Rio de Janeiro

Como é passar o Réveillon em Copacabana

Passei a virada de 2018 para 2019 em Copacabana, um dos destinos mais famosos do Brasil quando o assunto é ano novo. Mas será que à meia noite é possível pular as 7 ondas tranquilamente? A praia é limpa? Segura? Contarei nesse post tudo sobre as minhas percepções de como é passar o Réveillon Copacabana. Vem com a gente conferir?

Copacabana é um dos destinos mais cotados no Brasil quando o assunto é Réveillon. São milhares de turistas que vão para a cidade anualmente ver os fogos na praia mais famosa do país.

Praia, sol, gente bonita pelas ruas, festas e paisagens incríveis são algumas das características que colocam o Rio de Janeiro nos melhores lugares para passar a virada no mundo. 

A praia de Copacabana antes do Ano Novo

Cheguei no Rio de Janeiro dia 26 de dezembro. A ideia era, além de conferir os fogos, passear pela cidade e aproveitar as férias do trabalho. Afinal, a cidade é incrível e possuí vários pontos turísticos interessantes e praias lindas para visitar.

Por incrível que pareça a cidade estava bem tranquila. Hotéis quase cheios, praia com muitas pessoas mas nada impossível, pouca fila em todos os museus e pontos turísticos. Bem tranquila.

Nos dias 29 e 30 Achar um lugar vago na praia para colocar o guarda-sol já virou uma tarefa um tanto quanto difícil. Havia fila em todos os restaures e bares e os hotéis já estavam lotados.

Praia de Copacabana lotada no Ano Novo

É perigoso passar o Ano Novo no Rio de Janeiro?

Várias pessoas aconselham: Vá de porta-dólar! Não vá com celular na praia! Ande com a menor quantidade possível de dinheiro com você porque o Rio de Janeiro é muito perigoso. 

Do dia 26, quando chegamos, até o dia 30 de dezembro, achamos o Rio bem seguro. Levamos o celular para a praia, tiramos várias fotos, andamos pelos calçadões, compramos comida na praia com dinheiro. Tudo parecia bem seguro.

Já no dia 31, Copacabana amanheceu um tanto quanto diferente dos dias anteriores. Além de estar bem nublada, haviam centenas de pessoas acampadas na praia, principalmente em frente ao palco e atrás dele.

Praia de Copacabana

Isso me surpreendeu muito. Nunca tinha escutado falar que as pessoas faziam isso para “guardar lugar” e ver melhor o show. E não era só acampar. As pessoas fazem cercas, delimitando uma área e fazendo uma área particular.

Chegar no mar dia 31 já foi mais trabalhoso. Achar um caminho por entre os acampamentos não era tão simples. Além disso, você via grupo de pessoas correndo na praia do nada, e algumas vezes corriam e entravam nas barracas. Eram arrastões. A praia de Copacabana, em plena luz do dia, já não estava tão segura e você via várias pessoas dizendo que foram furtadas.

Voltamos para o hotel, deixamos o celular e carteira e saímos para aproveitar o último dia do ano. Percebemos que eram casos bem isolados. Mas mesmo assim, melhor ficar bem atento.

O Show da Virada e Copacabana à noite

O show da virada começa geralmente às 20 horas. Milhares e milhares de pessoas vão para a praia de metro, ônibus e a pé. Ahhh, para utilizar o metro no dia 31 é necessário comprar um bilhete especial para essa data, e marcados de hora em hora. Fique de olho.

Em São Paulo, as ruas paralelas à Avenida Paulista são fechadas durante a tarde do dia 31 e há um controle para entrar na Paulista. Além de revistas policiais aleatórias. Em Copacabana isso não acontece, só vai chegando cada vez mais pessoas e turistas.

Chegamos umas 20h30 e fomos para a areia. A ideia era ver o palco de frente e ficar próximo do mar, para à meia noite pular as 7 ondas. Mas, se à tarde já estava difícil andar pela areia com as barracas e divisas, durante à noite estava muito pior.

Havia muitas pessoas querendo ir para o mesmo ponto, andando por lugares estreitos e lotados. Tentamos achar um lugar legal e não rolou. Assim, decidimos ir pra calçada.

Na calçada tínhamos uma vista legal do palco e estava bem perto de barraquinhas que vendiam bebidas e comidas. Ficamos la um tempo, mas sempre víamos pessoas correndo e umas gritando: “Pega ladrão”, e várias vezes começavam do nada “empurra empurra”. 

Mesmo com vários postos policiais, a segurança não estava dando conta. O jeito foi deixar o dinheiro e celular no porta dólar e tentar aproveitar.

A correria não parava. Então decidimos procurar outro lugar. E achamos.

Do outro lado da Avenida, na calçada do Copacabana Palace. O lugar estava muito tranquilo, com policiamento, pais com seus filhos, pessoas comprando comida tranquilamente, tirando fotos do palco e do momento.

Nada comparado a zona do outro lado da rua. A vista do Palco não era das melhores, mas dava para ouvir muito bem o que diziam. Com certeza foi um achado. O melhor lugar “perto” do palco para passar a virada.

Palco

A hora dos Fogos do Réveillon Copacabana

Nem preciso falar muita coisa sobre a hora dos fogos né? A contagem regressiva é comandada pelo artista que está no palco no momento da virada e todos que estão na praia, na rua e calçadas acompanham.

Cincooooo, quatrooo, trêsss, doissssss, ummm. Feliz Ano Novoooooo!!! E os fogos explodem no céu de uma maneira in-crí-vel. Os fogos são de várias cores, formas e parecem explodir sobre nossas cabeças. É realmente lindo demais.

Fogos Réveillon Praia de Copacabana

De onde estávamos haviam várias barracas de comida, cada uma com um guarda-sol bem alto, mas isso não atrapalhou nem um pouco a visão que tivemos dos fogos.

Fogos Réveillon Copacabana
Fogos Réveillon Copacabana

Depois dos fogos ficamos mais um tempo por ali, comemos um cachorro quente em uma das barraquinhas e seguimos para o hotel descansar. O ano tinha começado.

Copacabana dia 01 de Janeiro

No dia 01 voltamos para Copacabana. A praia estava bem suja e ainda havia algumas barracas, mas poucas. Se a ideia for pegar uma praia e entrar no mar no dia 01 recomendo ir até o Leme ou Ipanema, que estavam bem mais limpas.

Cor da água – Praia de Ipanama

Passar o Ano Novo no Rio de Janeiro vale a pena?

Concluindo minha experiencia, eu diria que passar o ano novo no Rio de Janeiro e em Copacabana vale sim muito a pena. Pelo menos uma vez na vida eu diria que é algo que todo mundo devia passar.

Se eu passaria novamente? Sim. Mas não na praia. Haviam várias festas rolando no topo dos hotéis da orla. São caras! Mas não tem o perrengue e insegurança que sentimos na rua. Com certeza seria uma opção bem bacana.

Outra opção seria os cruzeiros, que devem ter uma visão linda dos fogos também.

Boulevard Olímpico – Navio de Cruzeiro atracado

Hotéis para passar o Ano Novo no Rio de Janeiro

Há centenas de hotéis espalhados na cidade do Rio de Janeiro. Com opções para todos os tipos de pessoas, gostos e bolsos.

Separei neste post alguns hotéis que estão localizados bem em frente, ou bem próximos da Orla de Copacabana. Mas além desses há uma infinidade um pouco mais afastados.

Hotéis 5 estrelas : Belmond Copacabana Palace, o Hilton Copacabana, o JW Marriott Rio De Janeiro e Rio Othon Palace.

Hotéis 4 estrelas: Windsor Leme, o Hotel PortoBay Rio de Janeiro, o Hotel Atlântico Praia, o Windsor Excelsior Copacabana, o Hotel Astoria Palace, oOlinda Rio Hotel, o Windsor Califórnia Hotel, e Pestana Rio de Janeiro.

Hotéis 3 estrelas: B&B Hotels, o Windsor Copa Hotel, o OYO Rio Colinas Hotel, o Windsor Martinique, e Hotel Nacional Inn Rio de Janeiro.

Planejando sua Viagem para o Réveillon Copacabana

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Rio de Janeiro. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Diego
    Adorei teu relato.... Eu nao sabia que faziam acampamentos na praia e foi muito curioso ver como a praia de Copacabana se modifica de um dia para o outro.
    Eu nao sei se um dia passaria o Reiveillon em Copacabana, mas jà irei para ficar onde voce ficou!

  • Gostei bastante desse relato sincero de como é o Réveillon de Copacabana sem ser em festas caras. Já imaginava que era como você descreveu. Uma amiga minha passou o réveillon em um cruzeiro e viu toda a queima de fogos do navio. Disse que foi simplesmente maravilhoso. Estou pensando em guardar dinheiro e considerar essa opção quando finalmente for curtir o réveillon em Copacabana.

  • Passeio o reveillon em Copacabana em 2016 e foi um dos melhores da minha vida! Muito lindo e galera super animada. Você tem razão sobre a doleira, jamais levar o celular pra praia!!! Mas mesmo assim, vale a pena viver essa experiência pelo menos uma vez na vida.

  • Duas experiências que tenho muita vontade de fazer: passar o réveillon em Copacabana e o Carnaval no Sambódromo!!
    Parabéns pelo post!

  • Já passei o reveillon em Copacabana 2x e estava buscando dicas para o próximo. Achei seu post e adorei! Vai ser uma experiência maravilhosa, muito obrigada!

  • Nossa fiquei de cara com o povo acampando e construindo cercadinhos na areia. Teu relato ficou muito bom, senti até a tensão no ar. Ainda bem que deu tudo certo e vocês gostaram da experiência no final! Obrigada pelas dicas.

  • Passamos o reveillon em Copacabana algumas vezes dentro dos cruzeiros. Como comentou é realmente uma experiência incrível e não tão lotada ou insegura como na rua. Com certeza passar o ano novo no RIo de Janeiro deve ser um item da bucket list de cada brasileiro, pelo menos uma vez na vida. Obrigada pelas dicas!

  • Adorei o relato sincero, ainda quero passar um reveillon em Copacabana, acho que é uma experiência a ser vivida, mas vou optar pelo cruzeiro.

  • Eu sou suspeita pois sou carioca da gema e amo meu Rio! Claro, sei de seus "problemas, mas isso não diminui em nada meu love com minha cidade. Penso como vc, uma vez na vida todos deveriam vir aqui, pisar nas areias de Copa e ver o céu brilhar! Espero que vc volte um dia! Valeu!!!!!!

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023