/Farol da Barra – Dica de Salvador
farol da barra

Farol da Barra – Dica de Salvador

O Farol da Barra, ou Forte de Santo Antônio da Barra, foi o primeiro forte edificado pelos portugueses no país e hoje é um dos principais cartões postais de Salvador, abrigando em seu interior o Museu Náutico da Bahia. E aí, vamos conhecer?

Um pouco da história do Farol da Barra:

O Farol da Barra foi o primeiro forte edificado pelos portugueses no país. Foi construído no mesmo local onde em 1501 os portugueses colocaram um marco falando que as terras pertenciam à Coroa Portuguesa. A construção só começou em 1534 como uma trincheira e 3 canhões. Em 1696, foi reformado e ganhou a forma irregular de uma estrela, e passou a abrigar os quartéis, camarotes e uma antiga prisão. Depois começou a ser construído o Farol, como conhecemos hoje. 

farol da barra
Farol da Barra

Somente em 1996 o Farol da Barra recebeu as salas e galerias e foi aberto ao público como Museu Náutico da Bahia.

farol da barra
Farol da Barra
O Museu:

O acervo do Museu Náutico é dividido em salas, separadas por temas: achados náuticos, coleção de miniaturas, instrumentos náuticos e réplicas de embarcações. Como nunca tinha entrado em um museu com essa temática, achei bem interessante. 

Nele podemos ver réplicas das Naus portuguesas e Caravelas, que chegaram aqui na época do descobrimento. Há também miniaturas de embarcações dentro de garrafas, desde a Esquadra de Cabral até os mais recentes navios que foram importantes na história do Brasil.

Uma das salas mais legais, na minha opinião, é a Cartográfica. Nesta sala podemos ver diversos objetos, como: Capacete de Escafandro feito em bronze e vidro, um Sextante que é um objeto para medir a altura dos astros e ângulos horizontais, aparelhos lenticulares utilizados em faróis, uma Navisfera que é um instrumento utilizado para solução de problemas de navegação etc. 

O Farol:

Depois de conhecer o Museu podemos subir os 82 degraus, em uma escada helicoidal (caracol), e chegar ao topo do Farol. Durante a subida há vários cartazes falando a importância dos faróis, sobre o trabalho da marinha do Brasil etc. Todos colocados em pontos estratégicos para que a subida ao topo seja mais fácil. No topo podemos ver o maquinário da lente do farol, um presente dos Franceses.

farol da barra
Lente do Farol

Já no topo, temos uma vista de 360 graus da Barra e do Oceano Atlântico. Uma vista de tirar o fôlego! Não deixe de subir! Este é o ponto mais interessante da visita e você pode ficar lá em cima admirando a paisagem o tempo que quiser. 

O Farol da Barra é também um dos melhores pontos da cidade para se apreciar o por do sol. Há um gramado em sua volta, do lado de fora e quando fui, havia diversas pessoas sentadas admirando e cantando enquanto o sol se punha. Uma “vibe” ótima para terminar seu dia. 

farol da barra
Por do Sol do Farol
O entorno:

Ao lado do forte esta a Praia do Farol da Barra, uma ótima pedida antes ou depois de conhecer o museu.

Horário de Funcionamento e localização:

O Farol e Museu funcionam de Terça a Domingo das 9h às 18h. Nos meses de Janeiro e Julho funciona diariamente.  

Os Ingressos custam R$15,00 (inteira) e R$7,50 (meia).

 

Bom, essa é mais uma dica de passeio em Salvador. E você já esteve por lá? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Até o próximo post.
Diego Arena