Morretes

Trem Curitiba Morretes e o que fazer na cidade

Um dos passeios mais famosos de trem do Brasil acontece entre as cidades de Curitiba e Morretes. Vem com a gente conferir esse bate e volta e como foi o passeio de trem Curitiba Morretes?!

Ida à Morretes

Existem duas formas de se chegar em Morretes, uma delas é indo de trem, outra, de carro ou ônibus, descendo a Estrada da Graciosa.

Nosso passeio começou bem cedo. Fomos até a estação da Serra Verde, em Curitiba, onde pegamos uma van com destino à Morretes. A estrada da Graciosa é linda, cheia de curvas e belas paisagens. Pelo caminho passamos por alguns mirantes, e em alguns deles há pequenas lojinhas que vendem milho verde e as famosas balas de banana da região. Não paramos pois a neblina estava bem forte.

Estrada até Morretes

Parque Higeospar

Logo na entrada da cidade de Morretes, ainda na Estrada da Graciosa, fica o Parque Higeospar, a mais nova atração da cidade, aberta no final de 2018.

O Parque nada mais é que uma grande maquete, com algumas partes automatizadas, que conta a história do estado paranaense e seus principais pontos turísticos. Podemos ver o trem de carga, a usina de Itaipú e as Cataratas do Iguaçu.

Hisgeopar

O que fazer em Morretes

Morretes é uma cidade histórica, fundada no século XVIII. Embora pequena, tem seu charme e não precisamos de um roteiro especifico para conhecê-la.

A melhor maneira de conhecê-la é andando por suas ruas. Passamos por casas antigas bem coloridas, onde funcionam restaurantes, lojas de souvenires, de artesanatos e espaços culturais. No final da rua principal fica a igreja Nossa Senhora do Porto, de 1769.

Centro da cidade
Vista para Rio, em Morretes

Aos finais de semana funciona uma feirinha, às margens do Rio Nhundiaquara, bem próximo à ponte metálica que liga os dois lados da cidade.

A dica é comprar na feirinha as famosas balas de banana. São uma delícia. Humm…. E já que o assunto agora é comida, não podemos deixar de provar o famoso barreado, o prato mais típico da cidade.

Ponte em Morretes

Onde comer e o que é o famoso Barreado

Chegamos em Morretes quase 12horas. Todos com fome. Fomos direto ao restaurante Madalozo, comer o prato mais típico da cidade: o Barreado. 

O Barreado nada mais é que uma carne cozida em uma panela de barro por mais de 10 horas. Na hora em que vamos comer, a carne é colocada em um prato onde é acrescentado farinha de mandioca. Em seguida, devemos mexer até formar uma pasta. O prato também acompanha peixe, camarão, arroz, batatas fritas e banana à milanesa. É bem gostoso!

Trem de Morretes à Curitiba

O passeio de trem de Curitiba à Morretes, ou no sentido contrário durante o por do sol, é considerado um dos passeios de trem mais bonitos do Brasil.

A ferrovia que liga Curitiba à Paranaguá foi inaugurada em 1885.

Com duração de aproximadamente 4 horas, o trem passa por paisagens lindas pela Serra do Mar. Fizemos o passeio com a Serra Verde Express, que possuí diversas categorias de vagões e pacotes.

Trem

Algumas das paisagens que vemos pelo caminho:

E para finalizar o passeio de um dia inteiro entre Curitiba e Morretes, nos deparamos com esse por do sol incrível.

Por do Sol

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Morretes. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post: Arena da Baixada, ERBBV 2018, Jardim Botânico de Curitiba. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Adorei. Nunca tinha ouvido falar em Morretes e já coloquei na minha lista. E, claro, quero ir de trem.

  • Queria muito ter ido a Morretes, mas por conta da pandemia não consegui! Muito completo seu post, adorei! Quando voltar vou seguir as dicas

Posts recentes

Restaurantes Temáticos em Gramado

Cada vez mais os restaurantes vem se tornando mais que um lugar para apenas uma…

28/10/2022

Hotéis em Manaus: Onde se hospedar

A cidade de Manaus possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas…

15/10/2022

O que fazer em Manaus – Roteiro 9 dias

Logo que cheguei no centro de Manaus pensei comigo mesmo: "Que sensação estranha, aqui me…

30/09/2022

O que Fazer em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte, carinhosamente chamada de Beagá, capital do estado de Minas Gerais,…

15/08/2022

O que fazer em Lavrinhas – Bate e volta de São Paulo

Nada como um bate e volta para tentar relaxar e sair do agito e correria…

29/07/2022

Hotéis em Salvador: Guia Completo

A cidade de Salvador possui muitas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas…

24/06/2022