O que comer no Vietnã e os sabores vietnamitas

Impossível falar em uma viagem para o Vietnã e não mencionar a gastronomia local, que possui diversos pratos com uma mistura de sabores, aromas e sensações. Listei nesse post várias dicas entre pratos, bebidas e sobremesas que experimentei nos dias que fiquei por lá. Vem com a gente conferir o que comer no Vietnã?!

O que comer no Vietnã

Bún bò nam bô

Este foi o primeiro prato que experimentei em Hanói. O Bún bò nam bô é considerado um prato popular vietnamita, com macarrão de arroz fresco, uma carne servida em tiras, brotos de feijão, amendoim, um pouco de alface, cenoura e um molho agridoce. Este prato, como a grande maioria dos pratos no Vietnã, vem acompanhado de um caldo de legumes e especiarias de entrada. Aproveitei para pedir uma limonada.

prato típico do vietna, Bún bò nam bô
Bún bò nam bô

Arroz

O Arroz é um item que não falta nos pratos do Vietnã. A grande maioria dos pratos ou já vem com arroz ou tem a opção de vir como acompanhamento em uma tigela a parte.

Uma noite, comi em um dos pequenos restaurantes do centro de Hanói, um prato chamado Chicken Rice, que consiste em arroz, coxa de frango assada apimentada e legumes refogados. De entrada também foi servido uma sopa e para beber eu peguei um suco de milho.

o que comer em hanoi
O que comer no Vietnã – Frango e Arroz

Um outro prato a base de arroz que comi em Hanói foi o Com com ba chí rang cháy canh, que é arroz cozido no vapor, acompanhado de legumes, verduras e algumas carnes e um caldo de couve de entrada.

prato típico de hanoi
Com com ba chí rang cháy canh

Comida de Rua no Vietnã

Impossível fazer uma lista com o que comer no Vietnã e não mencionar a comida de rua. Os vietnamitas estão acostumados a comprar refeições prontas, ou produtos para fazê-las, em barraquinhas de rua, e alguns casos nem a barraquinha existe, os produtos ficam potes e vasilhas no chão da calçada.

Em diversas ruas de Hanói e Da Nang, vi várias pessoas vendendo legumes, frutas, hortaliças, carne e frutos do mar. Nos mercados e feiras noturnas ainda era possível encontrar espetinhos de vários sabores: legumes diversos, legumes com carne de porco, frutos do mar, frutas e legumes. Também vi muita gente comendo pratos de arroz, sopa de caracóis (sem coragem mesmo para provar), os famosos phòs e sobremesas, uma que experimentei é essa da foto, que lembra muito a massa de churros, mas não sei o nome.

Mercado de rua em Da Nang
Mercado de rua em Da Nang

Bánh mì – Vietnamese bread

O Bánh mì, também chamado de Vietnamese Bread. Este lanche é uma mistura de sabores entre a culinária francesa e vietnamita, já que o Vietnã foi colônia da França até os anos 1950. 

Pelas ruas das cidades é possível encontrar algumas variações do lanche, que pode ser recheado de patê de fígado de porco, maionese e salada; carnes, pimenta e legumes; ou, o que eu comi, com carne de porco assada com cebola, cenoura, maionese, alguns vegetais e um molho agridoce (MUITO BOM). 

Este é um dos pratos mais típicos do país e dizem que se você visitou o país mas não comeu o lanche, na verdade você nunca esteve no Vietnã. Além disso é muito barato, custa aproximadamente U$$1, isso mesmo, menos de um dólar americano. 

Geralmente
Lanche Vietnamita, o que comer em Hanoi
Lanche Vietnamita

Hue Spring – Rolinho Primavera

O Hue Spring, ou Goi Cuin, ou ainda “Spring rolls, é o famoso rolinho primavera vietnamita, que pode ser feito frito ou cozido e recheado de carne de porco, camarões ou legumes e sempre acompanhado de molho agridoce. Provei os rolinhos durante o cruzeiro de dois dias e uma noite que fiz em Halong Bay, onde aprendemos como fazê-lo e depois comemos junto com o jantar. Estava bem gostoso.

aua de culinária em halong bau
Jantar após aula de culinária

Noodles ou Phở

Outro prato que encontramos em todos os lugares são os noodles, feito com macarrão feito de arroz, servido com um caldo e pedaços de carne e ervas. Estre prato também pode ser encontrado com o nome Phở, que pode, ou não, ter caldo. Ambos encontrados em praticamente todos os restaurantes do país e também em barraquinhas de comida de rua.

Experimentei dos dois jeitos, um noodles com caldo, carne de porco, cebolinha e cebola e um Phó gã trôn, que tinha o noodles sem caldo, pedaços de frango, amendoim, broto de feijão e alguns legumes. Ambos bem gostosos. 

O que não deixar de beber no Vietnã

Bia Hoi – Cerveja

O primeiro item quando falamos de bebidas no Vietnã com certeza é a cerveja. O país é conhecido por ter a cerveja mais barata do mundo, chamada de Bia Hoi, vendida e servida nos bares e restaurantes em canecas, como chope, com o nome de “local beer” ou “fresh beer”, ao equivalente a 1 ou 2 reais o copo. Bem barato mesmo!

cerveja no vietna
Cerveja

Café

São diversas as opções de cafés para provar no Vietnã. O mais famoso deles é o Cà phê trứng, conhecido como eggcoffe, ou café com ovo, que é o café com gemas de ovo e leite condensado. Servido gelado ou quente.

Outras opções são o: Cà phê Sua Da, que é café gelado com leite condensado, o Cà phê Sua Chua, café com yogurte, e por ultimo um que provei e gostei MUITO, o Coconut Coffe, um café gelado com creme e pedaços de coco fresco. Uma delícia! 

coconut cofe, o café de coco do vietna
Coconut Coffe, o café de coco

Sobremesas para comer no Vietnã

Passei por vários lugares que tinham diversas sobremesas que pareciam ser bem gostosas, todas bem coloridas, chamadas de Bânh. Decidi provar duas delas, a Bânh Chuói Háp Cót Dúa, que era de banana e a Bânh Chuói Núung. Também provei a sobremesa que citei em comida de rua, que lembra muito churros, e o sorvete feito de forma enrolada. 

Preciso de Seguro Viagem para viajar para o Vietnã?

A dica é sempre viajar com seguro viagem, não só no Vietnã, mas qualquer país. A Ásia é responsável por um dos maiores acionamentos de seguro, geralmente por pessoas passando mal devido a alimentação. A Seguros Promo sempre tem ótimas promoções, e por esse link, tem desconto. 🙂

Planejando sua Viagem para o Vietnã

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOTÉIS NO VIETNÃ → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, esse foi um post sobre o que comer no Vietnã. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco. Vai para o Vietnã e quer mais dicas? Veja nossos posts:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

11 comentários em “O que comer no Vietnã e os sabores vietnamitas

  • 28/07/2020 em 13:12
    Permalink

    Adoro ler sobre o que comer nos destinos. Dessa forma, a gente fica antenado sobre as comidas típicas e o olho já bate nas delícias locais.
    Ainda não fui ao Vietña, mas vejo que a comida é bem parecida com a da Tailândia, Camboja, Laos e Indonésia. Alguns temperinhos mudam, mas o sabor da comida asiática é único. Tirando o item bebidas, que cada cantinho possui a sua especial 🙂

    Resposta
  • 28/07/2020 em 17:52
    Permalink

    Um post delicioso, mesmo para babar o teclado perante as delícias do Vietnã. Vi muitos pratos com carne, quem não come tem opções gostosas também?

    Resposta
  • 29/07/2020 em 09:13
    Permalink

    Vietnã é o único país do Sudeste Asiático que não conhecemos, acredita? Mas mesmo nunca tendo visitado esse país incrível sei de muitas comidas típicas do país já que existem restaurantes vietnamitas espalhados pelo mundo todo, inclusive na Europa!

    Resposta
  • 29/07/2020 em 09:14
    Permalink

    Adorei esse post com o que comer no Vietnã! Eu sempre vou para a parte das sobremesas e o Bânh Chuói Núung me pareceu delicioso!

    Resposta
  • 10/08/2020 em 12:36
    Permalink

    Gostei bastante de conhecer os diferentes pratos do Vietnã. Eu acredito que passaria bem lá, fazendo tais refeições, principalmente as sobremesas. Adorei seu texto O que comer no Vietnã, excelentes dicas!

    Resposta
  • 13/08/2020 em 07:18
    Permalink

    Adorei esse post sobre o que comer no Vietnã! Gostei do que vi e fiquei com vontade de provar! Os pratos são coloridos e realmente parecem saborosos.

    Resposta
  • 13/08/2020 em 23:44
    Permalink

    Eu gosto sempre de provar uma comida típica do local que estou visitando e esse seu post com dicas do que comer no Vietnã me deixou com vontade de provar, só não sei se consigo falar os nomes da comida. Rsrsr

    Resposta
  • 14/08/2020 em 17:07
    Permalink

    Eu gostei muito da comida do Vietnã. Fiquei fã de uma pizzaria maravilhosa de lá.

    Resposta
  • 24/08/2020 em 18:40
    Permalink

    Muito bom relembrar o vietna lando esse post sobre o que comer no Vietena, me deu saudades e agua na boca. sou apaixonada por este pais 🙂

    Resposta
  • 27/08/2020 em 11:30
    Permalink

    Adorei seu post sobre o que comer no Vietnã. Já tinha lido que a comida é bem rica! Sonho em conhecer esse país e já anotei esses pratos lindos! Quero provar tudo que eu puder!

    Resposta
  • 30/09/2020 em 18:07
    Permalink

    Adorei saber o que comer no Vietnã e fiquei feliz que eu passaria muito bem com a culinária de lá, achei tudo ótimo, só fiquei pensando e tentando buscar na imaginação do meu paladar como seria um café com ovo e não consegui decifrar se eu experimentaria ou não rsrs

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.