Como é se hospedar no Hotel de Sal em Uyuni

Quando fechei o tour de 4 dias para o Salar de Uyuni, saindo e voltando para o Atacama, eu já soube que durante a segunda noite dormiria em um dos famosos hotéis de sal da Bolívia, e, para mim, este era um dos pontos mais esperados do passeio. Vem com a gente conferir como é se hospedar em um hotel de Sal no Salar de Uyuni?!

Como é se hospedar em um Hotel de Sal no Salar de Uyuni

Eram aproximadamente 16 horas quando chegamos no hotel, que ficava a menos de 10 minutos do Salar. Chegamos, tiramos as malas do carro, fizemos check-in e fui logo conhecer as instalações do hotel.

A fachada do Hotel

Toda a construção era bem simples, e, para a minha surpresa, o sal nos hotéis mais novos da região é usado como revestimento. Primeiro eles constroem com a alvenaria tradicional que estamos acostumados, com tijolos de barro, e depois colocam os tijolos de sal e acabamentos em ambos os lados da parede, a deixando bem grossa. Dizem que construindo assim, ajuda no isolamento térmico, e também para a sustentação dos telhados.

O hotel é composto basicamente de quatro ambientes: a recepção, a cozinha e área para refeições, os sanitários e os quartos.

Cozinha e área para refeições do Hotel
Corredor e Circulação do Hotel

Fiquei um pouco com a galera na área de refeições, jantamos bem cedo para logo ir dormir, já que no dia seguinte sairíamos às 5 da manhã do hotel para aproveitar as paisagens do Salar, e já fui para o quarto descansar.

A decoração do quarto era bem simples: duas camas com a base, onde o colchão fica apoiado, revestida de sal, e uns 5 ou 6 edredons bem pesados sobre ela (faz bastante frio em Uyuni durante à noite, principalmente durante o inverno). Também havia um pequeno armário para apoiar a mala e toda a iluminação do quarto era em um tom alaranjado, para deixar o ambiente mais quente e aconchegante.

O Quarto do Hotel

E não podemos deixar de falar dos banheiros (não tirei fotos). Quando falei que ia para Uyuni, muitos me falaram que seriam 4 dias sem tomar banho e pelo caminho somente banheiros precários. Eu acho que dei muita sorte. Neste hotel não haviam suítes e todos os hospedes deveriam usar banheiros coletivos, mas, havia chuveiros caso quiséssemos tomar banho (apenas tendo que pagar 10 bolivianos caso a ideia fosse se banhar com água quente). Ponto positivo!

Hotel Playa Blanca

Acordamos bem cedo no outro dia. Era o dia mais aguardado do tour. Tomamos café da manhã e em menos de 10 minutos de carro já estávamos caminhando sobre o sal. Um lugar incrível demais.

Eu no Salar de Uyuni

Depois de um tempo andando pela imensidão de sal, e já bem próximo a cidade de Uyuni, passamos para conhecer o Hotel Playa Blanca, que foi o primeiro hotel de sal construído no Salar e que hoje funciona apenas como um museu.

Hotel Playa Blanca

Entramos para conhecer todas as instalações: a recepção, a cozinha e área para refeições e o acesso aos quartos, que estavam todos fechados pois eram usados como depósitos para as exposições e mostras que acontecem por lá.

Recepção
Cozinha/ Área de Refeições
Acesso aos quartos do antigo Hotel Playa Blanca

A visita ao museu, durante o passeio, é bem rápida mas bem interessante. Além disso, este antigo hotel está localizado em frente à dois pontos bem importantes no Salar: a Ilha das Bandeiras e o Monumento Dakar. Após esses dois pontos seguimos até o cemitério de trens, almoçamos e, à tarde, começamos a jornada de volta para o Deserto do Atacama.

Ilha das Bandeiras

O dia em que conheci o Salar e me hospedei em um Hotel de Sal havia terminado.

Dicas importantes para o tour no Salar de Uyuni:

  • Levar água: é recomendado levar pelo menos 5 litro de água;
  • Passar protetor solar ;
  • Levar manteiga de cacau ou bepantol para os lábios
  • Usar calçado confortável, com solado não escorregadio;
  • Levar uma blusa, ou duas, ou três haha. No período da manhã e noite faz bastante frio;
  • Conferir o valor da entrada do Parque e levar o dinheiro em pesos bolivianos.
  • Levar passaporte, ou RG e Carteirinha Internacional de Vacinação (caso pedirem na Aduana

Planejando sua Viagem ao Salar de Uyuni

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM para seu tour 4 dias Salar de Uyuni → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

E você já conheceu ou ou fez o tour 4 dias Salar de Uyuni? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Outros posts interessantes sobre destinos inusitados:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Uau!! Estou verdadeiramente impressionada com este hotel!!! Como pode?? Um hotel de sal, muito incrível! Agora que sei da existência, quero muito passar essa experiência de me hospedar lá. Adorei a dica!!

  • Que diferente se hospedar em um hotel de sal no Salar de Uyuni. Muito interessante o modo de construção misturando alvenaria e recobrindo com sal. Sem dúvidas uma experiência única. Fiquei curiosa. Você conseguiu dormir bem? O quarto é abafado ou tem algum cheiro por conta do sal?

    • Olá. Sim, dormi super bem, e com o tanto de cobertas deu para dormir de moletom e camiseta.
      E embora tudo fechado para deixar mais quente não fica abafado nem com cheiro diferente. Super tranquilo :D

  • Se hospedar num hotel de sal no Salar de Yuni deve ter sido uma experiência inusitada mesmo, Diego. Adorei as dicas.

  • O Salar de Uyuni foi um dos locais mais incríveis que já visitei. Hospedar-se em um hotel de sal é realmente uma experiência única. Como estávamos viajando com crianças, acabando nos hospedando na Cidade de Uyuni em um hotel tradicional. Adorei ler sobre sua experiência, porque não vivemos essa aventura.

  • Também me hospedei num Hotel de Sal no Uyuni, que experiencia!!! Morro de vontade de ir de novo!

  • Sempre tive curiosidade para saber como é se hospedar em hotel de sal no salar de Uyuni. Bem interessante a estrutura, apesar de simples e rústica. Mas uma dúvida que ficou... esse sal fica na roupa se encostarmos nas paredes ou até mesmo na estrutura da cama? Alguma preocupação com os cabelos?

  • Que experiência super interessante se hospedar em um hotel "feito" de sal. Já sei que vou querer conhecer esse tipo de hospedagem quando formos no Salar de Uyuni, aliás, dá pra ir com crianças?

    • Eu não vi nenhuma criança neste hotel que eu fiquei. Eu acho que para ficar com crianças o ideal é pegar um hotel no centro da cidade de Uyuni, com quartos mais confortáveis e suites.
      No Salar haviam crianças e elas adoravam ver a imensidão de sal na frente delas :D

  • Eu sou doida para conhecer Uyuni e ficar hospedada em um hotel de sal deve ser incrível! os quartos tem aquecimento? E o banho, foi razoável? rsrsrsrs

    • Olá. Então, os quartos não tinham aquecimento mas eram bem quentes. Todas as camas tinham 5 ou 6 edredons bem pesados e o revestimento em sal ajuda bastante no isolamento térmico.
      O banho foi ótimo, água bem quentinha. :D

  • Adorei saber como é se hospedar no Hotel de Sal em Uyuni. Estou planejando minha ida ao Salar e o que me preocupa são as hospedagens que dizem ter banheiros bem "rústicos" kkkk. Muito bom saber que há banheiros com chuveiro e água quente nesse hotel. Poderia me dizer como eram das demais hospedagens que ficou? Muito obrigada.

    • Então, em todos os lugares que eu vi sobre as hospedagens durante o passeio falavam desses banheiros rústicos. Eu fiquei em dois lugares diferentes.

      Esse do hotel de sal era o mais tranquilo entre os dois, bem limpo, grande e banho com água quente.

      No primeiro, onde passei a primeira e terceira noite, havia um banheiro com vaso sanitário dentro do hotel e um ambiente bem pequeno de aproximadamente 1m x 1m, do lado de fora do hotel onde ficava o chuveiro. Como estava bem frio ninguém do meu tour se arriscou em ir tomar banho do lado de fora. hahah

  • Sou louca para conhecer o Salar e gostei de saber da sua experiência. Quero ir com as crianças e acho complicado esses banheiros compartilhado. Isso foi tranquilo?

    • No hotel que eu estava não tinha nenhuma criança. Mas, acho que deve ter opções de hotéis com suítes em Uyuni, o que pra uma viagem com crianças eu acho que deve ser bem mais confortável.

Compartilhe
Publicado por
Diego

Posts recentes

Dicas para curtir o Piscinão de Ramos no Rio de Janeiro

[Post por Um Viajante Diferente] Se você procura por um passeio que é incrivelmente popular,…

25/01/2021

4 praias escondidas em Pernambuco que você precisa conhecer

[Post por Um Viajante Diferente] Pernambuco é um dos estados mais visitados por turistas nacionais…

21/01/2021

Natal Drive-Thru em Santo André

Nos últimos anos a cidade de Santo André, bem próxima a capital paulista, vem decorando…

20/12/2020

O que fazer em Florianópolis na temporada de verão: dicas essenciais

[Post por Um Viajante Diferente] O verão de 2021 está chegando e uma única dúvida…

15/12/2020

O que fazer em Araraquara: dicas de viagem

[Post por Um Viajante Diferente] Se você gosta de viajar pelo interior, então precisa saber…

07/12/2020

O que fazer em Embu das Artes

Embu das Artes, localizada à aproximadamente 30 quilômetros de São Paulo, é uma cidade bastante…

27/11/2020