Acarajé da Dinha: O melhor Acarajé de Salvador
Já tinha ido muitas vezes à Salvador, mas, nunca tinha provado o Acarajé. Sempre fiquei com medo de comer e passar mal. Mas, na minha última viagem comentei com um amigo, que mora lá, que nunca tinha provado e queria experimentar o acarajé de algum lugar bom. Meu amigo ficou em choque e falou: “Você precisa conhecer o Acarajé da Dinha, é o melhor da cidade!”. Claro que, depois dessa super dica, fui até lá. Vem com a gente conferir como foi minha experiência por lá?!
Mas, primeiramente…
Sumário
O que é o Acarajé?
O acarajé é uma comida típica da Bahia e uma especialidade gastronômica da culinária africana, e é um bolinho feito de massa de feijão fradinho, temperado com cebola e sal, e frito no azeite de dendê.
Após frito, ele é recheado com diversos itens, o mais famoso e pedido é o camarão, mas também é comum achar com recheios de: vatapá, caruru, salada de tomate e muita pimenta.
O Acarajé da Dinha
A barraca do Acarajé da Dinha está localizado no Largo de Santana, bem próximo à diversos pontos turísticos da cidade, como: a Praia do Rio Vermelho, a Praia da Paciência, o Largo da Mariquita (onde está o Acarajé da Cira) e o Antigo Mercado do Peixe de Rio Vermelho, uma área que foi revitalizada e hoje abriga vários restaurantes bem legais.
Cheguei lá por volta das 19 horas e a fila para comprar o acarajé já estava bem grande. A dica é: chegue cedo. Fiquei na praça até umas 20h 20h30 e sempre havia fila. Mas nada muito demorado.
São duas opções: acarajé no prato ou no papel, ambos com, ou sem, camarão. Só depois que pedi o meu descobri que “no prato” é uma “versão para turistas”, além de ser uma opção menos apimentada (ainda bem!) e que, os moradores locais, preferem e sempre pedem “no papel”.
Além do acarajé também é vendido ali dois tipos de sobremesas: o bolinho do estudante (feito à base de tapioca e leite de coco) e as cocadas, com diversos sabores ( quando fui haviam de coco branco e coco queimado, mas, me falaram que tem uma de amendoim que é deliciosa).
Depois dessa experiência gastronômica voltei para o hotel descansar. No dia seguinte aproveitei para conhecer outro restaurante bem bacana, o Re Restaurante de Dona Suzana, que foi cenário na série Street Food – América Latina, da Netflix. Localizado bem próximo ao Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, com uma vista incrível!
Onde comer Acarajé em Salvador?
Se ainda quer mais dicas, além do Acarajé da Dinha, de onde comer acarajé em Salvador. Mais algumas dicas: o Acarajé da Cira ( localizado no Largo da Mariquita, bairro Rio Vermelho), o Acarajé da Regina (Praça de Santana, bairro Rio Vermelho), o Acarajé da Dona Emília ( em frente ao Porto da Barra) e o Acarajé da Loura (localizado na Avenida Santa Luzia).
Planejando Sua Viagem à Salvador
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
Hasta luego e até o próximo post,
Diego Arena
Nossa, que delicia! Estava justamente procurando dicas de um bom acarajé pra provar, vou a Salvador a trabalho e não queria perder a oportunidade 😀
Coloca o Acarajé da Dinha no seu roteiro! Também fui a trabalho pra lá e consegui aproveitar um pouco durante a noite!
Você vai gostar bastante! É uma delícia! 😀
Que delícia. Eu amooo comida típica e só de ver a foto desse acarajé, já morri de fome rsrsrs. O Acarajé da Dinha realmente parece ser o melhor Acarajé de Salvador.
É uma delícia! Não deixe de provar esse acarajé quando for à Salvador! 😀 😀
Ah Diego esse acarajé da Dinha eu provei quando fui a Salvador e te confesso que achei o melhor também. Só de lembrar me deu água na boca.hummmmm
Muito bom mesmo né? Melhor que comer o Acarajé da Dinha é só comer e ainda aproveitar a sobremesa haha!
Eu amo acarajé. Não sabia que esse da Dinha era considerado o melhor de Salvador. Vou ter que voltar kkkk. Obrigada pela dica.
o Acarajé da Dinha é uma delícia! Não deixa de provar na próxima vez que for a Salvador! 😀
Não sabia que tinha essa versão no prato menos apimentada, é esse que eu tenho que pedir então. Adoro acarajé, mas nunca comi o da Dinha, que deu água na boca. Você achou caro, já que é tão famoso em Salvador?
Na verdade eu achei bem barato, eu pensei que seria pelo menos o dobro do valor. Se não me engano foi 8 reais.
Adoro experimentar os pratos tradicionais de cada lugar. Nunca estive na Bahia, não provei acarajé, mas tenho muita curiosidade. Já anotei a dica do Acarajé da Dinha (dicas de locais são as melhores)
Você que nunca provou acarajé tem que fazer igual eu fiz, ir direto no melhor! O Acarajé da Dinha tem que entrar no seu roteiro quando for para Salvador! 😀
Só de olhar essas fotos, já fiquei com água na boca!! quando eu for para Salvador, com certeza vou provar o acarajé da dinha, pela foto parece ser uma delícia mesmo
Que delícia e que saudade de Acarajé! Deu muita vontade só de ver…
Pingback: O que fazer em Salvador: 7 passeios imperdíveis na cidade
Pingback: Hotéis em Salvador: Guia Completo - Uma Viagem Diferente