lina Bo Bardi

Mapa

A visita ao Instituto Bardi/ Casa de Vidro acontece de quinta à sábado, e é sempre guiada por monitores. Acontecem às 10h, 11h30, 14h e 15h30 e o ingresso custa R$20 inteira e R$10 a meia (preço de dezembro/2018). É recomendado mandar um e-mail antes, principalmente se a visita for em grupos com mais de 15 pessoas. 

Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi – São Paulo 
Tel: +55 (11) 3744-9902 Email: info@institutobardi.org
Informações: visita@institutobardi.org

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Paulo. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nossos posts: Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera, Museus para conhecer em São Paulo. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Até o próximo post.

Diego Arena