Conhecendo as Praças e Parques de Belém do Pará
Na primeira visita à capital paraense pude conhecer diversos pontos importantes e turísticos da cidade, como contei neste post. Nesta segunda visita, que também foi a trabalho, consegui passar por algumas praças e parques de Belém, bem bonitos e que me surpreenderam. Não conheci todos em um único dia, mas é bem possível fazer um roteiro englobando todos eles. E aí, vamos conhecer os Parques de Belém?
Roteiro passando por 4 Parques de Belém:
Bosque Rodrigues Alves, o Jardim Botânico da Amazônia.
O Jardim Botânico de Belém é uma área de preservação ambiental, que foi inaugurado à bastante tempo, em 1883, e que abriga mais de 80 mil espécies de flora e fauna. O bosque possui tantas arvores, que assim que você passa pelo seu portão pensa: Cadê o calor de Belém? Você literalmente entra em um pedaço da Floresta Amazônica.
Logo na entrada do Bosque você se depara com duas figuras que protegem o local, os guardiões da floresta: Curupira e o Mapinguari. Eles estarão de olho em tudo que você fizer pelo Bosque. Tome cuidado.
Um dos locais mais legais dentro do Bosque é o Lago da Iara, outro ser folclórico. Será que vai encontrá-la por ai?

Há vários animais por ali: preguiça, iguana, tartarugas, garças, jacaré, araras e até um peixe-boi. Praticamente um zoológico haha. As crianças se divertem. A grande maioria dos animais ficam soltos, então é bem comum você ouvir um barulho e quando olhar para cima avistar um macaco andando pelas árvores, ou pássaros voando ou uma garça te seguindo.
Ahhh… O ingresso para visitar todo o complexo custa R$2,00.
Praça Batista Campos
A Praça Batista Campos, inspirada na belle epoque parisiense, foi um verdadeiro achado. Nela, cinco lagos são interligados por pontes de madeira. E entre pontes e caminhos sob grandes árvores podemos esquecer um pouco onde estamos e do calor de Belém. No horário do almoço e ao final da tarde o local fica bem cheio, com pessoas descansando, lendo um livro, fazendo caminhada e exercícios.
Portal da Amazônia
O Portal da Amazônia não é bem um parque, ainda. Criado às margens do Rio Guajará, como uma área de requalificação das margens do rio, é um espaço com área verde, espaços de convivência, práticas de exercícios como corridas, caminhadas etc.
Além de espaços para contemplação que avançam sobre o rio Guajará, com bancos e decks, ideais para ficar admirando o rio e o céu. Todos falam que o por do sol deste ponto da cidade é incrível.

Mangal das Garças
O Mangal das Garças foi inaugurado em 2005 e é resultado da revitalização de uma área de cerca de 40.000 metros quadrados às margens do Rio Guamá.
Conhecer o Mangal não é um passeio tão rápido se você quiser conhecer tudo o que ele tem a oferecer. A entrada ao Parque é de graça, você só paga se quiser conhecer a Reserva José Márcio Ayres (Borboletário) e o Farol de Belém. Como fui quase no final da tarde, optei por deixar esses dois locais para uma próxima visita e conhecer o restante do Mangal.
Logo na entrada vemos o Armazém do Tempo, um antigo galpão pertencente a ENASA (Empresa de Navegação da Amazônia), usado como oficina mecânica para reparo de embarcações. Sua estrutura metálica foi transferida para o Mangal e passou a abrigar uma área para exposições e algumas aulas.

Andando pelo Mangal podemos conhecer também: a Escultura Vitória Sônia Eding, a Praça Murmúrio das águas, a Fonte dos Caruanãs, o Museu Amazônico da Navegação, o Mirante do Rio ( estava em obras), o Viveiro das Antigas, o Recanto da Curva, a Ilha da Preguiça (cheiaaa de garças) no meio do Lago do Cavername, o Recanto dos Lagos e Recanto da Margem. Um lugar lindo não é mesmo?
Mapa com um roteiro passando pelos 4 parques de Belém visitados:
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
E você já esteve em algum desses Parques de Belém? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.
Até o próximo post
Diego Arena
Que lindos! Amei suas fotos e suas dicas. Ainda não conheço Belém do Pará, mas morro de vontade de fazer essa visita! Meu marido já conhece e fala muito bem… Apesar de sempre dizer que é o lugar mais quente que ele já passou nessa vida kkkk…
Fui para Belém quando era criança não me lembro muito de lá, os parques que você mostrou são bem muitos, não imagina um lugar lá assim, só pensamos em praia quando falamos do nordeste né?
Belém fica no NORTE!!!!
Não tive a oportunidade de conhecer o norte de nosso País, mas com certeza Belém do Pará vai esta em meu roteiro. Belíssimas essas praças em especial a Batista Campos. Gostei muito, Parabéns pelas dicas!
OIha só que lugares lindos! Sabes que meu pai nos cutucou estes dias para irmos a Belém e começou a vontade, hehehehe. Agora, vendo estes lugares, está me dando mais ainda. Vamos começar a planejar. Obrigada!
Ah, Belem do Pará <3 ta na minha lista, é um velho sonho! quero muito ver ao vivo essas belezas todas! esperando aquela promo de passagem 🙂
O Mangal das Garças parece super lindo!!
Não conheço essa região do Brasil, mas pretendo conhecer. É sempre bom incentivar o turismo em nosso próprio país, né?
Que delícia conviver com os animais livres. Esse pássaro de bico muito longo e penas coloridas, de que espécie é? Lindas dicas e fotos
Guará
Adorei seu post. Eu amooo visitar parques durante as minhas viagens. E pelo visto Belém tem vários parques lindos.
Que lindos esses lugares. Ainda não conheço Belém, então já anotei tudo para quando eu for.
Adorei o post!!! Belém sempre foi uma cidade que não tinha vontade de conhecer… Mas vendo as fotos me atiçou a curiosidade… Agora quero conhecer!!! Obrigada!!!
Amei esse post! Me levou de volta à essa cidade maravilhosa que é Belém do Pará. Visitei Belém há alguns anos e me encantei completamente, mas muitos desses parques não conheci. Preciso voltar!
Adorei conhecer os parques e praças de Belém… Como eles são bonitos e bem preservados! Achei o Jardim Botânico especialmente interessante, principalmente por saber que ajuda a amenizar o calor. 🙂 Gostaria de encontrar o Curupira. ehehe
Caramba! Eu já sabia que Belém era linda, mas não imaginava o quanto!
Curti demais seu relato e suas fotos, as dicas estão show
Abçs!
Muito legal os lugares que mostrou. Fotos incríveis e que me deixaram com uma vontade grande de conhecer pessoalmente. Adotado.
Essa natureza exuberante me deixa em êxtase!!! O Mangal das Garças é uma coisa maravilhosa!
Muito interessante saber que Belém possui parques tão lindos, não fazia ideia. Adorei o post, tenho muita vontade de conhecer Belém, e aqui eu encontrei ótimas dicas!
Pingback: Um dia em Belém, Pará. - Uma Viagem Diferente
Adorei suas dicas de praças e parques em Belém do Pará, é uma cidade muito viva e que integra bem a natureza com o urbanismo, me surpreendeu bastante!