Um dia em Capitólio, Minas Gerais

Capitólio, localizada às margens do Lago de Furnas, se tornou uma das cidades mais procuradas e famosas de Minas Gerais nos últimos anos. O local possui diversos atrativos para turismo de aventura e ecoturismo, mas, em apenas um dia, é possível ter uma boa experiência e conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Vem com a gente conferir o que fazer em um dia em Capitólio?!

Muitas pessoas vão conhecer capitólio fazendo apenas um bate e volta, sem pernoitar na cidade. Este foi meu caso. Sai de São Paulo, Terminal da Barra Funda, com uma excursão aproximadamente as 23h45 de um sábado e às 6h30 da manhã já estávamos em Capitólio. Só não foi mais rápido pois fizemos uma pequena parada na metade do caminho.

Um dia em Capitólio. O que fazer?

Café da Manhã

Chegamos na cidade por volta de 6h30 da manhã e fomos direto para um restaurante chamado Prosa do Mineiro, para tomar café da manhã. Todos as excursões que passaram por Capitólio neste dia usaram este restaurante como base. Embora cada empresa tenha seus horários específicos para cada passeio, o horário do café da manhã geralmente é o mesmo, o que pode deixar o local um pouco cheio.

Neste restaurante há a opção de café da manhã colonial, por R$15 reais (preço de novembro/2020) e lanches, salgados e café “a la carte”.

Ficamos por lá aproximadamente 45 minutos. Tempo para comer algo e para trocar de roupa para aproveitar o dia.

O Mirante dos Cânions

Após o café seguimos para o Mirante dos Cânions, um dos principais cartões postais de Capitólio e parada obrigatória a todos que visitam a cidade. Não ter uma foto no mirante é o mesmo que não ter visitado a cidade.

O mirante está localizado no quilômetro 312 da MG-050, funciona de segunda à domingo das 8h às 17 horas e, para entrar, é necessário pagar uma taxa de R$20,00 (preço de novembro/2020).

Logo passamos pela portaria, fizemos uma pequena caminhada de 150 metros, por um caminho cheio de pedras, até chegar no primeiro ponto para fotos: um balanço “instagramável”.

Mirante dos Cânions em Capitólio
Balanço no Mirante dos Cânions

Depois, descemos mais alguns metros até chegar no Mirante dos Cânions, de onde temos uma vista incrível dos paredões, do Lago de Furnas e podemos ver as diversas lanchas passando pelas águas.

Diego cabraitz Arena, mirante dos canions em capitólio
Eu no Mirante dos Cânions

Cachoeira da Diquadinha

Após as fotos no mirante, bastou atravessar a MG-050 para chegar no segundo ponto que visitaríamos no dia: a Cachoeira da Diquadinha.

A Cachoeira funciona de segunda à domingo, das 8h às 17 horas e para entrar é necessário pagar uma taxa de R$20,00 (preço de novembro/2020).

Nesta cachoeira ficamos cerca de 2 horas e há 3 pontos de observação e para curtir o local: a Diquadinha 1, uma área bem plana, com aguas bem calmas; a Diquadinha 2, onde podemos ver a Cachoeira de baixo, e uma área com diversas “piscinas naturais” e a Diquadinha 3, onde temos uma vista de cima, mas, também com diversas áreas para se banhar.

cachoeira diquadinha em capitólio
Cachoeira Diquadinha 2
Diego Cabraitz Arena, o que fazer em capitólio
Eu no Mirante da Cachoeira da Diquadinha

Hora do Almoço

Por volta do meio-dia voltamos para o mesmo restaurante onde tomamos café da manhã, desta vez para almoçar. O almoço neste restaurante custa R$30 reais e podia comer à vontade (preço de novembro/2020). Ficamos por lá até as 13 horas.

Passeio de Lancha

Após o almoço seguimos para o último passeio que faríamos em Capitólio: o passeio de lancha pelo Lago de Furnas, que teve duração de aproximadamente 2 horas e meia.

Uma curiosidade é que este lago é conhecido como “o mar de Minas Gerais”. Mas, o que muitos não sabem é que ele é um lago artificial com 1440km², inaugurado em 1965 e banha 34 municípios.

Nós pegamos a lancha no Porto do Turvo, uma área onde além do píer funciona um restaurante flutuante e uma Queijaria, e conhecemos 3 pontos: a Lagoa Azul, o Bar Flutuante e o Vale dos Tucanos.

onde fazer passeio de lancha em capitólio
Porto do Turvo

Tanto na Lagoa Azul quanto no Bar Flutuante a lancha fica parada cerca de 40 minutos para o pessoal que quiser nadar conseguir aproveitar o Lago. No Vale dos Tucanos ficamos cerca de 15 minutos, vendo a paisagem da própria embarcação, que anda bem devagar para podermos tirar fotos e não perdemos nenhum detalhe. Ahhh… a entrada na Lagoa Azul é paga, a lancha só dá acesso ao píer e uma área para nadar, dizem que ela é uma das mais bonitas de Capitólio (mas ninguém que estava na mesma turma que eu entrou, o preço para entrar é R$60 – novembro/2020).

Um dia em Capitólio, Roteiro em capitólio
Bar Flutuante
Vale dos Tucanos Capitólio

Por fim, voltamos para o mesmo restaurante para trocar de roupa novamente e iniciamos a viagem de volta para São Paulo. Na metade do caminho tivemos uma parada de 45 minutos em uma Loja de Conveniência para quem quisesse comer algo. Prosseguimos, chegando no Terminal da Barra Funda às 00h00. O bate e volta até Capitólio tinha terminado.

Geralmente

Como chegar e se locomover em Capitólio

O Aeroporto mais próximo de Capitólio está localizado em Belo Horizonte, a 315 quilômetros da cidade. De lá, a melhor maneira é pegar um carro e seguir viagem.

Outra opção bem interessante, é fazer o passeio com alguma agência que faz o passeio bate e volta de um dia, saindo de diversas cidades, tanto de minas como de São Paulo. Fiz o meu com a Happiness in Trip e gostei bastante. Conseguimos fazer tudo o que estava programado sem grandes atrasos.

Em Capitólio, como a grande maioria das atrações está em áreas mais afastadas do centro (algumas a 20km, 30km e até 50km), não há transporte público para chegar até elas e é muito difícil conseguir um taxi ou uber, tanto para ir como voltar. Todos recomendam o uso de carro para tudo na região.

Onde se hospedar em Capitólio

A cidade de Capitólio possui algumas opções de hospedagem para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei neste post algumas opções, todas linkadas para o Booking, onde podemos ver mais informações sobre cada uma delas e preços.

Hotéis 4 estrelas: Escarpas Eco Village, Pousada Quintal da Lua, Balneário do Lago Hotel, Pousada Lagoa Azul Marina e Pousada Cachoeira Lagoa Azul.

Hotéis 1, 2 e 3 estrelas: Hotel Escarpas do Lago, Obbá Coema Village Hotel, Pousada Fecho da Serra, Pousada Viver Capitólio e a Pousada Cachoeira da Mata.

Planejando sua Viagem para Capitólio

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo

Outros posts sobre Capitólio:

Hasta luego e até o próximo post,

Diego Arena

12 comentários em “Um dia em Capitólio, Minas Gerais

• 12/11/2020 em 22:40

• 12/11/2020 em 22:40
    Permalink

Nossa , adorei!! Que delicia passar um dia em Capitolio atraves deste post com vc! Só aumentou a minha vontade de ir…

• 15/11/2020 em 20:17
      Permalink

Foi bem legal! Em apenas um dia deu para curtir bastante!
      Você tem que ir um dia! Vale a pena! 😀

• 25/11/2020 em 10:04
        Permalink

Sou louca para conhecer Capitolio, e achei o post super completo. Bom saber que dá para conhecer em um dia, mas acho que gostaria de passar mais tempo para aproveitar com mais calma.

• 14/11/2020 em 08:50
    Permalink

Não sabia que em um dia em Capitólio dava pra aproveitar tanto assim! Boa opção para quem está próximo da cidade e não tem muito tempo, né? Eu ainda não conheço, mas sou doida pra ir!

• 15/11/2020 em 20:18
      Permalink

Simmm, é um ótimo destino para fazer um bate e volta! Em pouco tempo da pra conhecer os principais pontos da cidade! 😀

• 18/11/2020 em 10:04
    Permalink

Amei as ficas de Cpitolio! Estou com passagem marcada pro Carnaval! Amei as dicas e vou usá-las com certeza . Muito obrigada! ??

• 23/11/2020 em 17:30
    Permalink

Eu adoro Capitólio e as escarpas do Lago são encantadoras! Estou louca pra voltar!!! Adorei seu texto e dicas!

• 26/11/2020 em 10:43
    Permalink

Faz tempo que quero fazer um bate e volta para Capitólio! Seu roteiro de um dia em Capitólio, Minas Gerais me ajudou bastante para ter ideia de como otimizar o tempo! Obrigada

• 18/03/2021 em 15:56
    Permalink

Top demais seu conteúdo sobre um dia em Capitólio. Pois, é exatamente isso que vou fazer em breve. Abraços.