Como é se hospedar no Hotel de Sal em Uyuni
Quando fechei o tour de 4 dias para o Salar de Uyuni, saindo e voltando para o Atacama, eu já soube que durante a segunda noite dormiria em um dos famosos hotéis de sal da Bolívia, e, para mim, este era um dos pontos mais esperados do passeio. Vem com a gente conferir como é se hospedar em um hotel de Sal no Salar de Uyuni?!
Sumário
Como é se hospedar em um Hotel de Sal no Salar de Uyuni
Eram aproximadamente 16 horas quando chegamos no hotel, que ficava a menos de 10 minutos do Salar. Chegamos, tiramos as malas do carro, fizemos check-in e fui logo conhecer as instalações do hotel.

Toda a construção era bem simples, e, para a minha surpresa, o sal nos hotéis mais novos da região é usado como revestimento. Primeiro eles constroem com a alvenaria tradicional que estamos acostumados, com tijolos de barro, e depois colocam os tijolos de sal e acabamentos em ambos os lados da parede, a deixando bem grossa. Dizem que construindo assim, ajuda no isolamento térmico, e também para a sustentação dos telhados.
O hotel é composto basicamente de quatro ambientes: a recepção, a cozinha e área para refeições, os sanitários e os quartos.


Fiquei um pouco com a galera na área de refeições, jantamos bem cedo para logo ir dormir, já que no dia seguinte sairíamos às 5 da manhã do hotel para aproveitar as paisagens do Salar, e já fui para o quarto descansar.
A decoração do quarto era bem simples: duas camas com a base, onde o colchão fica apoiado, revestida de sal, e uns 5 ou 6 edredons bem pesados sobre ela (faz bastante frio em Uyuni durante à noite, principalmente durante o inverno). Também havia um pequeno armário para apoiar a mala e toda a iluminação do quarto era em um tom alaranjado, para deixar o ambiente mais quente e aconchegante.

E não podemos deixar de falar dos banheiros (não tirei fotos). Quando falei que ia para Uyuni, muitos me falaram que seriam 4 dias sem tomar banho e pelo caminho somente banheiros precários. Eu acho que dei muita sorte. Neste hotel não haviam suítes e todos os hospedes deveriam usar banheiros coletivos, mas, havia chuveiros caso quiséssemos tomar banho (apenas tendo que pagar 10 bolivianos caso a ideia fosse se banhar com água quente). Ponto positivo!
Hotel Playa Blanca
Acordamos bem cedo no outro dia. Era o dia mais aguardado do tour. Tomamos café da manhã e em menos de 10 minutos de carro já estávamos caminhando sobre o sal. Um lugar incrível demais.

Depois de um tempo andando pela imensidão de sal, e já bem próximo a cidade de Uyuni, passamos para conhecer o Hotel Playa Blanca, que foi o primeiro hotel de sal construído no Salar e que hoje funciona apenas como um museu.

Entramos para conhecer todas as instalações: a recepção, a cozinha e área para refeições e o acesso aos quartos, que estavam todos fechados pois eram usados como depósitos para as exposições e mostras que acontecem por lá.
Recepção Cozinha/ Área de Refeições

A visita ao museu, durante o passeio, é bem rápida mas bem interessante. Além disso, este antigo hotel está localizado em frente à dois pontos bem importantes no Salar: a Ilha das Bandeiras e o Monumento Dakar. Após esses dois pontos seguimos até o cemitério de trens, almoçamos e, à tarde, começamos a jornada de volta para o Deserto do Atacama.

O dia em que conheci o Salar e me hospedei em um Hotel de Sal havia terminado.
Dicas importantes para o tour no Salar de Uyuni:
- Levar água: é recomendado levar pelo menos 5 litro de água;
- Passar protetor solar ;
- Levar manteiga de cacau ou bepantol para os lábios
- Usar calçado confortável, com solado não escorregadio;
- Levar uma blusa, ou duas, ou três haha. No período da manhã e noite faz bastante frio;
- Conferir o valor da entrada do Parque e levar o dinheiro em pesos bolivianos.
- Levar passaporte, ou RG e Carteirinha Internacional de Vacinação (caso pedirem na Aduana
Planejando sua Viagem ao Salar de Uyuni
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
E você já conheceu ou ou fez o tour 4 dias Salar de Uyuni? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:
Outros posts interessantes sobre destinos inusitados:
- Cemitério da Recoleta – turismo inusitado em Buenos Aires, por Expedições em Família
- A casa de um alquimista: Castillo Pittamiglio em Montevidéu, por 6 viajantes
- Rifugio Delle Odle: a espetacular caminhada pelas Dolomitas, Itália, por Viajante Móvel
- Conheça o Castelo Urquhart no Lago Ness – Escócia, por Caminhos me Levem
- Jalapão trilhas incríveis! Nascer do sol na trilha da Serra do Espírito Santo, por Let’s Fly Away
- Lugares inusitados para visitar na Europa, por Viajante Econômica
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
Uau!! Estou verdadeiramente impressionada com este hotel!!! Como pode?? Um hotel de sal, muito incrível! Agora que sei da existência, quero muito passar essa experiência de me hospedar lá. Adorei a dica!!
Que diferente se hospedar em um hotel de sal no Salar de Uyuni. Muito interessante o modo de construção misturando alvenaria e recobrindo com sal. Sem dúvidas uma experiência única. Fiquei curiosa. Você conseguiu dormir bem? O quarto é abafado ou tem algum cheiro por conta do sal?
Olá. Sim, dormi super bem, e com o tanto de cobertas deu para dormir de moletom e camiseta.
E embora tudo fechado para deixar mais quente não fica abafado nem com cheiro diferente. Super tranquilo 😀
Salar de Uyuni é um destino que está na minha lista de desejos e se hospedar em um Hotel de Sal deve ser uma experiência única.
Vou salvar com certeza duas dicas.
Bjs
Se hospedar num hotel de sal no Salar de Yuni deve ter sido uma experiência inusitada mesmo, Diego. Adorei as dicas.
O Salar de Uyuni foi um dos locais mais incríveis que já visitei. Hospedar-se em um hotel de sal é realmente uma experiência única. Como estávamos viajando com crianças, acabando nos hospedando na Cidade de Uyuni em um hotel tradicional. Adorei ler sobre sua experiência, porque não vivemos essa aventura.
Também me hospedei num Hotel de Sal no Uyuni, que experiencia!!! Morro de vontade de ir de novo!
Sempre tive curiosidade para saber como é se hospedar em hotel de sal no salar de Uyuni. Bem interessante a estrutura, apesar de simples e rústica. Mas uma dúvida que ficou… esse sal fica na roupa se encostarmos nas paredes ou até mesmo na estrutura da cama? Alguma preocupação com os cabelos?
Que experiência super interessante se hospedar em um hotel “feito” de sal. Já sei que vou querer conhecer esse tipo de hospedagem quando formos no Salar de Uyuni, aliás, dá pra ir com crianças?
Eu não vi nenhuma criança neste hotel que eu fiquei. Eu acho que para ficar com crianças o ideal é pegar um hotel no centro da cidade de Uyuni, com quartos mais confortáveis e suites.
No Salar haviam crianças e elas adoravam ver a imensidão de sal na frente delas 😀
Viajei para Uyuni há 8 anos e tenho MUITA vontade de voltar. Dormir num hotel de sal é uma experiência incrível que todo viajante deveria ter. O de vocês era mais confortável que o nosso, melhor ainda 🙂
Eu sou doida para conhecer Uyuni e ficar hospedada em um hotel de sal deve ser incrível! os quartos tem aquecimento? E o banho, foi razoável? rsrsrsrs
Olá. Então, os quartos não tinham aquecimento mas eram bem quentes. Todas as camas tinham 5 ou 6 edredons bem pesados e o revestimento em sal ajuda bastante no isolamento térmico.
O banho foi ótimo, água bem quentinha. 😀
Adorei saber como é se hospedar no Hotel de Sal em Uyuni. Estou planejando minha ida ao Salar e o que me preocupa são as hospedagens que dizem ter banheiros bem “rústicos” kkkk. Muito bom saber que há banheiros com chuveiro e água quente nesse hotel. Poderia me dizer como eram das demais hospedagens que ficou? Muito obrigada.
Então, em todos os lugares que eu vi sobre as hospedagens durante o passeio falavam desses banheiros rústicos. Eu fiquei em dois lugares diferentes.
Esse do hotel de sal era o mais tranquilo entre os dois, bem limpo, grande e banho com água quente.
No primeiro, onde passei a primeira e terceira noite, havia um banheiro com vaso sanitário dentro do hotel e um ambiente bem pequeno de aproximadamente 1m x 1m, do lado de fora do hotel onde ficava o chuveiro. Como estava bem frio ninguém do meu tour se arriscou em ir tomar banho do lado de fora. hahah
Sou louca para conhecer o Salar e gostei de saber da sua experiência. Quero ir com as crianças e acho complicado esses banheiros compartilhado. Isso foi tranquilo?
No hotel que eu estava não tinha nenhuma criança. Mas, acho que deve ter opções de hotéis com suítes em Uyuni, o que pra uma viagem com crianças eu acho que deve ser bem mais confortável.
Deve ser uma experiência e tanto se hospedar em um hotel de sal no Salar de Uyuni. Aliás, ir até lá já deve ser uma experiência maravilhosa e esse destino está no topo da minha lista.
Com certeza! Só de ver o Salar de perto já é uma experiência incrível demais! O hotel só complementa todo o passeio. Espero que consiga ir em breve 😀
Quero muito ter essa experiência inusitada de me hospedar no Hotel de Sal em Uyuni. Deve ser incrível! Sou doida p conhecer o Salar. Espero fazer essa viagem em breve.
Adorei seu post e saber como é se hospedar no Hotel de Sal em Uyuni. A visita ao Salar de Uyuni deve ser realmente sensacional e, como você mesmo disse, ficar num desses hoteis deve ser o ponto alto da visita! Adorei saber um pouco mais como é! Fiquei com mais vontade ainda de viajar para essa região!
Que experiência interessante! Fui até o salar de carro com meu pai e nós meio que nos perdemos no deserto de sal. hahaha Não sabia da existência do hotel de sal e parece ótimo – adoraria ter uma experiência por lá também! E dormir com seis edredons? WOW!
Deu vontade de voltar para lá – o salar é mesmo maravilhoso!
Estava frio demais! Só os 6 edredons pra aguentar a temperatura negativa haha. Mas o hotel fica em uma temperatura boa a noite, o sal ajuda a isolar bem! É uma ótima experiência né? Quero voltar pra Bolívia também! 😀
Ainda não tive o prazer de visitar o Salar de Uyuni. Conheço o Atacama, mas fiquei somente por lá. Deve ser bem legal ficar num hotel de sal! Dessas coisas que valem à pena vivenciar! Bom saber que não passamos frio no quarto e que o banheiro, nesse caso, não é tão raiz. 🙂 Acho que vou gostar de visitar o museu também.
Que demais! Tenho viagem marcada para o Uyuni e agora vou ver como faço pra me hospedar neste hotel de sal! Adorei a dica, obrigada!!!
Está nos meus planos visitar o deserto de Sal, confesso que esse hotel de sal é para coroar com chave de ouro né? que experiência legal.
Acho o máximo ficar em hotéis um pouco diferentes do que estamos habituados. Até porque isso também faz parte da experiencia.
Adorei saber como é se hospedar no Hotel de Sal em Uyuni. Que incrível! Como é bom a gente conhecer lugares, locais e mundos diferentes do nosso normal! essa região é incrível demais! Abs!
Tive a sorte de vivenciar a experiência de como é se hospedar no Hotel de Sal em Uyuni e foi uma das coisas mais incríveis da minha vida! Jamais esquecerei. Adorei relembrar esses momentos com seu post. Obrigada por compartilhar!
É uma experiência unica né? Aliás não só se hospedar em um hotel de sal, mas toda a experiência que Uyuni nos proporciona! 😀
Uma curiosidade que sempre tive: não arde o nariz? Não irrita a pele?
Pelo que eu entendi no seu post, o hotel em si não é feito de sal, mas é revestido com ele. Não é incômodo? Tenho muita vontade de me hospedar em um lugar assim, mas fico com essas dúvidas.
Eu dei a sorte de me hospedar em um que estavam expandindo, ai vi que eles faziam de bloco, assim como as construções no Brasil, e em vez de rebocar com massa, faziam isso com o sal.
Mas, não é incomodo não, e para mim não deu nada. Rinite aqui sempre ataca kkk, e nesse hotel foi tranquilo. 😀
Pingback: Escala em Santa Cruz de La Sierra - Uma Viagem Diferente