/Museu de Arte Islâmica (MIA), em Doha – Qatar
Museu de Arte Islamica - O que fazer em Doha a noite

Museu de Arte Islâmica (MIA), em Doha – Qatar

Um dos pontos mais importantes da cidade de Doha é o Museu de Arte Islâmica (Museum of Islamic Art), mais conhecido como MIA. Vem com a gente conferir como foi nossa visita por lá?!

Museu de Arte Islâmica

O Museu de Arte Islâmica – MIA, inaugurado em 2008, foi projetado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, o mesmo arquiteto responsável pela ampliação do museu do Louvre de Paris e sua pirâmide de vidro.

Este museu, localizado no Corniche, está bem próximo a outros pontos turísticos da cidade, como o Museu Nacional do Qatar e o Souq Waqif – o mercado mais tradicional de Doha, e foi construído em uma ilha artificial unicamente destinada para o Museu.

Como a cidade de Doha está se expandindo muito rápido, e os arranha-céus tomando conta da cidade, com uma ilha artificial o Museu estará sempre em destaque, olhando de um lado a parte antiga da cidade e do outro lado a parte moderna. 

A visita

Do lado externo conseguimos ver como o prédio se destaca e tem uma forma única. Fiquei um tempo admirando os detalhes, a fonte e a vista da cidade e logo depois já entrei correndo no museu, estava MUITO calor, e a ideia de visitar o museu durante a tarde foi justamente para fugir do sol em um local com ar- condicionado! 

Museu em Doha - Museu de Arte Islamica em Doha
Museu de Arte Islâmica

Segui até a bilheteria, comprei o ingresso e fui conferir o acervo do museu. Já tinha visto algumas fotos do hall de entrada do museu, da luminária sobre a escada e da cúpula, que está bem alta. O lugar é grandioso e todo simétrico. 

No hall também funciona um café e a loja do Museu, com vários itens sobre a cultura islâmica, além de souvenires. Algumas fotos:

Interior do Museu de Arte Islâmica
Interior do Museu de Arte Islâmica
arquitetura Museu de Arte Islamica, Doha
Lustre
IM Pei, em Doha - Qatar
Teto MIA

O Acervo do Museu de Arte Islâmica

O MIA possui o maior acervo de arte islâmica do mundo, contando cerca de 1400 anos de história em 3 continentes. Por lá podemos ver diversas esculturas, pinturas, mosaicos, tapetes, jóias, porcelanas, entre diversos outros itens encontrados não só no Qatar, mas, na China, Malásia, Uzbequistão, Nigéria etc.

Acervo Museu de Arte Islamica, em Doha
Acervo – Louças

Na lateral do museu, há uma área externa com algumas fontes, bancos e esculturas. Ali acontecem exposições temporárias e eventos. Deste lugar temos uma vista bem bacana do Al Corniche, com os diversos barcos que fazem passeios por ali, e também do West Bay e o skyline moderno de Doha.

Area externa MIA, em Doha
Área Externa MIA
Diego Cabraitz Arena - Museu de Arte Islâmica
Eu, na área externa do MIA

Museu a noite

Durante a noite o Museu de Arte Islâmica fica todo iluminado. Caso tenha ido jantar no Souq Waqif, que é bem perto do museu, vale a pena passar por ali para tirar umas fotos e de quebra ter a vista do Al Corniche e os arranha-céus da cidade todos iluminados. 

Museu de Arte Islamica - O que fazer em Doha a noite
Museu à noite

Vista a noite:

o que fazer em Doha a noite - al corniche
Al Corniche

Quanto Custa para visitar o Museu 

O ingresso para visitar o interior do Museu Nacional do Qatar custa 50 Rials (inteira) e 25 Rials (meia entrada para estudantes ou moradores da cidade de Doha) – preço de outubro de 2019.

Em outubro o cambio estava 1 dólar americano = 4,35 Rials. 

Planejando sua Viagem para Doha

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas é mais uma dica de Museu para conhecer em Doha. E você vai para lá na Copa do Mundo? Ou vai fazer um Stopover? Já conhece o Museu? Compartilhe sua experiência conosco.

Vai para a cidade e quer mais dicas do que fazer por lá, não deixe de ver o post:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena