/Visita ao Real Gabinete Português de Leitura – RJ
Biblioteca Rio de Janeiro - Real Gabinete Português de Leitura - Diego Cabraitz Arena

Visita ao Real Gabinete Português de Leitura – RJ

Um dos locais que vem chamando a atenção dos turísticas que visitam o Rio de Janeiro e querem conhecer um ponto “um pouco menos turístico” é o Real Gabinete Português de Leitura. Vem com a gente conferir como é a visita à biblioteca mais famosa da cidade?!

Real Gabinete Português de Leitura

Um pouco da História da Biblioteca

O Gabinete Português de Leitura foi fundado em 1837, com o intuito de oferecer aos portugueses que moravam no Rio de Janeiro o acesso às publicações dos autores de seu país. Em 1842 a biblioteca foi transferida para a Rua da Quitanda e em 1850 transferida para a Rua dos Benetidinos.

A biblioteca que conhecemos hoje é a quarta sede do Real Gabinete, inaugurada em 1888 pela Princesa Isabel, e foi projetada pelo arquiteto Raphael da Silva Castro e foi construída no estilo manuelino.

Somente em 1900 foi considerada Biblioteca Pública e seu acesso foi liberado para o público em geral. Em 1906 teve a atribuição do titulo “Real” pelo Rei D. Carlos I, se tornando o “Real Gabinete Português de Leitura”.

Em 2014 foi eleita a quarta biblioteca mais bonita do mundo. 

A visita 

A arquitetura da Biblioteca se destaca entre as construções da Rua Luís de Camões. Na fachada, podemos ver quatro esculturas representando: Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama.

Como chegar no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro
Fachada Real Gabinete Português de Leitura

Quando vemos o local por fora não imaginamos a grandiosidade que é no seu interior. O Real Gabinete Português de Leitura possui um acervo com aproximadamente 350 mil obras em 3 andares com prateleiras de madeiras repletas de livros. 

A área para a visita é delimitada apenas ao local de leitura, não podemos subir e toda a área próxima aos livros estão delimitas para garantir a preservação do acervo.

É uma área pequena, mas conseguimos ver todos os detalhes da construção, dos pilares em madeira, do guarda corpo, do lustre, e da enorme claraboia sobre a área de leitura. É permitido tirar fotos, só pedem para ficar em silencio e não atrapalhar quem está na biblioteca estudando ou lendo algum livro.

Claro que não podia faltar uma foto minha de costas, observando todos os detalhes do prédio. 

Biblioteca Rio de Janeiro -  Real Gabinete Português de Leitura - Diego Cabraitz Arena
Eu no Real Gabinete Português de Leitura

Ahh, logo que entramos na área de leitura podemos ver um raro exemplar do livro os “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, que fica em uma móvel de vidro como exposição. 

Os Lusiadas de Camões, Biblioteca Rio
Os Lusíadas de Camões

Real Gabinete Português de Leitura Ingresso

A entrada no Real Gabinete Português de Leitura é gratuito, e não é necessário ingresso, nem agendar visita. Porém, a biblioteca só está aberta de segunda à sexta-feira, das 9h às 18 horas.

Real Gabinete Português de Leitura Como chegar

A biblioteca está localizada na Rua Luís de Camões 30, no centro do Rio de Janeiro. As estações de metrô mais próximas são: Estação Uruguaiana e a Estação Presidente Vargas. De qualquer uma dessas duas estações basta ir andando, uma caminhada de 5 a 10 minutos. 

Caso esteja de VLT, a estação mais próxima é a Praça Tiradentes, e a parada Colombo, que está bem próxima à Confeitaria Colombo, outro ponto bem interessante para se conhecer no centro antigo do Rio.

Planejando sua Viagem para o Rio de Janeiro

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer no Rio de Janeiro. E você, já visitou esta Biblioteca? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Vai para a cidade e quer mais dicas do que fazer por lá, não deixe de ver o post:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena