/Como é passar o Réveillon em Copacabana
Fogos Réveillon Rio de Janeiro

Como é passar o Réveillon em Copacabana

Passei a virada de 2018 para 2019 em Copacabana, um dos destinos mais famosos do Brasil quando o assunto é ano novo. Mas será que à meia noite é possível pular as 7 ondas tranquilamente? A praia é limpa? Segura? Contarei nesse post tudo sobre as minhas percepções de como é passar o Réveillon Copacabana. Vem com a gente conferir?

Réveillon Copacabana

Copacabana é um dos destinos mais cotados no Brasil quando o assunto é Réveillon. São milhares de turistas que vão para a cidade anualmente ver os fogos na praia mais famosa do país.

Praia, sol, gente bonita pelas ruas, festas e paisagens incríveis são algumas das características que colocam o Rio de Janeiro nos melhores lugares para passar a virada no mundo. 

A praia de Copacabana antes do Ano Novo

Cheguei no Rio de Janeiro dia 26 de dezembro. A ideia era, além de conferir os fogos, passear pela cidade e aproveitar as férias do trabalho. Afinal, a cidade é incrível e possuí vários pontos turísticos interessantes e praias lindas para visitar.

Por incrível que pareça a cidade estava bem tranquila. Hotéis quase cheios, praia com muitas pessoas mas nada impossível, pouca fila em todos os museus e pontos turísticos. Bem tranquila.

Nos dias 29 e 30 Achar um lugar vago na praia para colocar o guarda-sol já virou uma tarefa um tanto quanto difícil. Havia fila em todos os restaures e bares e os hotéis já estavam lotados.

Praia de Copacabana no Ano Novo
Praia de Copacabana lotada no Ano Novo

É perigoso passar o Ano Novo no Rio de Janeiro?

Várias pessoas aconselham: Vá de porta-dólar! Não vá com celular na praia! Ande com a menor quantidade possível de dinheiro com você porque o Rio de Janeiro é muito perigoso. 

Do dia 26, quando chegamos, até o dia 30 de dezembro, achamos o Rio bem seguro. Levamos o celular para a praia, tiramos várias fotos, andamos pelos calçadões, compramos comida na praia com dinheiro. Tudo parecia bem seguro.

Já no dia 31, Copacabana amanheceu um tanto quanto diferente dos dias anteriores. Além de estar bem nublada, haviam centenas de pessoas acampadas na praia, principalmente em frente ao palco e atrás dele.

Copacabana no Reveillon Rio de Janeiro
Praia de Copacabana

Isso me surpreendeu muito. Nunca tinha escutado falar que as pessoas faziam isso para “guardar lugar” e ver melhor o show. E não era só acampar. As pessoas fazem cercas, delimitando uma área e fazendo uma área particular.

Chegar no mar dia 31 já foi mais trabalhoso. Achar um caminho por entre os acampamentos não era tão simples. Além disso, você via grupo de pessoas correndo na praia do nada, e algumas vezes corriam e entravam nas barracas. Eram arrastões. A praia de Copacabana, em plena luz do dia, já não estava tão segura e você via várias pessoas dizendo que foram furtadas.

Voltamos para o hotel, deixamos o celular e carteira e saímos para aproveitar o último dia do ano. Percebemos que eram casos bem isolados. Mas mesmo assim, melhor ficar bem atento.

O Show da Virada e Copacabana à noite

O show da virada começa geralmente às 20 horas. Milhares e milhares de pessoas vão para a praia de metro, ônibus e a pé. Ahhh, para utilizar o metro no dia 31 é necessário comprar um bilhete especial para essa data, e marcados de hora em hora. Fique de olho.

Em São Paulo, as ruas paralelas à Avenida Paulista são fechadas durante a tarde do dia 31 e há um controle para entrar na Paulista. Além de revistas policiais aleatórias. Em Copacabana isso não acontece, só vai chegando cada vez mais pessoas e turistas.

Chegamos umas 20h30 e fomos para a areia. A ideia era ver o palco de frente e ficar próximo do mar, para à meia noite pular as 7 ondas. Mas, se à tarde já estava difícil andar pela areia com as barracas e divisas, durante à noite estava muito pior.

Havia muitas pessoas querendo ir para o mesmo ponto, andando por lugares estreitos e lotados. Tentamos achar um lugar legal e não rolou. Assim, decidimos ir pra calçada.

Na calçada tínhamos uma vista legal do palco e estava bem perto de barraquinhas que vendiam bebidas e comidas. Ficamos la um tempo, mas sempre víamos pessoas correndo e umas gritando: “Pega ladrão”, e várias vezes começavam do nada “empurra empurra”. 

Mesmo com vários postos policiais, a segurança não estava dando conta. O jeito foi deixar o dinheiro e celular no porta dólar e tentar aproveitar.

A correria não parava. Então decidimos procurar outro lugar. E achamos.

Do outro lado da Avenida, na calçada do Copacabana Palace. O lugar estava muito tranquilo, com policiamento, pais com seus filhos, pessoas comprando comida tranquilamente, tirando fotos do palco e do momento.

Nada comparado a zona do outro lado da rua. A vista do Palco não era das melhores, mas dava para ouvir muito bem o que diziam. Com certeza foi um achado. O melhor lugar “perto” do palco para passar a virada.

Palco Fogos Réveillon Copacabana
Palco

A hora dos Fogos do Réveillon Copacabana

Nem preciso falar muita coisa sobre a hora dos fogos né? A contagem regressiva é comandada pelo artista que está no palco no momento da virada e todos que estão na praia, na rua e calçadas acompanham.

Cincooooo, quatrooo, trêsss, doissssss, ummm. Feliz Ano Novoooooo!!! E os fogos explodem no céu de uma maneira in-crí-vel. Os fogos são de várias cores, formas e parecem explodir sobre nossas cabeças. É realmente lindo demais.

Fogos Réveillon Praia de Copacabana
Fogos Réveillon Praia de Copacabana

De onde estávamos haviam várias barracas de comida, cada uma com um guarda-sol bem alto, mas isso não atrapalhou nem um pouco a visão que tivemos dos fogos.

Fogos Réveillon Copacabana
Fogos Réveillon Copacabana
Fogos Réveillon Rio de Janeiro
Fogos Réveillon Copacabana

Depois dos fogos ficamos mais um tempo por ali, comemos um cachorro quente em uma das barraquinhas e seguimos para o hotel descansar. O ano tinha começado.

Copacabana dia 01 de Janeiro

No dia 01 voltamos para Copacabana. A praia estava bem suja e ainda havia algumas barracas, mas poucas. Se a ideia for pegar uma praia e entrar no mar no dia 01 recomendo ir até o Leme ou Ipanema, que estavam bem mais limpas.

Praias Rio de Janeiro - Praia de Ipanema
Cor da água – Praia de Ipanama

Passar o Ano Novo no Rio de Janeiro vale a pena?

Concluindo minha experiencia, eu diria que passar o ano novo no Rio de Janeiro e em Copacabana vale sim muito a pena. Pelo menos uma vez na vida eu diria que é algo que todo mundo devia passar.

Se eu passaria novamente? Sim. Mas não na praia. Haviam várias festas rolando no topo dos hotéis da orla. São caras! Mas não tem o perrengue e insegurança que sentimos na rua. Com certeza seria uma opção bem bacana.

Outra opção seria os cruzeiros, que devem ter uma visão linda dos fogos também.

Olimpíadas Rio de Janeiro
Boulevard Olímpico – Navio de Cruzeiro atracado

Hotéis para passar o Ano Novo no Rio de Janeiro

Há centenas de hotéis espalhados na cidade do Rio de Janeiro. Com opções para todos os tipos de pessoas, gostos e bolsos.

Separei neste post alguns hotéis que estão localizados bem em frente, ou bem próximos da Orla de Copacabana. Mas além desses há uma infinidade um pouco mais afastados.

Hotéis 5 estrelas : Belmond Copacabana Palace, o Hilton Copacabana, o JW Marriott Rio De Janeiro e Rio Othon Palace.

Hotéis 4 estrelas: Windsor Leme, o Hotel PortoBay Rio de Janeiro, o Hotel Atlântico Praia, o Windsor Excelsior Copacabana, o Hotel Astoria Palace, oOlinda Rio Hotel, o Windsor Califórnia Hotel, e Pestana Rio de Janeiro.

Hotéis 3 estrelas: B&B Hotels, o Windsor Copa Hotel, o OYO Rio Colinas Hotel, o Windsor Martinique, e Hotel Nacional Inn Rio de Janeiro.

Planejando sua Viagem para o Réveillon Copacabana

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Rio de Janeiro. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena