/Farol da Barra – Dica de Salvador
farol da barra

Farol da Barra – Dica de Salvador

O Farol da Barra, ou Forte de Santo Antônio da Barra, foi o primeiro forte edificado pelos portugueses no país e hoje é um dos principais cartões postais de Salvador, abrigando em seu interior o Museu Náutico da Bahia. E aí, vamos conhecer?

Um pouco da história do Farol da Barra:

O Farol da Barra foi o primeiro forte edificado pelos portugueses no país. Foi construído no mesmo local onde em 1501 os portugueses colocaram um marco falando que as terras pertenciam à Coroa Portuguesa. A construção só começou em 1534 como uma trincheira e 3 canhões. Em 1696, foi reformado e ganhou a forma irregular de uma estrela, e passou a abrigar os quartéis, camarotes e uma antiga prisão. Depois começou a ser construído o Farol, como conhecemos hoje. 

farol da barra
Farol da Barra

Somente em 1996 o Farol da Barra recebeu as salas e galerias e foi aberto ao público como Museu Náutico da Bahia.

farol da barra
Farol da Barra

O Museu:

O acervo do Museu Náutico é dividido em salas, separadas por temas: achados náuticos, coleção de miniaturas, instrumentos náuticos e réplicas de embarcações. Como nunca tinha entrado em um museu com essa temática, achei bem interessante. 

Nele podemos ver réplicas das Naus portuguesas e Caravelas, que chegaram aqui na época do descobrimento. Há também miniaturas de embarcações dentro de garrafas, desde a Esquadra de Cabral até os mais recentes navios que foram importantes na história do Brasil.

Uma das salas mais legais, na minha opinião, é a Cartográfica. Nesta sala podemos ver diversos objetos, como: Capacete de Escafandro feito em bronze e vidro, um Sextante que é um objeto para medir a altura dos astros e ângulos horizontais, aparelhos lenticulares utilizados em faróis, uma Navisfera que é um instrumento utilizado para solução de problemas de navegação etc. 

O Farol:

Depois de conhecer o Museu podemos subir os 82 degraus, em uma escada helicoidal (caracol), e chegar ao topo do Farol. Durante a subida há vários cartazes falando a importância dos faróis, sobre o trabalho da marinha do Brasil etc. Todos colocados em pontos estratégicos para que a subida ao topo seja mais fácil. No topo podemos ver o maquinário da lente do farol, um presente dos Franceses.

farol da barra
Lente do Farol

Já no topo, temos uma vista de 360 graus da Barra e do Oceano Atlântico. Uma vista de tirar o fôlego! Não deixe de subir! Este é o ponto mais interessante da visita e você pode ficar lá em cima admirando a paisagem o tempo que quiser. 

O Farol da Barra é também um dos melhores pontos da cidade para se apreciar o por do sol. Há um gramado em sua volta, do lado de fora e quando fui, havia diversas pessoas sentadas admirando e cantando enquanto o sol se punha. Uma “vibe” ótima para terminar seu dia. 

farol da barra
Por do Sol do Farol

Não sabe onde se hospedar em Salvador? Dê uma olhada nos hotéis mais reservados pelo Booking.

O entorno:

Ao lado do forte esta a Praia do Farol da Barra, uma ótima pedida antes ou depois de conhecer o museu.

Horário de Funcionamento e localização:

O Farol e Museu funcionam de Terça a Domingo das 9h às 18h. Nos meses de Janeiro e Julho funciona diariamente.  

Os Ingressos custam R$15,00 (inteira) e R$7,50 (meia).

Bom, essa é mais uma dica de passeio em Salvador. E você já esteve por lá? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Até o próximo post.
Diego Arena