Unilivre Curitiba, visita à Universidade, pedreira e mirante

Atualizado em

Colocar uma Universidade em um roteiro de viagem é no mínimo diferente. Mas contarei neste post o porque vale a pena visitá-la. Vem com a gente conferir como foi a visita à Unilivre Curitiba?!

Estávamos no 2º ERBBV, o encontro de blogs de viagem que aconteceu em Curitiba em 2018, e fomos conhecer o percurso do ônibus de turismo da cidade, e uma das paradas que descemos foi a da Unilivre – a Universidade Livre do Meio Ambiente, localizada no Bosque Zaninelli.

Unilivre Curitiba

Inaugurada em 05 de Junho de 1991, no dia do Meio Ambiente, a Unilivre  é uma organização cultural e educacional independente e foi pioneira mundialmente em funcionar com o propósito de disseminar conhecimento ambiental para todas as camadas da população. Com o propósito de conscientizar os cidadãos sobre seus direitos e deveres com a natureza, a universidade ministra cursos regulares e de pós graduação EAD em diversas áreas. 

Descemos do ônibus e seguimos a pé. Para chegar na universidade devemos passar por uma pequena trilha, um caminho em madeira com uma mata bem densa ao redor. Um caminho bem bonito e palco para várias fotos.

O que fazer em Curitiba
Chegando na Pedreira

Ao final do caminho chegamos ao local onde antes funcionava uma pedreira. Ali há um lago com 120 metros de extensão e o início da rampa de acesso à Universidade. Uma curiosidade: dizem que o lago tem o formato do estado do Paraná.

Pedreira em Curitiba
Pedreira Unilivre
Diego Arena lago em curitiba
Eu olhando a antiga pedreira

Toda a área construída da Universidade foi feita com troncos eucalipto e madeira de reflorestamento. E toda a estrutura tem a forma helicoidal. Saímos do nível do lago e vamos subimos uma rampa, onde ficam as salas de aula. 

Geralmente
passeio diferente em curitiba
Passarela helicoidal até o mirante
Salas de Aula Universidade Livre do Meio Ambiente
Vista salas de aula

Depois de subir aproximadamente 15 metros chegamos em uma área chamada de Mirante, de onde temos uma vista da antiga pedreira e do lago. 

Mirante no Paraná
Vista do Mirante

Se quiser saber um pouco mais sobre a universidade: https://unilivre.org.br/

Mapa

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Curitiba.E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

12 comentários em “Unilivre Curitiba, visita à Universidade, pedreira e mirante

  • 25/04/2019 em 03:23
    Permalink

    Esse foi um dos passeios de que mais gostei em Curitiba. Dá para ficar a tarde inteira contemplando aquela pedreira. Ótimo para quem viaja com crianças e também para quem foge de pontos turísticos superlotados. Excelente post!

    Resposta
  • 25/04/2019 em 23:12
    Permalink

    A Unilivre é linda! Quando meus filhos eram pequenos, cada final de semana nós os levávamos em espaço ou parque diferente (moro aqui) e Curitiba tem muitos, a grande maioria foi obra e criação do Jaime Lerner, o prefeito arquiteto e urbanista que revolucionou Curitiba. Os que eu mais gostava era a Universidade Livre do Meio Ambiente e o Parque Tanguá, que também acho espetacular. Vc chegou a conhecer o Tanguá?
    Abs,

    Resposta
    • 29/04/2019 em 16:23
      Permalink

      Olá
      Eu fiz arquitetura, e na faculdade, quando estudavamos urbanismo sempre tinha o Jaime Lerner, ele fez coisas incríveis por ai!
      Passei pelo Tanguá, bem bonito também o parque =)
      Abs

      Resposta
  • 26/04/2019 em 08:26
    Permalink

    Ah! Lembro de ter ido para a Unilivre em nossa viagem para Curitiba, muito boa dica. É bem legal ter esse contato com a natureza.

    Resposta
  • 26/04/2019 em 08:37
    Permalink

    Conheço diversos parques em Curitiba, mas o Unilivre ainda falta riscar da minha lista, mais um motivo pra voltar e ter todo esse contato com a natureza.

    Resposta
  • 07/05/2019 em 01:41
    Permalink

    Pra mim este lugar é mágico! A trilhazinha sobre deck em meio à mata e então a clareira à frente dão uma sensação tão gostosa e de paz… Adorei também a construção, tem um quê de indígena, achei perfeito! Só fiquei curiosa pra participar de algum curso ministrado ali!

    Resposta
  • 07/05/2019 em 08:21
    Permalink

    eu morei em curitiba e nunca tinha pensado em visitar a unilivre ate fazer o encontro com a galera da rbbv! uma pena que foi tao rapido e o tempo tava meio chocho né!

    Resposta
  • 08/05/2019 em 15:09
    Permalink

    Amei esse lugar! A trilha é muito gostosa e revigorante. O mirante também pode ser alcançado sem muito esforço e a visão de lá??? Linda demais! Gastaria horas só sentada ali pensando na vida. Unilivre é uma jía escondida em Curitiba. Bjo, qjo.

    Resposta
  • 14/05/2019 em 17:45
    Permalink

    Parece super legal esse passeio pela Unilivre em Curitiba! Adorei a proposta de ensino deles, e a integração dos espaços com a natureza é muito interessante!

    Resposta
  • Pingback: Dicas para aproveitar o bairro Batel em Curitiba - Uma Viagem Diferente

  • 19/01/2020 em 00:39
    Permalink

    Eu amei Curitiba e suas pedreiras, mas não cheguei a conhecer a UNILIVRE e é o meu maior arrependimento. Navegando por aí, achei seu post e vim checar sua opinião!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.