/Exposição Irmãos Campana, no MON

Exposição Irmãos Campana, no MON

Fui para Curitiba à trabalho. Após finalizar tudo, fui dar uma volta a pé pela cidade e cheguei ao MON (Museu Oscar Niemeyer). Passei pela bilheteria e vi que às quartas feiras a entrada é free. Adoro museus, de graça ainda haha… Estava andando pelo museu quando descobri que estava rolando a  Exposição Irmãos Campana. Para tudo! Vamos conferir!

Estava dentro do MON, admirando as obras do artista Eduardo Custódio no Salão Paranauense, entre elas três esculturas que me chamaram muito a atenção: a “Pequena Nuvem de Fumaça”, a “Menino com peixe” e a “Menina com Balão”. Ambas feitas com resina, fibra de vidro, poliuretano e tinta. Quando descobri que eram os últimos dias da exposição Irmãos Campana, que estava rolando a muito tempo. Nem acreditei e fui correndo conferir.

A Exposição Irmãos Campana:

A exposição, com 130 peças, foi montada para comemorar os 15 anos do Museu Oscar Niemeyer e é inteira dedicada as obras dos Irmãos Campana, Humberto e Fernando Campana. E estava exposta no Olho, a principal sala do museu.

MON – Museu Oscar Niemeyer

Quando subimos as escadas e chegamos no local da exposição, tudo o que vem na mente é: Uauuuu. A cenografia realente está linda, valorizando cada peça e cada criação dos irmãos.

 “Concebemos toda uma cenografia para dialogar com a arquitetura do Niemeyer”, revela Humberto Campana. “Ele foi uma pessoa que exerceu grande influência no nosso trabalho”.

Exposição Irmãos Campana

Entre as obras que estão em destaque na foto acima estão a “Cadeira Favela” (Favela Chair) de 2003, feita em madeira, e “O Armário Cabana” (Cabana Cabinet) de 2010, feita em estrutura metálica e piaçava de plástico. Na exposição também podemos ver o Sofá Invisível e a famosa “Poltrona Plástico Bolha” (Bubble Plastic Armchair). Consegue imaginar a sensação de sentar em uma dessas? Acho que eu teria que me controlar para não estourar todas haha.

“O foco é mostrar como os Irmãos trabalham, tendo como linha curatorial a diversidade de materiais utilizados em suas obras. Eles realizam uma intensa pesquisa neste aspecto, que foi disposta de forma cronológica na mostra, de modo que o visitante poderá ter uma ideia do histórico das matérias-primas utilizadas. A decisão por esta linha curatorial foi natural dentro do trabalho deles, pois com os Irmãos Campana o design nasce a partir do material e não a partir de um desenho”, analisa a curadora Consuelo Cornelsen.

Mais algumas obras: A “Poltrona Banquete Jacaré” (Alligator banquete Armchair) de 2002, a “Cake Stool” (Cake Stool) de 2011 e a “Poltrona Cartoon” (Cartoon Chair). Essas poltronas são as que mais fazem sucesso entre a criançada. Quase um sonho sentar entre jacarés, ou animais selvagens sem ser devorado.

Vídeo do Making Of da Exposição:

Irmãos Campana

Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba

Quando: de 27 de abril a 20 de agosto de 2017, de terça a domingo

Quanto: R$ 16 e R$ 8 (meia). Nas quartas a entrada é free.

Bom, esta é mais uma dica de exposição. Embora eu a tenha visto nos seus últimos dias resolvi postar para compartilhar, pois estava realmente incrível!

E você conseguiu conferir a Exposição Irmãos Campana? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Até o próximo post
Diego Arena