O que comer na Tailândia: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem para a Tailândia e não mencionar a gastronomia local, que possui diversos pratos com uma mistura de sabores, aromas e sensações. Listei nesse post 10 dicas entre pratos, bebidas e sobremesas mais famosas do país. Vem com a gente conferir o que comer na Tailândia?!

O que comer na Tailândia

Pad Thai

O primeiro prato desta lista é Pad Thai, o mais famoso da Tailândia, encontrado em todas as cidades do país, desde barraquinhas de ruas até restaurantes refinados. Há algumas controvérsias sobre a origem do prato. Alguns chefs dizem que ele é tailandês e outros que prato na verdade é chinês, com algumas alterações.

O Pad Thai é feito de noodles de arroz frito com ovo mexido, broto de feijão, amendoim, limão, um molho adocicado, chilli (a gosto do cliente), tofu e camarão (ou outra carne a sua escolha: frango ou carne de porco). Uma DE-LI-CIA!

Até perdi as contas de quantas vezes comi Pad Thai durante a viagem e, em todos os lugares que comi, TODOS, o sabor do prato era único. Um dos que mais gostei foi o do restaurante Thip Samai, considerado o melhor pad thai de Bangkok com o bônus de ter ganhado uma estrela Michelin (Se a ideia é comer por lá a dica é chegar cedo, pois a fila com o passar da noite fica bem grande). 

Este é um prato bem barato. Em alguns lugares o valor é equivalente a 1,50 à 2 dólares americanos. Já em restaurantes, o valor fica em torno de 4 à 5 dólares e este que comi no Thip Samai, custava 7 dólares (um valor que não achei caro por ser reconhecido com uma estrela Michelin).

Ahh. Você sabia que dá para fazer Pad Thai em casa? O Blog Na Proa da Vida fez um post bem legal com o passo a passo de Como fazer Pad Thai! Para matar as saudades da Tailândia é uma ótima pedida.

Papaya Salad 

Também conhecido como Som Tam, o Papaya Salad, é um prato originário do Laos, mas que também é encontrado em todas as regiões da Tailândia.

Este prato é uma salada feita a partir de papaia verde, acompanhado com vagens, tomate, pepino, amendoim, uma carne (frango ou carne de porco) e um molho MUITO apimentado. 

O prato é bem gostoso, mas, minha dica é se você não gosta de pimenta escolher outra opção no cardápio. Embora no meu caso o prato tenha vindo com pimenta separada em um potinho, a salada em si já veio bemmm apimentada (a coca-cola me salvou neste dia, haha).

o que comer em Chiang Mai - papaya salad
Papaya Salad

Fried Rice

O Fried Rice é um prato que também não pode ficar de fora quando falamos sobre o que comer na Tailândia. O prato nada mais é que um arroz frito, com legumes e vegetais, ovo mexido e em alguns casos carne ou frutos do mar. Em vários restaurantes esse prato é servido como Pineapple Fried Rice, que é o arroz servido dentro de um abacaxi. Embora a mistura de sabores dizem que fica muito bom!

Experimentei o Fried Rice em um dos restaurantes a beira mar de Phi Phi e, ao invés de ser junto com o abacaxi, escolhi a opção de ser ser servido sob um omelete e fatias de pepinos. Aproveitei para pedir uma limonada para acompanhar!

fried rice, arroz frito com omelete
Fried Rice com omelete

Curry Tailandês

O Curry Tailândes é outro prato bem típico da Tailândia. Feito de pasta de curry, leite ou água de coco, ervas finas, carne de frango ou frutos do mar e camarão, alguns tipos de vegetais, frutas e fungos (no meu caso veio com cebola, tomate e champignon) e com ou sem pimenta, tudo isso acompanhado de arroz branco. 

Este prato da foto pedi em um dos diversos restaurantes espalhados pelas ruazinhas do centro de Phi Phi e estava bem gostoso. 

o que comer na tailandia, green cury tailandia
Curry

Pratos com Frango

É muito comum encontrar vários pratos que o frango é o ingrediente principal. Eu comi dois pratos diferentes que achei o sabor bem gostoso. 

O primeiro deles tem um nome bem grande: Guay Tiew Khua Gai Hed Hom, que é uma massa branca de noodle frito, acompanhado de frango, ovo, cogumelos secos, uma saladinha e uns “salgadinhos” para dar uma crocância. Estava gostoso!

o que comer na Tailandia
Guay Tiew Khua Gai Hed Hom

Outro prato que gostei bastante foi o: Chicken fried with cashew nut, que é um frango frito com legumes, pimentões, cebola, tomates, alguns tipos de castanhas acompanhado de um arroz branco bem cremoso! Estava MUITO bom! 

o que comer na tailandia
Frango com castanhas

Comida de Rua

Impossível fazer uma lista com o que comer na Tailândia e não falar em comida de rua. Os tailandeses são acostumados a comprar praticamente todas as refeições em barraquinhas de rua. 

Geralmente

Na Khao San Road, uma das ruas mais famosas de Bangkok é possível encontrar pad thai, milho, arroz frito, frutas, shakes, sorvetes e também os famosos espetinhos de frutos do mar e insetos, como escorpião, grilos, aranhas, larvas, baratas, e até jacaré.

Mas, diferente do que muitos pensam esses itens não são pratos típicos do país e não fazem parte do cardápio do tailandês. São itens apenas para “chamar turistas”. Se eu tive coragem de provar esses espetinhos? Não mesmo! Se você quer provar, ou já provou, me conta o que achou?! Sem coragem mesmo!

Me surpreendi com a qualidade da comida em vários lugares, experimentei pad thai, smoothie de coco, uma costelinha com um molho de ervas verdes e até sobremesa. Todos bem gostosos, baratos e com mais segurança de não fazer mal!

Comida de rua em Chiang Mai - pork ribs
Comida de rua em Chiang Mai

Bebida e Sobremesas na Tailândia

Shake de coco

Com relação a bebidas, não podemos deixar de falar dos Shakes de coco, também chamados de smoothies. O mais famoso e tradicional é de coco, mas é possível pedir de diversos outros sabores, como: manga, abacaxi, morango com yogurte (pedi um desses em Chiang Mai que estava uma delícia).

Esses smoothies, que são frutas batidas com gelo, são vendidos em todos os lugares, e até em barraquinhas de rua, mas, nessas barraquinhas não tive coragem de pedir. É sempre bom não abusar da sorte e saber que esta tomando algo com uma melhor qualidade, principalmente tão longe de casa, ?

Panquecas – Banana Roti

O Banana Roti é uma das sobremesas mais populares e famosas da Tailândia, geralmente feita em carrinhos em feirinhas de rua. A sobremesa nada mais é que uma panqueca doce frita, recheada com bananas picadas e depois cortadas em pequenos quadrados. Por cima ainda há a possibilidade de colocar “Nutella”, “Nutella” e abacaxi, leite condensado, amendoim e algumas geleias. Este que comi foi em Koh Samui. 

comida de rua em koh samui
Panqueca doce em Koh Samui

Sorvete de Coco

Os tailandeses usam muito o coco em suas refeições. É possível encontrar coco em diversos lugares, principalmente próximo dos pontos turísticos. Uma água de coco sempre é bom para dar uma hidratada no calor, não é mesmo? 

Mas algo bem famoso é o sorvete de coco, que costuma ser servido dentro do coco, e em alguns lugares ainda acrescentam amendoim ou leite condensado. Eu resolvi experimentar um picolé de coco com taro, um tubérculo que deu um gosto bem interessante no sorvete! 

sorvete de coco na tailandia
Sorvete de Coco

Durian Fruit: comer, ou não, na Tailândia

Fiquei muito em dúvida se colocava, ou não colocava, o Durian nesta lista, mas como é uma fruta bem típica, não só da Tailândia, mas da Ásia em geral resolvi acrescentá-lo aqui.

Esta fruta lembra muito a jaca, tanto em aparência como em cor. Mas o cheiro é bem forte. Para e ter uma ideia, é proibido e, passível de multa, entrar em trens e metros com essa fruta em bolsas e mochilas e levar para os quartos de hotéis e colocá-la no frigobar, tudo por conta do cheiro! Ah, e se ficaram com curiosidade do gosto dessa fruta, eu não sou a pessoa certa para falar bem, pois, para mim, foi a PIOR coisa que já provei NA VIDA! De verdade, haha! Depois que provei pela primeira vez, todas as vezes que sentia o cheiro de durian, mesmo ao longe, já me embrulhava o estomago. 

Mas, esta é uma fruta que muita gente ama, e come inteira se deixar! Vai de cada um! Eu… passo!

fruta durian na tailandia, fruta tipica da tailandia
Durian – O que comer na Tailândia (ou não).

Planejando sua Viagem para a Tailândia

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que comer na Tailândia. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Comeu algum desses pratos? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Vai para a Tailândia e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

16 comentários em “O que comer na Tailândia: 10 dicas de pratos

  • 17/07/2020 em 21:53
    Permalink

    Como eu amo desbravar a Ásia! Achei fantástico o seu retrato das comidas típicas tailandesas. Ainda sinto o gostinho do arroz com molho de manga. Eu leio muitos relatos de pessoas passando mal com os temperos asiáticos, mas eu comi de tudo e um pouco mais .. kkk.. e fiquei super bem! Será que eu tive sorte ou o meu estômago é sinistro? 🙂

    Resposta
    • 20/07/2020 em 09:53
      Permalink

      Eu fiquei com medo de comer várias coisas por conta dos relatos que tinha lido, mas eu também fiquei super bem, até quando resolvi experimentar o suco de coco em uma barraquinha haha! Mas deu tudo certo! Ainda bem! 😀

      Resposta
  • 22/07/2020 em 12:27
    Permalink

    Caramba, eu vejo esses pratos típicos da Tailândia e fico morrendo de vontade de ir pra lá só pra meu estômago passar bem! hahhaha

    Aproveitando… como eu ainda não tenho planos de ir para Ásia, por acaso você tem alguma indicação de restaurantes tailandês em SP?

    Ótimas dicas!

    Resposta
    • 24/07/2020 em 11:27
      Permalink

      Olá, eu já ouvi falar muito bem do Tomyam, ali nos Jardins, mas eu nunca fui…

      Resposta
  • 23/07/2020 em 12:01
    Permalink

    Acho que experiências gastronômicas enriquecem uma viagem! Gostei de saber o que comer na Tailândia, mas confesso que fiquei pensando em como adaptar os pratos, pois sou vegetariana, em especial o Pad Thai que eu adoro! 🙂 Fiquei muuuuito curiosa a respeito da Durian! rsrsrsrs Não pode ter aroma ou sabor pior do que de jaca! rsrsrrs

    Resposta
  • 27/07/2020 em 06:51
    Permalink

    Salivando aqui com esse post. Uma das grandes lembranças bem claras na memória que tenho da viagem que fiz pela Tailândia é a memória gastronômica. Adorei comer naquele país, experimentar o tempero, os shakes, os doces… Eu “almoçava” em todas as refeições do dia. Tailândia, saudade que chama!

    Resposta
  • 27/07/2020 em 10:09
    Permalink

    Hummmm já fiquei salivando e morrendo de vontade de voltar pra Tailândia comer essas delicias! Meu favorito é o papaya salad, amooo!

    Resposta
    • 29/07/2020 em 22:24
      Permalink

      Adorei sua dica do que comer na Tailândia! Me deu vontade de experimentar tudo, aqui perto tem um restaurante Thai, mas uma amiga já me adiantou que não tem nada igual, então é melhor viajar pra Tailândia mesmo

      Resposta
  • 27/07/2020 em 14:18
    Permalink

    Quando eu fui pra Tailândia no ano 2000 eu comi de tudo. Experimentei sem restrições o que comer por lá. Tudo muito delicioso, em especial o clássico Pad Thai. Mas confesso que na época achei a maioria dos pratos bem apimentados e sempre pedia com menos “chili”. Quem gosta pratos quentes não vai querer voltar!

    Resposta
  • 29/07/2020 em 17:52
    Permalink

    Estive na Tailândia há 3 anos, e uma das coisas que mais me encantaram foi a comida tailandesa. Bom demais ver aqui todos os pratos que eu não sabia os nomes no seu post, ¨o que comer na Tailândia¨. Deu muita saudade. Obrigada por isso.

    Resposta
  • 29/07/2020 em 20:44
    Permalink

    Eita que fome me deu agora, kkkk. Tirando o jacaré e a frutinha do final, já quero provar tudo quando for a Tailândia. Fiquei babando no Pad thai, parece realmente ser delicioso.

    Resposta
  • 30/07/2020 em 12:45
    Permalink

    Um post literalmente delicioso! Eu adoro a comida da Tailândia, mas nunca visitei o país. Nem conhecia todas essas 10 dicas de pratos. Agora já sei o que comer quando for conhecer esse país incrível. Está lá no topo da minha lista de desejos.

    Resposta
  • 31/07/2020 em 22:07
    Permalink

    Quando fui pra Tailândia não curti as comidas que experimentei, mas depois do seu post tive vontade de dar uma segunda chance.. Não vi alguns desses pratos que com certeza teria pedido se tivesse visto pra comer lá..

    Resposta
  • 30/09/2020 em 19:53
    Permalink

    Ola, adorei os 10 pratos para experiemntar na Thailandia. sonao gostaria de comer a fruta. Quando fui sempre ficava perdida nos cardapios pois sou muito fa desta culinaria. Viajei no seu post e fiquei com mta agua na boca kkkk

    Resposta
  • 27/10/2020 em 14:15
    Permalink

    Gostei de conhecer os 10 pratos da Tailândia. Os que realmente comeria Pad Thai, Fried Rice, os pratos com frango, e as sobremesas.

    Resposta
  • Pingback: Roteiro de 16 dias pela Tailândia - Uma Viagem Diferente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.