/O que fazer em Brasília
Letreiro Eu amo Brasília

O que fazer em Brasília

Desde que comecei a viajar, o Brasil era o único país dos que pisei que não conhecia a capital. Como assim né?… Até que um dia apareceu uma super promoção de passagem para lá e falei: É agora! Brasília lá vou eu!

Sobre a cidade

Inaugurada em 1960, época em que o Brasil era governado por Juscelino, o projeto da cidade foi fruto de um concurso internacional de arquitetura que teve como ganhador o Arquiteto Lúcio Costa. Toda a cidade é dividida em setores, e é isso que faz com que tudo seja longe, há por exemplo, o Setor das Embaixadas, Setor Militar Urbano, Setor de Garagens e Oficinas, o Eixo Monumental, a Esplanada dos Ministérios, entre outros .

Algumas imagens do projeto. Com sua implantação em formato de avião e suas superquadras.

Sai de São Paulo, aeroporto de Guarulhos, à tarde, com destino ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, uma viagem que dura aproximadamente 2 horas. Como cheguei a noite deixei a mala no Hostel 7, localizado na asa Norte e sai para jantar. Dia seguinte era dia de explorar e ter uma pequena overdose de projetos de Oscar Niemeyer. haha

O que fazer em Brasília

A grande maioria dos pontos turísticos estão localizados no Eixo Monumental e foi pelo eixo que o tour começou.

No primeiro dia segui até Catedral Metropolitana (primeiro monumento a ser criado em Brasília), atravessando a rua está o Museu Nacional e Biblioteca Nacional, ambos com entrada free. Depois segui pela Explanada dos Ministérios até o Palácio do Congresso Nacional, passando pelo Palácio da Justiça e Itamaraty.

Catedral Metropolitana.
Catedral Metropolitana.

Atrás do Congresso Nacional fica a Praça dos Três Poderes, com o Supremo Tribunal Federal, o Panteão da Pátria e Liberdade Tancredo Neves, a Pira e um mastro  com uma bandeira enorme do Brasil.

A tarde, de carro, passamos pelo setor militar, onde está o Quartel General do Exercito, com sua concha acústica. Do outro lado da rua há uma praça bem grande, a Praça dos Cristais.

Q.G.Ex.
Q.G.Ex.

Segui até o Memorial J.K., um museu interessante, onde esta o túmulo de Juscelino, de todos os museus e pontos turísticos na cidade este foi o único pago.

Mais afastado do eixo monumental, há duas igrejas importantes para a cidade, o Santuário Dom Bosco, com seus vitrais coloridos. A dica é ir visitar em um dia de sol, onde se pode ver todas as cores serem refletidas em seu interior. Bem legal.  E também a Igreja da Boa Vontade.

Não sabe onde se hospedar em Brasília? Dê uma olhada nos hotéis mais reservados pelo Booking.

Dia 02

No segundo dia fiz uma visita guiada ao Congresso Nacional. As visitas ocorrem diariamente    e duram aproximadamente 1h 30min. De segundas-feiras e sextas-feiras basta chegar, se apresentar e esperar a saída do próximo grupo. Nos outros dias da semana é necessário agendar a visita com um dia de antecedência,  Nesta visita você conhece o hall, Salão verde, Câmara dos Deputados e a do Senado, Sala das Bandeiras,  e se estiver acontecendo alguma sessão em uma das câmaras você pode ficar para dar uma olhada. Quando estava lá a visita passou por uma sessão solene sobre ”A família tradicional brasileira” (Um Sacooo…).

3 dias em Brasilia - Congresso Nacional
Congresso Nacional

À tarde fui até o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, também projeto de Oscar Niemeyer. Há visitas guiadas às quartas feiras de manhã para conhecer o interior do palácio, porém o numero de visitantes é restrito, com isso é necessário chegar cedo. Não consegui ir pois fiquei em Brasília de quinta-feira à domingo.

Palácio da Alvorada.
Palácio da Alvorada.

Um passeio diferente do convencional é passar pelo setor de embaixadas. Cada embaixada com seu estilo arquitetônico característico, como a dos Estados Unidos, cercada por muros altos e câmeras. As que achei mais interessantes são a da Índia e México.

Depois do setor das embaixadas segui até o Parque Sarah Kubitschek (mais conhecido como Parque da Cidade) um dos maiores e mais importantes da cidade. Mais a tarde segui até a Torre de TV, onde está uma das placas EU S2 BRASILIA, um bom lugar para admirar o por do sol.

Por do Sol - Torre de TV
Por do Sol – Torre de TV

Dia 03

No 3 dia pela manhã fui fazer a visita guiada pelo Estádio Mané Garrincha, onde ocorreram jogos da copa do mundo de 2014. As visitas acontecem somente aos sábados no período da manhã e tem 45 min de duração. Basta chegar e esperar a saída do próximo grupo.

Sai da visita monitorada do Estádio e segui para a próxima visita que já estava agendada, um tour no Itamaraty, o ministério das relações exteriores, onde fica uma das escadas mais legais que já vi, a visita dura aproximadamente 1 hora e sempre deve ser  agendada antecipadamente.

Itamaraty
Itamaraty

Outro ponto importante da cidade é a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, o primeiro santuário de Brasília. Passei para conhecer e depois segui até a Ponte J.K. , projetada pelo arquiteto Alexandre Chan. Passando pela Ponte segui até o parque Erminia Dom Bosco, onde há outra placa de EU S2 BRASILIA. Próximo dali e longe de tudo, rsrs, está a Torre de TV Digital.

Ponto Turístico de Brasilia
Ponte J.K.

Dia 04

No quarto e ultimo dia segui até o Palácio do Planalto, onde todo domingo de manhã há visitas guiadas para conhecer seu interior. Basta chegar e esperar a saída do próximo grupo. A visita dura em torno de 1 hora e você conhece a estrutura arquitetônica, seu conteúdo histórico e as obras de arte que compõe a ambientação do Palácio, local das reuniões presidenciais, sala de coletiva de imprensa, hall, sala da presidência etc.

Sketch Palácio do Planalto

Quer saber mais como é o interior do Palácio do Planalto? Clique aqui.

Onde se Hospedar em Brasilia

Brasília possui uma rede hoteleira bem grande. Há hotéis para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei nesse post algumas opções de hospedagem. A maioria delas fica na Asa Norte, no setor hoteleiro, que é um lugar bem localizado.

Opções de Hotéis 5 estrelas: B Hotel Brasília, Meliá Brasil 21 e Blue Tree Premium Jade Brasília.

Hotéis 4 estrelas: Brasília Palace Hotel, Hotel Nacional, e Fusion HPlus Express.

Hotéis 3 estrelas: St Paul Plaza Hotel, Bristol Hotel e Ibis Styles Aeroporto.

Hostels: Hostel 7 Brasilia, Joy Hostel e HostelPlan.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Brasilia. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Até o próximo post.

Diego Arena