Saquarema é uma cidade litorânea, localizada na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Essa cidade, bem pacata em dias normais, fica bem agitada e lotada de turistas e atletas em dias de Campeonatos de Surf, principalmente quando reúne atletas como Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. Vem com a gente conferir o que fazer em Saquarema? Considerada “Capital Nacional do Surf”.
Essa foi uma viagem bem rápida, à trabalho. Eu, sem muito tempo para pesquisar o que fazer pela cidade fui “no escuro” e fui descobrindo aos poucos o que fazer pela cidade. Fiquei por lá apenas 2 dias, um deles com bastante chuva, mas, consegui conhecer pontos bem interessantes.
Saquarema fica no caminho para quem sai do Rio de Janeiro e segue até Arraial do Cabo, Cabo Frio ou Búzios, mas sempre passa despercebida e quase ninguém para nela para aproveitar um pouco antes de seguir viagem.
Sumário
Cheguei na cidade já era noite. Neste primeiro dia apenas passei conhecer um dos principais cartões postais da cidade: a Igreja Nossa Senhora de Nazareth, uma construção histórica de 1640, localizada no topo de uma colina, com vista para algumas praias: a Prainha, a Praia da Vila, e a Prainha da Barrinha e Itaúna.
Na lateral da colina há uma gruta, usada pelos fiéis para orações, pedidos e homenagens.
É no centro da cidade que está a Praça da Vila, além de diversos comércios, restaurantes e a Feirinha de Artesanatos, que fica bem lotada aos finais de semana.
Próximo dali também há o Templo do Rock, um local que abriga roupas antigas, prêmios musicais, discos e diversos vários pertences pessoais do cantor Serguei, que nasceu em Saquarema no ano de 1933.
Impossível falar em Saquarema e não citar as praias com ondas altas e agitadas, ideais para quem curte pegar uma onda.
Entre as principais praias de Saquarema podemos citar: a Praia de Itaúna, a mais famosa da cidade, onde acontecem as competições do Campeonato Mundial de Surf e a que sempre os surfistas procuram para treinar ou, até mesmo, se divertir nas ondas.
Quando fui conhecer esta praia o tempo estava péssimo. Havia chovido bastante durante a noite, o céu ainda estava bem carregado e o mar bem agitado. Mas, mesmo assim, haviam algumas pessoas treinando e se aventurando nas ondas. Mesmo com um tempo ruim, achei a praia bem bonita.
Ahhh… uma dica legal! Para quem não sabe surfar e quer aprender, na Praia de Itaúna há diversas Escolas de Surf, que dão aula desde apenas um dia para quem quer aprender mas tem pouco tempo pela cidade, até pacotes de aulas para quem quer aprender de verdade o esporte. Várias delas também alugam pranchas, caso você esteja passando pela praia e não conseguiu levar a sua para a viagem.
Também podemos conhecer: a Praia da Vila, a Prainha (localizada entre a Praia da Vila e a Igreja Nossa Senhora de Nazareth), a Praia da Barrinha (uma das preferidas dos banhistas, por ter águas calmas e rasas, onde a lagoa encontra o Mar), a Praia do Boqueirão (continuação da Praia da Vila), a Praia de Massambaba (uma praia com pouca infraestrutura mas com aguas mais calmas que a vizinha Itaúna).
Há algumas praias mais distantes do centro, entre 7 e 15km e entre elas podemos citar: a Praia Barra Nova, a Praia Jaconé e a Vilatur.
Além dos pontos citados acima, há diversos outros que não tive tempo de conhecer, mas me foram muito bem recomendados e anotei para uma próxima visita à cidade: o Mirante Morro da Cruz (onde fica uma cruz metálica de 15 metros de altura, erguida para homenagear a primeira missa realizada no Brasil), o Museu do Voleibol (localizado no centro da cidade), o Sítio Arqueológico Sambaqui da Quebrada (um museu a céu aberto, tombado pelo Patrimônio Histórico, onde podemos ver fósseis pré-históricos e esqueletos), a Cachoeira do Roncador e a Lagoa de Saquarema.
Para quem tem mais tempo de viagem, sempre recomendamos visitar as cidades vizinhas de Saquarema, principalmente Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, que estão localizadas a aproximadamente 66km da cidade. Caso a ideia seja visitar a cidade do Rio de Janeiro, ela está localizada a aproximadamente 100km da cidade.
A cidade de Saquarema não tem tantas opções de hospedagem. E, as que tem, ficam lotadíssimas e esgotam muito rápido em feriados, ou, principalmente em épocas de campeonatos de Surf ou carnaval. Separei neste post algumas opções de hotéis, pousadas e hostels.
Hotéis 4 estrelas: Village Itaúna Inn, e o Hotel Aconchego da Vila,
Pousadas: Pousada Pedra de Itaúna, a Pousada das Garças, a Pousada Paraíso de Itaúna, a Pousada Catavento e a Pousada Viva Mar.
Hostels: Hostel Refúgio da Lagoa e o Itauna Hostel.
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
Este post faz parte de uma blogagem coletiva, com alguns blogs amigos, com o tema: O que fazer em… Vem com a gente conferir sobre o que eles escreveram?!
Hasta luego e até o próximo post,
Diego Arena
As regiões do litoral paulista podem surpreender bastante, por isso dar uma chance a elas…
Preparamos para você uma lista com os melhores chalés com hidro na cidade de Santo…
Hospedar-se no Chalé DAMASCO em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência verdadeiramente mágica que…
Hospedar-se no Chalé CACAU em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência incrível que vai…
O Chalé Castanha, localizado na encantadora cidade de Santo Antônio do Pinhal, é indiscutivelmente o…
[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…
Veja os comentários
Gostei das suas sugestões de o que fazer em Saquarema. Como você disse é a cidade do surf, então é preciso estar preparado para o mar ondulado. Fiquei com saudade de visitar a cidade e curtir o seu clima calmo e tranquilo. Lindo post!
Conteúdo muito legal e legal sobre Saquarema, cidade linda, porém eu nao sabia que era a cidade do Surf, cheia de encantos minha queria saquarema.
Meu marido surfava quando era mais novo e o sonho dele é passar um tempo em Saquarema (só não sei se ainda dá conta das ondas rsrsrs) Estamos planejando passar uns dias por lá em breve e suas dicas vieram a calhar!
E haja onda hein! Mesmo quem não curte surf pode aproveitar Saquarema pelo que vi no seu post. Muito bom saber.
Gostei da dica, vou me programar para levar meu filho num campeonato de surf em Saquarema. Deve ser emocionante!
Ah que delícia de post, sobre o que fazer em Saquarema, a cidade do Surf. Me levou lá para minha adolescência, pois passei muitas férias de verão por lá.
Valeu demais essas dicas de Saquarema! Nem imaginava que era considerada a capital do surf, então foi muito interessante saber um pouco mais da cidade.
Ainda não tive oportunidade de conhecer, mas adorei ver sobre o que fazer em Saquarema, sempre ouvi falar muito bem, de amigos surfistas. Abraços