Cruzeiro em Halong Bay, no Vietnã

Halong Bay é um passeio imperdível a todos que viajam até o Vietnã. A área é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1994 e considerada uma das 7 maravilhas Naturais do Mundo desde 2007. Fiz um cruzeiro de 2 dias e uma noite para conhecer a região. Vem com a gente conferir como é fazer um cruzeiro em Halong Bay?!

Halong Bay está localizada a aproximadamente 160km de Hanói. Uma curiosidade é que Halong Bay significa “Baía onde desceu o dragão”, por conta de uma lenda que dizia que os deuses enviaram dragões para ajudar na guerra contra os chineses.

Esses dragões cuspiram pedras e fogo, o que depois se transformou nas mais de 1500 ilhas da região, muitas delas intocadas, onde dizem que ainda hoje moram alguns dragões. Já imaginou encontrar com um deles enquanto está fazendo um cruzeiro em Halong Bay?!

A melhor opção para conhecer a região é pegando um tour que sai e retorna para Hanói. Há opções de day trip (uma opção que não é recomendada, por que você terá pouquíssimo tempo para aproveitar a paisagem); outra opção é o cruzeiro de 2 dias e 1 noite (o que eu fiz); e o cruzeiro de 3 dias e 2 noites (o mais completo). Os preços variam bastante, dependendo da agência, do tipo de embarcação e da duração do cruzeiro.

Cruzeiro em Halong Bay – 2 dias e 1 noite

1º Dia – Ida e Passeio

Estava no meu hostel em Hanói. Acordei, tomei um banho e fiquei na recepção esperando o ônibus que iria me buscar às 7h da manhã. Fiz o passeio com a Lavander Elegance Cruises e reservei o passeio pelo Booking, super tranquilo.

Às 7 horas em ponto o ônibus chegou, passamos em alguns outros hotéis pelo centro da cidade para pegar outros viajantes que também estariam no mesmo passeio e partimos para Halong Bay.

São 4 horas de viagem desde Hanói e no meio do caminho paramos em uma área destinada a venda de produtos e artesanatos regionais, não comprei nada pois era bem mais caro que no centro de Hanói. Ficamos por lá cerca de 30 minutos e depois continuamos viagem. 

Embarcando

Às 11h 30 chegamos no Pier em Halong. Separamos o grupo que estava no ônibus em dois grupos: os que fariam o passeio de 1 noite (meu caso) e os que ficariam 2 noites. Entramos em um barquinho que nos levou até o barco que faríamos o passeio. 

Como é a cabine do Lavander Cruise

Entrei no barco e fui direto para minha cabine. Deixei a mala, troquei de roupa e tirei algumas fotos. O quarto tem o tamanho ideal e era bem confortável, todo em madeira e  com uma janela bem grande. O banheiro também era ótimo e com água quente. 

Às 13 horas já almoçamos. Havia muitas opções para comer: arroz, frutos do mar, frango, peixe, salada e frutas. Claro que peguei um pouco de cada item para provar. Tudo uma delícia.

Depois de almoçar fui para o convés do barco ficar admirando a paisagem. O dia estava lindo, com poucas nuvens e um céu azul ( isso é bem raro, geralmente a paisagem em Halong Bay, mesmo durante o dia, é bem nublada e com névoas). O lugar é lindo. Não é a toa que é considerado uma das 7 maravilhas da natureza.

Diego Cabraitz Arena no vietna em halong bay
Eu admirando a paisagem

Ilha Dao Ti Top

Depois de um tempo chegamos ao primeiro ponto que desceríamos do barco para conhecer: a Ilha Dao Ti Top. Este é um dos principais pontos e todos os passeios e barcos passam por ali no primeiro dia, independente se você está fazendo o passeio bate e volta (que não dorme nem uma noite), ou de 1 noite ou 2 noites. É por isso que a ilha é sempre bem cheia. 

Há dois pontos para conhecer em Dao Ti Top: a praia e o mirante. 

Ilha Dao Ti Top
Ilha Dao Ti Top

A dica do nosso monitor do barco foi: vão para o mirante e depois aproveitem a praia, e foi o que fizemos. Para chegar no mirante tivemos que subir cerca de 450 degraus. Todos em pedra e alguns bem ingrimes, mas a subida vale a pena. Quando chegamos no mirante temos uma vista incrível da baía de Halong Bay, com suas formações rochosas e diversos barcos navegando por ela.

Diego Cabraitz Arena mirante halong Bay
Eu no mirante da Ilha Dao Ti Top

Fiquei um tempo lá em cima, admirando a paisagem e tirando fotos e depois desci para a praia, que continuava bem cheia.

Caiaque

Voltamos para o barco e seguimos até a próxima parada do dia: uma área destinada à pratica de caiaque. Ficamos por lá cerca de 1 hora, navegando pelas águas calmas e uma pequena caverna. 

caiaque em halong bay
Caiaque em Halong Bay

Voltamos para o barco, tomei um banho e as 18h tivemos uma aula de culinária no barco, ensinando a fazer um dos pratos mais típicos do Vietnã, chamado de Gỏi cuốn, ou rolinho primavera, que pode ser recheado de carne de porco, camarão, legumes, ou uma mistura de carne e legumes embrulhados no papel de arroz e depois frito. 

Após a aula jantamos o que tínhamos feito, acompanhado novamente de arroz, salada, frango e frutos do mar. 

aua de culinária em halong bau
Jantar após aula de culinária

Voltei para o convés ver o por do sol e o anoitecer em Halong Bay. A paisagem é linda! Fiquei um tempo ali e depois fui para minha cabine descansar.

2º dia em Halong Bay

O 2º dia amanheceu bem cedo e nublado. Às 6h 20 tivemos aula de tai chi chuan no convés do barco, uma prática muito realizada pelos vietnamitas. 

tai chi chuan em halong bay
Tai chi chuan

Caverna Surprising Cave

Depois da aula tomamos café da manhã e seguimos para o último ponto que conheceríamos no nosso tour: a Sug Sot Cave, ou Surprising Cave, e traduzindo: a Caverna Surpresa, uma caverna que foi descoberta pelos franceses em 1901.

A Surprising Cave é uma caverna gigante e levamos mais ou menos 1 hora para conhece-lá. São aproximadamente 750 degraus, entre subidas e descidas, e uma trilha delimitada em pedras passando pelos principais pontos da caverna. 

Geralmente
Surprising Cave Halong Bay
Surprising Cave

Além de conhecer o interior da Caverna, lá de cima temos uma vista bem bacana da praia e da ilha e, uma coisa que me chamou muito a atenção foi uma formação rochosa, que lembra muito os pés de uma pessoa sentada por ali admirando a beleza da região. Conseguem ver na foto abaixo também? 

praia em Halong Bay
Vista para a praia

Depois de conhecer a caverna, voltamos para o barco, arrumamos a mala e ficamos admirando a paisagem do convés do barco. Era hora de começar a voltar para o pier. Às 11h 30 almoçamos e às 12h já estávamos no pier. 

O que fazer em Halong Bay
Halong Bay

Desembarcamos. Esperamos o ônibus que nos levaria de volta para Hanói. A viagem de volta levou cerca de 4 horas e novamente paramos na metade do caminho na mesma loja de souvenires que paramos na ida. Às 18h já estava no hostel. O cruzeiro de 2 dias e 1 noite por Halong Bay tinha terminado.

Outras opções de cruzeiros em Halong Bay

Há várias opções de cruzeiros e vários delas é possível reservar direto com o Booking. Assim como hotéis os cruzeiros estão separados em estrelas. Algumas opções são:

Cruzeiros 5 estrelas: Stellar of the Seas Cruise, Genesis Luxury Regal CruisesRita Cruise,  Doris Cruise, Halong Serenity Cruises, UniCharm Cruise e o Azalea Cruise.

Opções de Cruzeiros 4 estrelas: Lavander Elegance Cruises, Halong Sapphire Cruise, Ancora Cruises, La Paci Cruises, Oasis Bay Party Cruise e o Garden Bay Premium Cruise.

Cruzeiros 3 estrelas: Rosa Cruise, Lan Ha Legend Cruise, Legacy Cruise, Halong Authentic Cruises e o Sun Bay Chau Hotel

Preciso de Seguro Viagem?

A dica é sempre viajar com seguro viagem, não só no Vietnã, mas qualquer país. A Ásia é responsável por um dos maiores acionamentos de seguro, geralmente por pessoas passando mal devido a alimentação. A Seguros Promo sempre tem ótimas promoções, e por esse link, tem desconto. 🙂

Planejando sua Viagem para Halong Bay

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

CRUZEIROS EM HALONG BAY → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, esse foi um post de como foi minha experiência fazendo um cruzeiro em Halong Bay. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

15 comentários em “Cruzeiro em Halong Bay, no Vietnã

  • 07/06/2020 em 17:48
    Permalink

    Adorei saber que dá para reservar esse cruzeiro por Halong Bay pelo Booking!
    Halong Bay é daqueles lugares que já fui mas iria de novo fácil fácil… e para reservar era lá, na hora, não tinha essa facilidade.
    E que dias lindos vcs pegaram! As fotos ficaram lindas.

    Resposta
    • 12/07/2020 em 11:59
      Permalink

      Muito fácil poder reservar pelo Booking né? Quando descobri e achei que talvez não conseguisse reservar la na hora aproveitei!
      Dei muita sorte no primeiro dia! Dizem que é bem difícil pegar sol em Halong Bay 😀 😀

      Resposta
  • 07/06/2020 em 22:07
    Permalink

    Vietnã é o único país do Sudeste Asiático que não visitamos ainda. Sempre queremos ter o máximo de tempo possível no país e não conseguimos encaixar. Fazer o cruzeiro em Halong Bay com certeza está em uma das mais altas posições dos meus desejos de consumo e amei as dicas e fotos, me deu mais vontade ainda. Espero poder realizar esse sonho em breve e voltarei aqui para ler tudo novamente 🙂

    Resposta
    • 12/07/2020 em 12:03
      Permalink

      Eu te entendo! Fiquei 10 dias no Vietnã e me arrependo de não ter ficado 20 dias ou 1 mês. O país tem muita coisa incrível para conhecer e só descobri algumas cidades que queria conhecer quando estava por lá! Tomara que consiga realizar em breve esse sonho 😀

      Resposta
  • 09/06/2020 em 08:09
    Permalink

    Tenho muita vontade de conhecer Halong Bay, eu ia esse ano, mas infelizmente tive que cancelar. Seu post vai me ajudar muito no meu roteiro pois o cruzeiro em Halong Bay é uma das minhas prioridades.

    Resposta
    • 12/07/2020 em 11:57
      Permalink

      Nossa, essa pandemia acabou com os planos né? Espero que tudo “volte ao normal” logo e você possa conhecer Halong Bay, é incrível demais!

      Resposta
  • 09/06/2020 em 19:02
    Permalink

    Um sonho de viagem, Diego. Por algum motivo a Halong Bay, no Vietnã, é uma das maravilhas naturais do mundo. Adorei, um dia quero aproveitar as suas dicas

    Resposta
    • 10/07/2020 em 12:01
      Permalink

      Com certeza você vai adorar conhecer halong Bay! É incrível! Se puder tente ir ! 😀

      Resposta
  • 09/06/2020 em 23:19
    Permalink

    A melhor parte dos cruzeiros são as comidinhas (taurina, presente! Rs…) e esse Cruzeiro em Halong Bay, no Vietnã parece não ter sido fugido à regra! Massss que coisa linda é essa Surprising Cave!! E a vista meu pai! Que maravilha!

    Resposta
    • 10/07/2020 em 12:01
      Permalink

      Nossa, eu comi super bem neste cruzeiro! Todas as refeições estavam deliciosas!
      incrível a vista da Surprising Cave né?! um dos pontos que mais gostei de visitar! 😀

      Resposta
  • 28/06/2020 em 15:49
    Permalink

    De início fiquei impressionado com a foto da capa, a quantidade de barcos na baía. Depois lendo o artigo, decidi que optaria por um cruzeiro em Halong Bay com 3 dias. Ótimos detalhes, quando pensei em ir ao Vietnã, achei que valesse a pena apenas o day trip. Obrigado por desmistificar isso.

    Resposta
    • 10/07/2020 em 11:59
      Permalink

      São centenas de barcos né? Mas essa foto da capa foi o unico ponto em Halong bay que vi tantos barcos assim, durante todo o passeio era possivel avistar, mas bem mais ao longe!
      O passeio de 3 dias deve ser incrível! Se eu tivesse mais tempo no roteiro com certeza tinha optado por ele! 😀

      Resposta
  • 29/06/2020 em 17:29
    Permalink

    Adorei tuas dicas de Halong Bay no Vietnã. Quando eu for visitar o destino, com certeza farei este cruzeiro. Obrigada pela dica!

    Resposta
  • 14/09/2020 em 02:23
    Permalink

    Essa foto aí de abertura do post tá demais hein? Já tinha lido que a Halong Bay era um lugar lindo pra fazer cruzeiro, mas só entendi de verdade como funciona a região lendo esse seu post aqui kkkk sei lá qnd vou pra Ásia, mas quero incluir esse passeio no Vietnã no roteiro!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.