Re Restaurante Dona Suzana, Salvador – Bahia
Com certeza, quem é fã de culinária regional, comida de rua e adora assistir séries na Netflix, já ouviu falar do Re Restaurante da Dona Suzana, localizado em Salvador – Bahia. Este restaurante e a história de Dona Suzana foram retratados no episódio sobre comida de rua de Salvador na série: Street Food Latin América e, caso você ainda não tenha assistido essa série, saiba que vale muito a pena. Vem com a gente conferir como foi minha experiência por lá?!
Sumário
Onde está localizado e como chegar no Re Restaurante
O Re Restaurante está localizado na comunidade Solar do Unhão, bem próximo à entrada do MAM (o Museu de Arte Moderna de Salvador). Muitos ficam com receio de visitar o restaurante por ele estar em uma comunidade, mas, fique tranquilo, é bem seguro chegar no local. Se pedir informação para qualquer pessoa, vão te falar certinho como chegar e até ir junto com você.

As mesas ficam espalhadas na caminho entre diversas casas da comunidade, a cozinha do restaurante é a cozinha da Casa de Dona Suzana, o som ambiente é a música que os familiares dela estão ouvindo na casa. Às vezes o netinho aparecia pedindo atenção e querendo brincar com os turistas, tudo isso nos faz sentir em um verdadeiro almoço em família.
Chegando no restaurante – Comunidade Solar do Unhão Placa Re Restaurante da Dona Suzana
O que comer no Re Restaurante Dona Suzana
Logo que cheguei já vi a placa e o passarinho, dois itens bem característicos para quem assistiu a série. E, em seguida, fui recebido carinhosamente pela Dona Suzana, que fica bem feliz a cada novo cliente. Falei que tinha visto o restaurante na série da Netflix e ela logo abriu um grande sorriso, me mostrando as mesas que estavam livres, entregando o cardápio, contando como funcionava o restaurante e o que ela indicava para almoçar naquele sábado de muito sol e calor.
Entre os diversos pratos preparados por Dona Suzana, podemos citar: a moqueca mista (de peixe e camarão), a moqueca de camarão, o ensopado de camarão, camarão grelhado, a moqueca de guaricema, guaricema frita, a moqueca de banana (versão vegetariana) e a feijoada (servida aos domingos). Todos os pratos com preços que variam entre R$25 e R$60 (preço de janeiro/2021).
Resolvi experimentar a moqueca de guaricema, que veio acompanhada de arroz branco, feijão fraldinho e pirão. Tudo uma delicia! Ahh.. embora ela falasse que era um prato individual, acredito que duas pessoas comeriam tranquilamente. Tudo realmente uma delicia!


A vista do Restaurante da Dona Suzana
E, não podemos deixar de falar da vista do restaurante da Dona Suzana. Acho que a foto a seguir mostra mais do que se eu ficar escrevendo muito de como a vista é linda. De uma olhada nesse mar azulzinho, com água cristalina e esses barcos de pescadores. Demais né?!

Depois de comer, aproveitei passar por alguns outros pontos turísticos que ficam ali perto, como o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, dois pontos que não podem ficar de fora de um roteiro à Salvador, e também no Farol da Barra (um pouco mais distante dali). E, em seguida, já fui ao Aeroporto para voltar à São Paulo. A viagem à Salvador tinha terminado, mas, com uma ótima experiência gastronômica e um prato delicioso!
Planejando sua Viagem à Salvador
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
Blogagem Coletiva – Onde comer em…
Este post faz parte de uma blogagem coletiva com alguns blogs amigos, com o tema: Onde comer em… Vem com a gente ver sobre o que eles escreveram?!
- Let’s Fly Away – Almoço na vinícola Cristofoli: bom vinho e charme em Bento Gonçalves
- Vamos viajar pra onde agora?: – Onde comer em Teresópolis
- Expedições em Família – Onde comer em Cunha – Estrada Real
- Viajante Móvel – Onde comer em Gramado e Canela – Dicas de restaurantes
- Destinos Por Onde Andei… – Onde comer bem e barato no Porto
- 6 Viajantes – 20 Cafés e Casas de Chá de Montevidéu que valem uma visita
- Vamos Por Aí – Restaurantes Temáticos em São Paulo que você precisa conhecer
- Across The Universe – 6 Docerias em Brasília que vale a pena conhecer
- Me Leva Viajar – Onde comer em Garopaba – Restaurante Tasca dos Açores
- Experiência Barbara – Onde comer em São Paulo – Viaje pela gastronomia!
- Chicas Lokas na Estrada – Onde tomar café no Rio de Janeiro
- Cantinho de Ná – Onde comer em Madrid – tapas, churros e muito mais
- 3 Gerações e 1 Mala – Gastronomia: Onde comer em Siena
- Viajante Econômica – Onde comer em Santos comidas típicas santistas
- Mulher Casada Viaja – Onde comer na Rodovia Castelo Branco, SP
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
Pingback: Gastronomia: Onde comer em Siena – 3 Gerações e 1 Mala
Pingback: Onde comer em Madrid: tapas, churros e muito mais - Cantinho de Ná
Pingback: Onde tomar café no Rio de Janeiro | Chicas Lokas na Estrada | Dicas de viagem
Pingback: Onde Comer na Rodovia Castelo Branco, SP - Mulher Casada Viaja
Amei demais a sua indicação do Re Restaurante Dona Suzana. Quando estiver em Salvador, Bahia, vou visitá-lo e experimentar os pratos tão ricos em cultura, histórias e delícias!
Pingback: Onde comer em Santos comidas típicas santistas - Viajante Econômica
Simplesmente amei o Re Restaurante Dona Suzana. Na minha próxima parada em Salvador foi comer lá. Adoro comida assim caseira, honesta e bem típica!
Que pena que não li este seu post antes da minha viagem p Salvador , pois fiquei com muita vontade de conhecer o Re Restaurante da Dona Suzana. Mas esse pode ser um bom motivo p voltar. Adorei a dica.
Muito legal o Re Restaurante Dona Suzana, o ambiente, a comida caseira, já despertaram a minha vontade de ir para Salvador e curtir este clima. Gostei da dica que dá para unir com uma ida ao museu.
Ô delícia uma comidinha caseira nordestina viu!!! Comer bem e ainda com esse visual do restaurante é bom demais. Dica anotada para quando voltar a Salvador.
Adoro comida autêntica e gostei muito do seu relato sobre o Restaurante Dona Suzana em Salvador. Além de um comida que parece ser super saborosa, ainda tem um super vista!
Que delícia essa dica! Adoro conhecer lugares que nos mostram a autêntica comida do local. Vou querer conhecer esse Ré Restaurante da Dona Suzana quando voltar em Salvador! Amo a comida baiana.
Só a localização, a vista e o ambiente do restaurante já valem a vsita, Se a comida é boa, não há o que pensar. Da próxima vez que for a Salvador, quero conhecer.
Apesar de ter sido estrela da série da Netflix, me parece que o restaurante Dona Suzana não perdeu a cordialidade e simplicidade originais. Que bom! E que vista, meu tipo de restaurante preferido!
Adorei conhecer Salvador em um bate e volta da Costa do Sauípe, tenho muita vontade de ficar alguns dias na cidade e conhecer muito mais.
Espero voltar e curtir sabores como este do Restaurante Dona Suzana, uma aposta que com certeza eu farei se tiver oportunidade de voltar à cidade que tanto amei visitar.
Esse Restaurante da Dona Suzana é o tipo de lugar que gosto de conhecer. Nunca fui a Salvador, mas quando eu for, com certeza quero comer alguma dessas opções de moqueca. Amo!
Adorei esse clima informal do restaurante da Dona Suzana. Não tinha ouvido falar ainda, mas é uma excelente experiência para quando eu voltar em Salvador
Ah se eu tivesse visto esse post antes….. Estive em Salvador mês passado e iria adorar conhecer o Re Restaurante Dona Suzana. Já tenho mais um motivo para voltar a Salvador, kkkkk. Adoro comida assim caseira e bem típica!
Adoro comida baiana e feita por uma nativa gosto mais ainda!!! Valeu pela dica e também por dizer que é seguro chegar ao Restaurante Dona Suzana.
Sim, é bem tranquilo! Só pedir informação para qualquer morador que eles falam certinho, não tem erro! Super seguro chegar no restaurante da Dona Suzana 😀
Adoraria conhecer o Re Restaurante Dona Suzana, mais ainda por saber que tem a opção de moqueca vegetariana rs Eu estive em Salvador muito tempo atrás e por pouco tempo, mas tenho muita vontade de voltar! Quando isso acontecer, vou aproveitar sua dica com certeza!!!
Abraços!
Eu vi umas meninas na mesa do lado comendo a Moqueca de banana e estava com uma cara muito boa! Deve ser tão incrível quanto a com carne! Abraços 😀
Que pena que não li este seu post antes da minha viagem p Salvador , pois fiquei com muita vontade de conhecer o Re Restaurante da Dona Suzana. Mas esse pode ser um bom motivo p voltar. Adorei a dica.
Sempre é um bom motivo para voltar para Salvador né? A cidade é incrível e sempre descobrimos lugares novos por lá 😀
Demais! Este restaurante é realmente incrível! Já vi ele no vídeo do Mark Wiens e achei realmente sensacional! Adorei o post! Quando for a Salvador certamente vou querer conhecer o Re Restaurante Dona Suzana!
Nossa, eu não assisti esse video! Vou dar uma olhada!
Você vai adorar! A Dona Suzana é incrível e a comida muito boa 😀
Pingback: Acarajé da Dinha: O melhor Acarajé de Salvador - Uma Viagem Diferente
Eta que sou de Salvador e não conheço o Restaurante da Dona Suzana. Agora estou na curiosidade e na obrigação de conhecer. Logo que puder vou lá.
Nossa, você tem que ir. Vale bastante a pena, é uma delicia! Se puder vê o episódio de Salvador na Série Street Food antes de ir lá comer, vai ver o restaurante e a história de Dona Suzana de outra maneira 😀
Vou providenciar uma visita ao Re Restaurante Dona Suzana o mais breve possível!!!
Ainda não tinha ouvido falar do Re Restaurante da Dona Suzana, embora já tenha ido várias vezes em Salvador. Gostei da dica e certamente vou querer provar a mesma moqueca que você comeu, que é uma novidade para mim também, rs. Saudades dos sabores da Bahia.
É um lugar bem interessante, e que não entra na lista de turistas. Mas, para quem gosta de culinária tradicional e típica vale muito a pena!
Pingback: Hotéis em Salvador: Guia Completo - Uma Viagem Diferente
Pingback: Across the Universe | 6 Docerias em Brasília que vale a pena conhecer
Pingback: 7 Restaurantes temáticos em São Paulo que você precisa conhecer – vamosporai.com