San Andres entrou na minha lista de lugares para visitar no momento que decidi ir para a Colômbia. No total fiquei 5 dias por uma das ilhas mais famosas, baratas e de fácil acesso do Caribe. Vem com a gente conferir o que fazer em San Andres?!
Meu voo saiu de Cartagena, Aeroporto Internacional Rafael Núñez, com destino a San Andres, Aeroporto Internacional Gustavo R Pinilla. Uma viagem de aproximadamente 1:30.
Mas, antes de embarcar, precisamos nos atentar a um item importante: A ilha de San Andres cobra uma taxa de turismo (tarjeta de turismo), com valor de COP $124.000 (cento e vinte e quatro mil pesos colombianos), aproximadamente R$120 reais, que devem ser pagos em um guichê, no Aeroporto de origem (no caso paguei em Cartagena).
Essa tarjeta deve ser apresentada no embarque, na “polícia federal” do Aeroporto de San Andres e, na saída da Ilha. Guarde em um lugar que não vá perder, pois, caso não apresente na saída, devera pagar a taxa novamente.
Sumário
Não estou considerando o dia da chegada no roteiro. Pois, como cheguei em San Andres à noite, saí do Aeroporto, fui para o hotel, deixei a mala e sai para comer na orla. Não tive praticamente tempo nenhum na cidade. O roteiro, de fato, começaria pela manha do dia seguinte.
Mas, nesta noite já pude perceber o quão incrível seria a estadia pela ilha. Mesmo a noite era possível ver um pouco da cor do mar que me aguardaria no dia seguinte…
No primeiro dia, procurei por alguma agência para fazer um passeio de barco, que é um passeio indispensável para se fazer em San Andres. Quando cheguei no pier vi uma galera que estava procurando mais uma pessoa para fechar um barco privado, uma das pessoas deste grupo (todos brasileiros) viu que eu estava sozinho e me chamou para entrar no barco com eles. Como o valor era o mesmo de um dos passeios, eu fui kkk.
Neste passeio passamos pelo Acuario, meu lugar favorito na ilha, onde podemos nadar, fazer snorkeling, andar por uma pequena ilha e avistar muitossssss peixes. Ficamos lá por cerca de 1h30.
Na sequencia, seguimos até outra área, mais aberta, que era possível mergulhar e fazer snorkel. Depois, paramos em um lugar para almoçar. Voltamos para o barco, demos mais uma volta ao redor da Ilha e, por último, paramos no Bar flutuante.
O passeio todo durou cerca de 5horas. Depois, voltei para o centro da Ilha, fiquei descansando um pouco e, a noite, saí para jantar.
O segundo dia foi inteiro destinado para conhecer o centro da Ilha. Fiz uma caminhada pela orla e ruazinhas paralelas, vendo as diversas lojas e restaurantes que haviam na região.
Depois, passei o dia em duas praias: a Playa Principal e a Playa Spratt Bight, ambas com vista para a Ilha de Johny Cay.
No terceiro dia, fechei um passeio para conhecer a Ilha de Johny Cay.
Geralmente, a maioria dos passeios são um combo: Acuario e Johny Cay. Mas, como no primeiro dia eu já tinha conhecido a região do Acuario, fechei um passeio para apenas uma região.
A Ilha é bem bacana, porém com uma área para banho pequena, já que as embarcações que fazem o passeio usam uma área da praia para embarque e desembarque de passageiros. Além disso, há alguns pequenos restaurantes, que vendem almoço, petiscos e bebidas. E, também há uma área mais no centro da Ilha com um gramado e palmeiras, um ótimo lugar para descansar e fugir do sol após o almoço.
Fiquei neste passeio até às 15hs e depois voltei para o hostel descansar um pouco e, novamente só sai para jantar.
Era dia do passeio mais esperado da viagem, o parasail, que, resumidamente, é um paraquedas que fica preso na embarcação.
Muitas pessoas me falaram que o melhor horário para fazer o passeio era próximo a hora do almoço, mesmo sendo a hora mais quente do dia, é quando o mar fica com os melhores tons de azul.
Peguei um passeio que saia as 11hs da manhã. O passeio aconteceu com mais umas 7 pessoas. E, é possível subir tanto sozinho, como em duas ou até 3 pessoas. No total, entre subir e descer, ficamos por cerca de 10 à 15 minutos. E, a paisagem vista de cima é SURREAL.
Não tem como ficar descrevendo muito. Dá uma olhada:
Depois do passeio, fui almoçar no restaurante La Regatta, um dos restaurantes mais famosos e procurados da Ilha e, um dos únicos que precisa fazer reserva. Meu pedido: um bowl de salmão, abacate, nozes e alguns legumes e arroz e, de sobremesa, uma torta de gelada de chocolate com café. Ambos estavam uma delícia.
Após o almoço voltei para o hostel e fiquei descansando/ na piscina. Era minha ultima tarde na Ilha.
Acordei, tomei café da manhã no hotel, arrumei as malas, passei novamente pelo centro da cidade e pela orla, para ver o mar pela ultima vez e comprar alguns souvenires, fiz check out e, após o almoço fui para o aeroporto. A viagem para San Andres tinha chegado ao fim.
Eu voltaria para Cartagena, de onde sairia meu voo para São Paulo, mas antes, fiz uma escala em Bogotá.
San Andres possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei neste post algumas opções, desde hostels à hoteis 5 estrelas:
Hotéis 5 estrelas: Decameron Isleño;
Hotéis 4 estrelas: O Sea Avenue Hotel, o Sea Colors , o Aquamare Hotel, o Le Castel Blanc Hotel Boutique
Opções de hotéis 3, 2 e 1 estrela: o Dreamer Beach Club.
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
Este post faz parte de uma blogagem coletiva, com o tema Roteiros, com alguns blogs amigos. Vem com a gente conferir sobre o que eles escreveram também?!
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
As regiões do litoral paulista podem surpreender bastante, por isso dar uma chance a elas…
Preparamos para você uma lista com os melhores chalés com hidro na cidade de Santo…
Hospedar-se no Chalé DAMASCO em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência verdadeiramente mágica que…
Hospedar-se no Chalé CACAU em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência incrível que vai…
O Chalé Castanha, localizado na encantadora cidade de Santo Antônio do Pinhal, é indiscutivelmente o…
[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…
Veja os comentários
Eu morro de medo de altura, mas esse passeio de parasail tá muito na lista para quando for a San André, a vista é surreal mesmo!!! E também quero mergulhar, deve ser um dos melhores lugares da Colômbia para isso!
Ahhh! San Andres, o magnífico caribe colombiano é um lugar que quero voltar. Estão ótimas as dicas deste blog para aproveitar esse paraíso.
Acho que San Andres está me chamando, tenho lido tanto sobre esse destino na Colômbia rsrs Amei seu roteiro - só não encararia o parasail pois morro de medo de altura.
Que bom rever um pouco de San Andrés, passamos 1 semana na ilha e adoramos. Fizemos esses passeios que você fez e ainda fomos a Cayo Bolivar, uma ilha a mais ou menos 1 hora de viagem de barco. Logo depois que voltamos, soubemos que esse passeio havia sido suspenso por questões ambientais. San Andrés é um lugar onde pretendo voltar levando meus filhos.