Viagens e Coronavírus: Informações Importantes Que Você Precisa Saber
[Post por Um Viajante Diferente] Nos últimos meses, o Coronavírus (covid-19) devastou o mundo. Milhões ficaram doentes, centenas de milhares de pessoas perderam a vida e diversas empresas fecharam ou tiveram que demitir funcionários.
Além disso, em poucas semanas, muitos países “se trancaram” completamente e fecharam suas fronteiras aos visitantes. Um cenário bastante atípico.
Porém, agora como o covid-19 está retrocedendo em alguns lugares, diversos países estão começando a reabrir para turistas lentamente.
E, embora diversas pessoas pensem que é melhor esperar um pouco mais antes de fazer uma viagem internacional, isso não significa que não podemos começar a olhar para a situação atual para ter uma ideia de como podemos planejar melhor nossas futuras viagens!
Sumário
Muitas perguntas sobre Viagens e Coronavírus
Existem diversas variáveis e tudo ainda está mudando. E isso cria muitas perguntas. Por exemplo:
- Como será voar a partir de agora?
- Como saberemos quais países estão abertos?
- Como descobriremos novas regras de visitação?
- Os hotéis, hostels e albergues serão seguros?
- Quais atrações estarão abertas?
- O seguro viagem será aplicado durante a pandemia?
Destinos abertos
A lista de países que estão abrindo nas próximas semanas e meses cresce diariamente. Alguns estão abrindo para todos os visitantes internacionais, enquanto outros estão abrindo apenas para países vizinhos.
Alguns países como os Estados Unidos, Austrália e Indonésia, proibiram visitantes de determinados países (inclusive brasileiros não podem viajar para os EUA atualmente).
Já o Taiti, por exemplo, está fazendo as pessoas mostrarem um resultado negativo dentro de 72 horas após o voo. O mesmo para a Áustria (ou você pode fazer um teste na chegada).
Ou seja, há muitas regras variadas de classificação e por isso você precisará fazer pesquisas específicas com base em onde deseja ir se quiser viajar nas próximas semanas ou meses.
O que as companhias aéreas estão fazendo?
Viajar em um futuro próximo será muito diferente. Atualmente, a maioria das companhias aéreas exige, por exemplo, que os passageiros usem máscaras, embora a aplicação seja inconsistente.
Além disso, os processos de embarque e desembarque também mudaram para reduzir interações e assim apoiar o distanciamento físico.
E mais, algumas companhias aéreas (como a Southwest Airlines) não estão reservando o assento do meio para manter uma distância mais segura entre os passageiros.
Porém, nem todas as companhias aéreas estão fazendo isso e, embora a maioria dos vôos ainda esteja com poucas reservas, alguns vôos já estão ficando bastante completos.
O que você deve fazer
Se você estiver viajando sozinho ou com outras pessoas, aqui estão alguns conselhos importantes:
- Lave as mãos com frequência com álcool em gel (ou considere usar luvas de látex);
- Use uma máscara;
- Evite tocar seu rosto;
- Limpe o assento ou a área do assento com lenços desinfetantes.
E o que hotéis, hostels e albergues estão fazendo?
As acomodações em muitas cidades foram fechadas ou forçadas a operar com capacidade reduzida.
Porém, a maioria se comprometeu a melhorar as rotinas de limpeza. Algumas das principais mudanças que os hotéis, hostels e albergues estão adotando são:
- Verificações de temperatura/saúde dos hóspedes na chegada;
- Desinfecção e limpeza aprimoradas do balcão de check-in e áreas comuns (piscinas, academias, etc.);
- Ajustes às áreas comuns para manter o distanciamento social;
- Desinfecção extra para os itens mais utilizados em quartos como: maçanetas, controles remotos, interruptores de luz, etc.
O seguro viagem me cobre?
A maioria dos seguros de viagem não se aplica durante uma pandemia. Isso é especialmente verdadeiro se o seu governo emitir avisos para não visitar regiões ou países específicos.
Inclusive, algumas empresas de seguro viagem nem sequer estão vendendo seguro agora, à luz da situação. Porém, quando as viagens reiniciarem, isso provavelmente mudará.
E se você quer ter certeza de que estará coberto quando for viajar:
- Visite apenas destinos que não possuem nenhum aviso do governo;
- Adquira apólices ou planos de seguro “cancelar por qualquer motivo” que incluam cobertura abrangente de interrupção e cancelamento de viagem;
- Faça cada compra em um cartão de crédito de viagem que também tenha seguro como “backup”;
- Entre em contato com a companhia de seguros antes de reservar e fale diretamente com alguém sobre as coberturas (ou falta delas) em relação ao covid-19.
Considerações finais
Como você pode observar ao longo deste artigo, viajar a partir de agora será diferente.
E preocupações como “qual melhor hotel para ficar?”, “quais atrações turísticas visitar?” ou até mesmo “qual estacionamento aeroporto de Guarulhos deixar meu veículo?” precisarão fazer parte de todo o processo de planejamento da sua viagem.
Dessa forma, você estará muito mais preparado (a) para continuar conhecendo o mundo, mesmo em tempos difíceis como este que estamos passando.
Porém, o que muitos especialistas recomendam é que agora ainda é hora de ficar em casa, e depois, aos poucos, de viajar dentro de suas próprias fronteiras até que a situação internacional se torne um pouco melhor organizada, as diretrizes sejam mais claras e os efeitos da reabertura em destinos sejam mais definidos.
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Hasta luego e até o próximo post.
Bruno