Exposição 50 anos de Realismo, no CCBB-SP

Atualizado em

Está rolando no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, o CCBB-SP, a exposição 50 anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual. Vem com a gente conferir a Exposição?!

Exposição 50 anos de Realismo

Logo que entramos no CCBB, nos deparamos com a escultura Nikutai, de Giovani Caramello, e duas imagens, que ao longe parecem fotografias, mas quando chegamos perto descobrimos todos os seus detalhes. Sim, são pinturas! E estas obras são só o começo da exposição, que conta com cerca de 90 obras, entre pinturas, vídeos e esculturas, feitas por 30 artistas do mundo todo. 

CCBB SP
Hall de acesso

Após conferir as obras do térreo pegamos o elevador e fomos até o 4 pavimento do CCBB. A organização da exposição sugere que começamos a conferir a exposição de lá e vamos descendo até o subsolo.

As obras:

CCBBSP
Black and Blue Berries

No 4º pavimento estão as obras dos primeiros pintores que se dedicaram ao hiper-realismo, como John Salt e Raph Goings. A minha obra preferida, neste setor, foi: Black and Blue Berries, feita em 2008, do artista Ben Schonzeit. Incrível né?

No 3º e 2º pavimentos estão obras que retratam: paisagem, paisagem urbana e natureza morta, além de esculturas. Ali estão mais duas esculturas do Giovani Caramello: Sozinho, de 2014 e Diálogo, de 2018.

Giovani Caramello
Diálogo

Neste andar, o que me surpreendeu, foram as obras de Pedro Campos: Macarron Sensation, A Hot Day e Jelly Bean Delight. Os detalhes dessas pinturas são muito bons e eu da vontade, literalmente, de comer as obras, haha.

Detalhes é o que não faltam nas obras Ben Johnson, que representa prédios e suas estruturas, e nas obras de André Castellanos, que pintou um Shopping Center de New York, em um dia de neve e frio. Me senti dentro deste shopping ao ver a pintura. 

Pintura Hiperrealista
Shopping Center de New York

Ahhh… Outra obra incrível, neste andar, é a Wave in the Light of the Moon, feita em 2016, da artista Antonis Titakis. 

Wave in the Light of the Moon
Wave in the Light of the Moon

No 1º Pavimento e no Subsolo estão obras que exploram a realidade virtual. No subsolo, a obra mais disputada é uma piscina de bolinhas, que representa uma banheira. Nesta obra, entramos na piscina de bolinhas, colocamos um óculos 3D e conferimos as obras da artista. O cenário e experiência nos colocam dentro de tudo que ela quis nos passar. Demais!  

Bom, não ficarei contando muito sobre a exposição. Não teria graça conferir pessoalmente depois, não é mesmo? O legal é ir para a exposição e se surpreender!

Onde e Quando

Período da exposição: 07/11/2018 à 14/01/2019
Horário: das 9h às 21h – De Quarta à Segunda
Entrada franca.
Onde fica: R. Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo (Próximo ao metrô Sé)

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Paulo. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post: Museus de São Paulo. E você já foi conferir a Exposição 50 anos de Realismo? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Até o próximo post.

Diego Arena

5 comentários em “Exposição 50 anos de Realismo, no CCBB-SP

  • 11/12/2018 em 00:12
    Permalink

    Muito boa essa exposição!!! Só fiquei triste porque sai de cartaz 14/01/19. Chego em São Paulo dia 16/01/2019! Vou torcer para que seja estendido o prazo!

    Resposta
  • 11/12/2018 em 22:49
    Permalink

    Caraca!! Fiquei apaixonado por esse realismo todo!! Meu Deus!! Deve ter dado vontade de comer, realmente aquelas duas obras de Pedro Campos! rsrs

    Resposta
  • 14/12/2018 em 12:34
    Permalink

    O CCBB é demais…eu adoro ir nas exposições aqui do Rio. Nunca fui em SP e essa exposição está demais, bem impactante. Vai ser um dos próximos lugares para colocar no meu roteiro, com certeza! Gosto mt de sampa!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.