Farol da Barra – Dica de Salvador
O Farol da Barra, ou Forte de Santo Antônio da Barra, foi o primeiro forte edificado pelos portugueses no país e hoje é um dos principais cartões postais de Salvador, abrigando em seu interior o Museu Náutico da Bahia. E aí, vamos conhecer?
Sumário
Um pouco da história do Farol da Barra:
O Farol da Barra foi o primeiro forte edificado pelos portugueses no país. Foi construído no mesmo local onde em 1501 os portugueses colocaram um marco falando que as terras pertenciam à Coroa Portuguesa. A construção só começou em 1534 como uma trincheira e 3 canhões. Em 1696, foi reformado e ganhou a forma irregular de uma estrela, e passou a abrigar os quartéis, camarotes e uma antiga prisão. Depois começou a ser construído o Farol, como conhecemos hoje.
Somente em 1996 o Farol da Barra recebeu as salas e galerias e foi aberto ao público como Museu Náutico da Bahia.
O Museu:
O acervo do Museu Náutico é dividido em salas, separadas por temas: achados náuticos, coleção de miniaturas, instrumentos náuticos e réplicas de embarcações. Como nunca tinha entrado em um museu com essa temática, achei bem interessante.
Nele podemos ver réplicas das Naus portuguesas e Caravelas, que chegaram aqui na época do descobrimento. Há também miniaturas de embarcações dentro de garrafas, desde a Esquadra de Cabral até os mais recentes navios que foram importantes na história do Brasil.
Uma das salas mais legais, na minha opinião, é a Cartográfica. Nesta sala podemos ver diversos objetos, como: Capacete de Escafandro feito em bronze e vidro, um Sextante que é um objeto para medir a altura dos astros e ângulos horizontais, aparelhos lenticulares utilizados em faróis, uma Navisfera que é um instrumento utilizado para solução de problemas de navegação etc.
O Farol:
Depois de conhecer o Museu podemos subir os 82 degraus, em uma escada helicoidal (caracol), e chegar ao topo do Farol. Durante a subida há vários cartazes falando a importância dos faróis, sobre o trabalho da marinha do Brasil etc. Todos colocados em pontos estratégicos para que a subida ao topo seja mais fácil. No topo podemos ver o maquinário da lente do farol, um presente dos Franceses.
Já no topo, temos uma vista de 360 graus da Barra e do Oceano Atlântico. Uma vista de tirar o fôlego! Não deixe de subir! Este é o ponto mais interessante da visita e você pode ficar lá em cima admirando a paisagem o tempo que quiser.
O Farol da Barra é também um dos melhores pontos da cidade para se apreciar o por do sol. Há um gramado em sua volta, do lado de fora e quando fui, havia diversas pessoas sentadas admirando e cantando enquanto o sol se punha. Uma “vibe” ótima para terminar seu dia.
Não sabe onde se hospedar em Salvador? Dê uma olhada nos hotéis mais reservados pelo Booking.
O entorno:
Ao lado do forte esta a Praia do Farol da Barra, uma ótima pedida antes ou depois de conhecer o museu.
Horário de Funcionamento e localização:
O Farol e Museu funcionam de Terça a Domingo das 9h às 18h. Nos meses de Janeiro e Julho funciona diariamente.
Os Ingressos custam R$15,00 (inteira) e R$7,50 (meia).
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essa é mais uma dica de passeio em Salvador. E você já esteve por lá? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.
Até o próximo post.
Diego Arena
Em minha viagem à Salvador fiquei hospedado bem próximo ao Farol da Barra, um belo lugar. Além do farol e as praias, nos finais de tarde, o local é bem movimentado, as pessoas saem para caminhar e praticar exercícios.
Salvador é uma das capitais que mais temos vontade de conhecer. Riquíssima culturalmente e historicamente falando a cidade é um sonho para nós! Quando chegar a hora, já estaremos bem informados sobre um de seus maiores atrativos.
Esse forte é igual a dezenas de outros onde já entrei, em Portugal, Angola e Cabo Verde. Eram construídos com uma função específica, então eram todos iguais. Mas continuam fortes, testemunhas da história. Foi boa ideia transformar a estrutura em museu. Não acha o capacete de escafandro maravilhoso? Aposto que assustava muita gente, quando foi inventado, haha
Abraço
Que saudosismo lendo esse post!
Dia desses estava vendo as fotos das viagens antigas e vi uma do Farol.
Visitei tudinho e vi o pôr do sol no horizonte. No dia ventava bastante, o que foi muito bom já que Salvador é um calor infernal! haha
Belo post!
Que lindo <3 Gostei muito das vistas! E o pôr-do-sol visto desde o topo do farol deve ser bem lindo!
De fato o Farol da Barra é um dos cartões postais de Salvador e testemunha de um tempo. O por do sol ali é mesmo muito bonito e a vibração é ótima. Isso sem contar que o carnaval neste circuito começa bem aí né?! O museu é muito bacana! 🙂
Que legal conhecer o farol por dentro, nunca imaginei que tinha esse acervo por lá. A vista então, maravilhosa. Como adoramos museus, ficamos curiosos em conferir esse. Valeu pela dica.
O por do sol nesse farol e inesquecível, um dos lugares que mais amo em Salvador.
Obrigada pelo post pois apesar de amar esse lugar nunca tinha visto ele por dentro, na próxima ida a Salvador vou fazer isso.
Bom! Se tem algo que eu tenho muita vontade de presenciar é o por do sol neste lugar. A paisagem realmente parece ser surreal!
Ainda não conheço salvador, mas, quando tiver essa oportunidade, certamente visitarei o farol da barra!
Abçs
O Farol da Barra é um verdadeiro cartão postal de Salvador mesmo. A vista é linda e merece ser divulgado para que as pessoas apreciem também.
Gostei de conhecer um pouquinho sobre este forte. Nunca estive em Salvador, apesar da vontade de conhecer a cidade e gostei bastante da ideia que tiveram de abrir ali um museu náutico! Dica anotada!
É uma das grandes heranças da cultura portuguesa a construção de fortalezas junto à linha maritima. Eu pessoalmente adoro este tipo de estruturas e já visitei bastantes. No entanto tenho que juntar este À minha lista, mas só quando fizer uma viagem ao Brasil. Abraço
mas a pergunta ainda fica: como diabos colocam os navios dentro das garrafas?? eles controem fora e ai puxam a vela ou colam depois com uma pinça:??
Eu vi um monitor explicando lá. Todos os barcos são feitos direto dentro da garrafa, com pinça. Imagina o trabalhão.
Nossa essa dica de passeio em Salvador veio super na hora pois estamos montando o nosso roteiro para o ano que vem conhecer a terra do acarajé. ja favoritei.
Pingback: O que fazer em Salvador - Bahia - Uma Viagem Diferente
Pingback: Grand Palladium Imbassaí - Uma Viagem Diferente
Pingback: 15 Cidades Históricas do Brasil para Conhecer - Uma Viagem Diferente
Sou de Salvador e amei saber mais informações sobre o Farol da Barra. Incrível com a nossa história é rica. Parabéns pelo post.