Exposição "BAMBU, Histórias de um Japão", na Japan House de São Paulo
Ontem foi aberto ao público o mais novo Centro Cultural da cidade de São Paulo: a Japan House. Para a inauguração foi montada uma exposição intitulada: “BAMBU, Histórias de um Japão“. E mais uma vez contaremos como foi nossa experiência por lá.
Sumário
Japan House
Localizado na Avenida Paulista, bem próximo à estação Brigadeiro da linha 2 do metro, a Japan House é o primeiro projeto do arquiteto Kengo Kuma no Brasil. O edifício funcionará como um centro cultural, artístico, de educação e negócios, trazendo o lado contemporâneo do Japão para a cidade de São Paulo.
Exposição “Bambu, Histórias de um Japão”
Mas além de conhecer o novo centro cultural você pode conferir a exposição: “BAMBU, Histórias de um Japão“. A exposição ficará em cartaz até o dia 09 de julho, com entrada gratuita.
O bambu foi escolhido por representar a cultura japonesa de uma maneira indireta, já que não é o símbolo oficial do país, como a Austrália, por exemplo, que tem o Canguru como símbolo, ou o Canadá com a árvore Maple, ou a Rússia com o urso. O bambu está presente na vida dos japoneses, na arquitetura, nas artes, nas cerimônias do chá, nos utilitários domésticos como o hashi, nas artes marciais etc.
A exposição ocupa os três andares do edifício, se integrando com as locais fixos do prédio, como a biblioteca. No pátio externo, vemos a obra Sotodoma, do artista Akio Hizume. E entrando, no térreo, podemos ver uma edição do filme O Conto da Princesa Kaguya (2013), apresentada no interior de uma “floresta de bambu”. Também no térreo podemos ver uma das esculturas que achei mais interessante, em formato de estrela, além de utensílios utilizados nas artes marciais, na famosa cerimonia do chá, na culinária, tudo em bambu.

Obras
O segundo andar nos mostra quando o bambu começou a ser utilizado como prática artística e os artesãos começaram a pensar no design das peças.
Também no segundo andar do Japan House, a minha escultura preferida da exposição, com o nome de Connection (Conexão) do artista Chikuunsai IV Tanabe. A escultura liga o piso ao teto da sala, com 5 mil tiras de bambu e segundo a explicação do artista : “cada tira remete a uma vida que, ao cruzar-se com outras, cria formas surpreendentes. Por mais diversas que sejam as pessoas – como nos contrastes entre a cultura brasileira e japonesa -, os encontros são capazes de gerar e circular energia” *.

E na saída da exposição havia várias pessoas em bicicletas. Andando e distribuindo as flores para quem passava por ali. Estava lindo.

Bom, essa é mais uma dica de uma exposição imperdível em São Paulo. E aí, vamos pra exposição ? Já foi e curtiu ? Compartilhe sua experiência conosco.
Onde e quando
Período da exposição: 06 de Maio à 09 de Julho
Horário: Terça à sexta-feira, das 9h às 20h | Sábados, Domingos e feriados, das 9h às 22h.
Entrada gratuita. *retirado do folder distribuído na entrada da mostra.
Endereço: Avenida Paulista 53, próximo ao metro Brigadeiro.
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Até mais,
Diego Arena.
Nice <3 <3 <3
Thanks ??
Kisses ❤ ❤ ❤
que exposição interessante, passei na frente dessa obra de arte e não tinha ideia! Muito legal!
Tenta entrar da próxima vez que passar pela Paulista. Vale a pena conhecer o local! 😀
Que linda a exposição. Adorei a galera nas bikes. E o prédio em si já é uma maravilha, né?
O prédio está lindo, bem legal o projeto do Kengo Kuma. A galera nas bikes estava sensacional, eles parando distribuindo as flores pela Paulista.
Nossa que incrível, bem diferente né.
Ideia sensacional, um belíssimo trabalho.
Sim, tá bem interessante 😀
Já estou louco para conhecer. Vou a SP semana que vem e vou tentar, apesar de achar que vai estar lotado por se tratar de uma novidade.
Tenta ir sim. Fui no dia da inauguração e fiquei 40min na fila, talvez semana que vem esteja melhor… ou não kkk
Amei a dica. Não conhecia. Vou tentar ir essa semana mesmo.
Tenta ir sim, tá bem legal a exposição! 😀
Que legal! Vamos a São Paulo em novembro e vou lá conferir. Obrigada pela dica nova de passeio por lá.
Tenta ir sim, essa exposição vai até Julho, mas em Novembro com certeza terá outra muito boa também, e só de ir e conhecer a casa já vale a pena também. =)
Qur bacana, hein Diego? Muito legal saber que temos mais essa opção para curtir a fantástica cultura japonesa no Brasil. Parabéns pela dica!!
Obrigado pela visita =)
Que exposição incrível. Vou a São Paulo e quero conhecer. Parabéns pelo post! =)
Obrigado 😀
Não deixe de ir ! Vai gostar bastante
Adorei essa exposição! estou longe daí e não poderei ver pessoalmente, então obrigada por compatilhar essas fotos! Curti bastante!
Fico feliz que pude compartilhar um pouco dessa exposição que está incrível! Obrigado pelo comentário 😀
Parece que essa exposição é bem interessante. Gosto demais da cultura japonesa, e a comida então, nem se fala. Amo. O Japão é um destino que está na minha lista de desejos.
Eu também. Quero muito conhecer o Japão um dia. Quem sabe nas Olimpíadas ! ahha meta.
São paulo precisava de um lugar como Japan House, ótima novidade, vai enriquecer demais culturalmente a população e valorizar esta etnia que está tão presente no dia a dia desta cidade! Parabéns pela linda matéria!
Obrigado pelo comentário 😀
Certamente iremos conhecer! Adoro obras e instalações com bambu. É muito versátil e o resultado é quase sempre lindo! E a ideia das flores foi um amor! s2
As flores era algo que ninguém estava esperando. Estava conhecendo a casa quando de repente fecham a Paulista e eles começam a andar e distribuir. Bem lindo!
Que legal não tinha ideia que existia essa exposição, adorei saber!
Quando voltar a SP vou encaixar na programação, parabéns pelo post!
Obrigado 😀
Depois de ir conta o que achou !
que coisa mais linda essa exposição! A escultrura connection realmente é de tirar o folego! tanta coisa linda feita com bambu ne?!
Essa escultura está realmente incrível, é o ponto alto de toda a exposição. Muita coisa linda mesmo com bambu, inacreditável.
Estou louca pra ir!!! Suas fotos me deram ainda mais vontade. Estou viajando, já morrendo de saudades de SP, louca pra voltar pra casa. Minha visita não passa da próxima semana!!
Não deixa mesmo de ir! Depois conta o que achou! =)
muito bom!!! demais mesmo