Exposição Irmãos Campana, no MON
Fui para Curitiba à trabalho. Após finalizar tudo, fui dar uma volta a pé pela cidade e cheguei ao MON (Museu Oscar Niemeyer). Passei pela bilheteria e vi que às quartas feiras a entrada é free. Adoro museus, de graça ainda haha… Estava andando pelo museu quando descobri que estava rolando a Exposição Irmãos Campana. Para tudo! Vamos conferir!
Estava dentro do MON, admirando as obras do artista Eduardo Custódio no Salão Paranauense, entre elas três esculturas que me chamaram muito a atenção: a “Pequena Nuvem de Fumaça”, a “Menino com peixe” e a “Menina com Balão”. Ambas feitas com resina, fibra de vidro, poliuretano e tinta. Quando descobri que eram os últimos dias da exposição Irmãos Campana, que estava rolando a muito tempo. Nem acreditei e fui correndo conferir.
Sumário
A Exposição Irmãos Campana:
A exposição, com 130 peças, foi montada para comemorar os 15 anos do Museu Oscar Niemeyer e é inteira dedicada as obras dos Irmãos Campana, Humberto e Fernando Campana. E estava exposta no Olho, a principal sala do museu.
Quando subimos as escadas e chegamos no local da exposição, tudo o que vem na mente é: Uauuuu. A cenografia realente está linda, valorizando cada peça e cada criação dos irmãos.
“Concebemos toda uma cenografia para dialogar com a arquitetura do Niemeyer”, revela Humberto Campana. “Ele foi uma pessoa que exerceu grande influência no nosso trabalho”.
As obras
Entre as obras que estão em destaque na foto acima estão a “Cadeira Favela” (Favela Chair) de 2003, feita em madeira, e “O Armário Cabana” (Cabana Cabinet) de 2010, feita em estrutura metálica e piaçava de plástico. Na exposição também podemos ver o Sofá Invisível e a famosa “Poltrona Plástico Bolha” (Bubble Plastic Armchair). Consegue imaginar a sensação de sentar em uma dessas? Acho que eu teria que me controlar para não estourar todas haha.
“O foco é mostrar como os Irmãos trabalham, tendo como linha curatorial a diversidade de materiais utilizados em suas obras. Eles realizam uma intensa pesquisa neste aspecto, que foi disposta de forma cronológica na mostra, de modo que o visitante poderá ter uma ideia do histórico das matérias-primas utilizadas. A decisão por esta linha curatorial foi natural dentro do trabalho deles, pois com os Irmãos Campana o design nasce a partir do material e não a partir de um desenho”, analisa a curadora Consuelo Cornelsen.
Mais algumas obras: A “Poltrona Banquete Jacaré” (Alligator banquete Armchair) de 2002, a “Cake Stool” (Cake Stool) de 2011 e a “Poltrona Cartoon” (Cartoon Chair). Essas poltronas são as que mais fazem sucesso entre a criançada. Quase um sonho sentar entre jacarés, ou animais selvagens sem ser devorado.
Vídeo do Making Of da Exposição:
Irmãos Campana
Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba
Quando: de 27 de abril a 20 de agosto de 2017, de terça a domingo
Quanto: R$ 16 e R$ 8 (meia). Nas quartas a entrada é free.
Bom, esta é mais uma dica de exposição. Embora eu a tenha visto nos seus últimos dias resolvi postar para compartilhar, pois estava realmente incrível!
Vai para Curitiba? Confira o que fazer na cidade em pouco tempo.
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
E você conseguiu conferir a Exposição Irmãos Campana? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.
Até o próximo post
Diego Arena
Adorei saber que o museu nas quartas é entrada franca. Música para os ouvidos, heheheh. E que exposição legal, diferente, gostei.
Dica super legal dessa exposição. Já estive nesse museu e ele por si só já é uma linda obra de arte. Adorei seu post!
Adorei essa dica! Que exposição interessante! Gosto muito de visitar museus e exposições assim.
Ah, coisa boa visitar o museu no dia de entrada free! Essa exposição pelo jeito tá bombando, vi vários amigos postando fotos aí!
Que belíssima exposição. Quando era pequeno não gostava de museu, depois aprendemos que a arte é uma forma de enriquecimento intelectual. E esse prédio do Niemeyer é espetacular. Obrigado por compartilhar.
Com certeza visita free tem um gostinho a mais. Adorei a exposição e achei espetacular foi a Cadeira Favela. Linda.
Muito legal essa exposição, hein?! Esse museu é incrível! Quanta coisa boa nesse nosso Brasil! Adorei essa exposição.
Caramba, faz quase dez anos que visitei esse museu e me deu saudade aqui lendo o seu post, ótimas dicas! Obrigado por compartilhar
Abs
Tô indo pra Curitiba na semana que vem, que pena que já vai ter acabado, mas quem sabe dá pra visitar o museu que deve ter outras coisas interessantes, né?
Valeu pelas dicas!
O MON é um de meus museus favoritos no Brasil. Sempre que estou em Curitiba passo por ai: já vi exposições bárbaras no local. Isso sem falar no Café MON que eu adoro! Gosto das obras dos Campana e pena que não estou na cidade para ver de perto isso tudo. Já o Eduardo Custódio não conhecia e gostei das obras que te chamaram a atenção. 🙂 bjs
Adorei a exposição dos Irmãos Campanas, gostaria muito de vê-la pessoalmente. Já vi bastante obras deles aqui na Europa. Mas infelizmente morando longe, isso não será possível. =)
Não sou muito ligada neste tipo de arte, mas via algumas peças bem interessantes! Além do mais, o próprio museu já é uma obra de arte que vale a pena ser visitada!
quem imaginava q os irmaos campana estariam em museu ne ahueahe sempre tem aquela critica o q eh arte, o q eh design, justamente depois da cadeira de bichinho de pelucia e da plastico bolha!