De 01 à 04 de novembro, aconteceu na cidade de Curitiba o ERBBV 2018, o 2º Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. O Encontro reuniu cerca de 150 blogueiros de várias partes do Brasil. Vem com a gente conferir como foi esse encontro?!
Sumário
A RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) foi criada em 2011 pela Claudia, do Aprendiz de Viajante, inicialmente para troca de experiências. Hoje conta com mais de 1300 blogueiros de vários lugares do Brasil e sempre com o proposito de troca de informações/ aprendizado aos blogueiros.
Esse foi o 2º encontro organizado pela rede. O 1º ERBBV aconteceu em 2016, na cidade de Belo Horizonte. Nesta data, o blog Uma Viagem Diferente ainda não fazia parte da rede. Este ano, não poderíamos ficar de fora não é mesmo? Nesses 04 dias de evento, além de conhecer um pouco mais sobre a cidade de Curitiba e seus pontos turísticos, participamos de diversas palestras e painéis.
O primeiro dia começou cedo. Antes mesmo da abertura oficial do evento o primeiro passeio já estava marcado: a Visita à Torre Panorâmica. A torre tem 109 metros de altura e o mirante, com vista de 360º de toda a cidade, fica à 95m de altura.
Fomos recepcionados pelo prefeito da cidade de Curitiba, Rafael Greca, que fez questão de nos explicar tudo sobre a cidade, sua história, desde a sua formação até o que vemos hoje, o plano diretor e os principais pontos turísticos. Também falou um pouco sobre o City Tour da linha de turismo, e nos deu boas vindas à cidade com um brinde de Gengibirra, uma bebida de água gaseificada típica da região.
Após o almoço, seguimos até a Praça Tiradentes. Lá, pegamos um dos ônibus doble deck da linha de turismo e andamos pelo percurso completo, descendo apenas em 03 pontos: Jardim Botânico de Curitiba, Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente), e Parque Tanguá. Quem tem pouco tempo pela cidade esta é uma boa maneira de conhecer a grande maioria dos pontos turísticos da cidade.
Confesso que queria ter descido do ônibus diversas vezes e conhecer de perto diversos outros pontos. Pelo trajeto passamos, e podemos descer em locais como: o Museu Ferroviário, o Teatro Paiol, o Museu Oscar Niemeyer, o Memorial Polonês, a Ópera de Arame, o Memorial Ucraniano e o bairro de Santa Felicidade. O bilhete deste ônibus custa 40 reais e ele te dá direito à um embarque e outros 04 reembarques.
Algumas pessoas trocaram o City Tour da linha Turismo pelo Curitidoce, um tour de doces por Curitiba. O blog Latitude Infinita contou para a gente como foi esse tour.
À noite, direto do tour anterior, fomos para a abertura oficial do ERBBV 2018, no maior Hard Rock Café da América Latina.
Um dos passeios mais famosos para quem vai à Curitiba é fazer o passeio de trem até a cidade de Morretes. Nós pegamos uma van no terminal Rodoferroviário, bem cedinho, e descemos pela Estrada da Graciosa, uma estrada que faz jus a seu nome. A descida até Morretes durou 1h30 e só não aproveitamos mais a paisagem na descida pois a neblina estava forte.
Quase chegando à cidade, paramos no Hisgeopar, um parque temático que conta através de uma maquete, alguns dos principais pontos históricos, geográficos e turísticos do estado do Paraná. Passando desde os índios até a barragem de Itaipu e as Cataratas. Bem interessante.
Em Morretes comemos o famoso barreado, no restaurante Madalozo, um dos mais tradicionais da cidade. Andamos e conhecemos as ruazinhas do centro e logo depois já pegamos o trem com destino a Curitiba. O percurso durou 4 horas e pudemos ver lindas paisagens. Para alguns o passeio pode ser monótono por demorar, mas há pessoas que sabem animar o vagão (nosso vagão 05 estava bem animado haha).
À noite o Happy Hour aconteceu no Gards Rooftop, na cobertura do Shopping Pátio Batel.
O 3º dia foi marcado por palestras, que aconteceram no Mercado Municipal de Curitiba.
Vimos palestras como: TripAdvisor, a nova rede social; painel: Criando Produtos relacionados ao blog; painel de Mídias Sociais; SEO para iniciantes; Estratégias de Marca e Reputação para o seu blog; Estruturas Empresariais e Tributárias.
Ahhh… durante o almoço, também pudemos conhecer as instalações do mercado, que é bem grande e interessante. Claro que não íamos perder a oportunidade de turistar um pouco mais. O blog Diário de Turista contou em um post várias coisas interessantes sobre o Mercado Municipal.
À noite, o happy Hour do dia aconteceu no Ópera Arte, localizado no “subsolo” da Ópera de Arame. Fizemos um tour pelas instalações do teatro. Conferimos a exposição de fotos que estava rolando por ali e vimos um show, no palco flutuante. Bem legal!
A manhã do 4º e último dia de evento começou bem cedo na Arena da Baixada. Este é um dos estádios mais modernos do Brasil e da América, e é famoso pelo seu teto retrátil. A estrutura do Estádio do Atlético é incrível e impressiona até mesmo sem uma partida. Fiquei imaginando como seria com o local lotado e a torcida gritando enfurecidamente.
No período da tarde, tivemos mais palestras, desta vez no Espaço Cultural Capela Santa Maria. Assistimos às seguintes palestras: Youtube Bussines; A ferramenta mais rentável para monetizar em 2019; SEO nível médio e avançado; Melhorando o rendimento de programas de afiliados do seu blog; e uma palestra sobre a cidade de Curitiba.
Foi no restaurante O Jardineiro que aconteceu o encerramento oficial do evento. Além de comer e aproveitar o restaurante, que estava ótimo, era hora de se despedir dos novos amigos e colegas… Ninguém queria que o evento ERBBV 2018 terminasse, mas era hora de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos nesses 04 dias. Mas, para quem ainda teve mais um dia em Curitiba, no dia seguinte ainda puderam fazer um Walking Tour, o blog Vamos Por Ai contou como foi o passeio.
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, esse post foi contando um pouco de como foram os 04 dias que tivemos em Curitiba no ERBBV 2018. E você curtiu?
Até o próximo post.
Diego Arena
As regiões do litoral paulista podem surpreender bastante, por isso dar uma chance a elas…
Preparamos para você uma lista com os melhores chalés com hidro na cidade de Santo…
Hospedar-se no Chalé DAMASCO em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência verdadeiramente mágica que…
Hospedar-se no Chalé CACAU em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência incrível que vai…
O Chalé Castanha, localizado na encantadora cidade de Santo Antônio do Pinhal, é indiscutivelmente o…
[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…
Veja os comentários
Oi Diego! Parabéns pelo ótimo post! A gente também ficou com vontade de descer em vários outros pontos da Linha Turismo hahaha
Foi um prazer te conhecer, e obrigada pela cia! Abração e até a próxima!
O encontro parece ter sido bem proveitoso, não só para explorar a região, mas também para crescerem como criadores de conteúdo. Parabéns à organização
Ótimo post! Também queria descer do ônibus várias vezes rsrs O encontro foi ótimo e o seu relato resumiu tudo super bem. Show!
Genteeeee estou babando nos posts desse encontro! Que pena que não moro no Brasil e por isso não consegui ir... adoraria conhecer curitiba junto de vcs!
Belo encontro e cheio de glamour. Vocês são muito organizados por aí.
Esse evento foi ótimo!
Sempre bom reencontrar pessoas e conhecer outras tantas.
Esse encontro foi bom demais né? A programação foi super completa e Curitiba é um ótimo destino. Seu post ficou super completo! Obrigada por citar nossas dicas